Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Guest Igor Lage

    Isenção de IMI

    Recommended Posts

    Guest Igor Lage

    Boa tarde,

    Após ter efectuado a escritura da minha casa (nova e para habitação permanente) fui informado pelos funcionários da "casa pronta" que tratariam de tudo relativamente à isenção de IMI.

    O que é certo é que recebi em casa uma carta das finanças a alegar que tinha 15 dias para fazer algo que não entendi muito bem... no entanto e como fundamento tinha "domicilio fiscal do contribuinte é diferente da situação do prédio - artigo 42º/1 EBF".

    Fui ao departamento de finanças da minha localidade e disseram-me que teria de ter alterado a morada no prazo estipulado e o processo tinha entrado em indeferimento, logo iria ter de pagar uma multa e não ficaria isento de IMI.

    O que devo fazer para ficar isento de IMI?

    Obrigado!!

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Tens que actualizar a tua morada nas Finanças para a casa nova. Isso não depende da casa pronta, só de ti.

    Podes fazê-lo no balcão de finanças ou através do portal das finanças.

    Através do portal a morada é confirmada enviando-te um código para casa por correio e que tens que introduzir no site. Ao balcão não sei qual é o procedimento. Mas se tens menos de 15 dias para o fazer, o melhor é apressares-te, porque a mudança só é efectiva depois de confirmada a morada.

    Se não fores a tempo de garantir a isenção, terás que pagar o IMI no primeiro ano. Mas mantens a isenção até ao fim do prazo, para os outros anos que ainda faltam.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Guest Igor Lage

    Sim... Isso eu fiz hoje e aquando a minha ida às finanças, no entanto disseram que já não teria direito à isenção de IMI. Não haverá nada a fazer quanto a isso?

    Obrigado

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Guest ariana soares

    Pois eu segui todos os procedimentos legais que me foram informados na data da escritura, fui alterar a morada no cartão de cidadão, fui as finanças pessoalmente pedir isenção do IMI, disseram-me que em sistema ainda constava a minha morada antiga, paresentei a caderneta predial, escritura e o sr disse-me que como era recente ainda não tinha sido alterada a morada fiscal, que as informações ainda não tinham sido cruzadas, pois agora tambem recebi o meu pedido de isenção como indeferido, motivo:domicilio fiscal do contribuinte é diferente da situação do predio art 42º/1 ebf. O que gastei so para mudar a morada do cartão do cidadão, para mudar a morada na carta de condução no titulo de registo de propriedade, ja para não falar no tempo perdido e nas deslocações, agora ainda tenho o meu pedido indeferido depois de ter dado todos os passos....La terei de perder mais um dia para resolver esta trapalhada, provavelmente gastar mais algum dinheiro, para resolver o que ja estaria resolvido. Burocracias, mau funcionamento, prejuizos para as pessoas sem culpa nenhuma. é o pais que temos...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa