Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    pauloaguia

Arrendamento com Opção de Compra?

Recommended Posts

pauloaguia

Viva,

Tenho um amigo meu que anda à procura de casa há algum tempo.

Um dos apartamentos em que ele está interessado, até já esteve arrendado no passado mas o proprietário está agora interessado em vendê-lo. O meu amigo não tem possibilidade de negociar o empréstimo para a compra do novo apartamento enquanto não vender o actual e não é fácil vender o actual enquanto não tiver a certeza de ter um outro lugar para onde ir (a eterna pescadinha de rabo na boca). Para além disso o actual proprietário gostaria de escriturar a casa por um valor bastante mais baixo do que o da venda (por causa das mais valias) enquanto para o meu amigo isso não é uma opção (por causa do empréstimo que precisa de ser quase pelo valor da casa e para não ter os mesmos problemas com o cálculo de mais valias no futuro). Perante este cenário o meu amigo fez-lhe a seguinte proposta:

O meu amigo arrenda a casa e fica com opção de compra num prazo (de um ou dois anos). Caso a compra se venha a efectuar, as rendas seriam deduzidas ao valor da compra. A escritura seria feita pelo valor pago nessa altura (excluindo as rendas entretanto pagas).

E depois veio-me pedir a opinião  :P

Ora eu nunca tinha ouvido falar em contratos deste tipo e, não me parecendo à partida haver problema de maior (desde que ambas as partes se entendam e estejam de boa fá, como sempre), também não quis dar uma opinião desinformada.

No Fórum da Casa há alguns tópicos sobre isto que entretanto já ele andou a ver. Mas, dada a excelente qualidade (e quantidade) das pessoas que também regularmente colaboram neste fórum ;D queria aproveitar para deixar também aqui a questão: há alguém que conheça casos semelhantes? Quais os cuidados a ter num caso destes? O que é que pode correr mal? Há legislação especial sobre isto?

CFinanceiro

Boas

Eu tenho essa opção na minha agência embora um pouco diferente, é preciso ter em atenção se há alguma hipoteca nesse apartamento, ficando escrito no contrato não há problema nenhum. Mas a melhor opção é mesmo aproveitar o mercado pq há bastantes bons negocios no mercado neste momento em que se consegue automaticamente um bom LTV ;)

Pedro Pais

Isso para o teu amigo parece-me óptimo, mas o contrato para assegurar todas essas condições e <em>nuances</em> não deve ser pêra doce.

Uma alternativa mais simples é fazer um contrato-promessa de compra e venda em que se dizia que a escritura nunca seria antes da data X e nunca depois da data Y, com a ressalva que o teu amigo pode habitar a casa desde já. O teu amigo pagaria o valor actualizado do equivalente às rendas (se possível). Não tenho a certeza se é possível fazer contratos desse género com abrangência muito vasta, mas acredito que sim.

De qualquer forma, qual foi o feedback to vendedor?

pauloaguia

De qualquer forma, qual foi o feedback to vendedor?

Acho que se iam reunir hoje à noite para discutir isso, portanto ainda não sei  :-\

Obrigado desde já pelas respostas (as que já estão e outras que ainda possam vir)

JoaoManuel

-será possível fazer arrendamento e passar recibo ao inclino sem ser manifestado/declarado as FINANÇAS ?  ( para alem de não ter que pagar impostos , não quero perder a bonificação ate conseguir vende-la ) Obgd.

Pedro Pais

-será possível fazer arrendamento e passar recibo ao inclino sem ser manifestado/declarado as FINANÇAS ?  ( para alem de não ter que pagar impostos , não quero perder a bonificação ate conseguir vende-la ) Obgd.

O que pretendes fazer é ilegal, tens noção disso?

JoaoManuel

• Bom dia

Não tinha a noção exacta da ilegalidade,mas fiquei a ter algum indicio com a sua resposta.
      obrigado, vou esclarecer a situação e voltaremos a conversar .
      Com o tempo vai entender a minha questão e o porquê ( retenção de custos ( em relaçao as FINAS )
      _________________________________________#__________________________________
      Vou informar-me sobre arrendamento com opção de venda.
      Se eventualmente tiver alguma informação/link/..... ficarei agradecido.
        ( estou a tentar vender o andar  2 anos ( agências á mistura ) e só este mês resolvi por um anúncio pessoal na varanda,entretanto aparecem interessados para alugar e não para comprar. Nos dois anos anteriores , de 3 compradores: TODOS TINHAM PROBLEMAS ( Banco de Portugal ) , quando estava a chegar a data para marcação da escritura.
        ( acesso aos interessados»dificultado e só na1ª visita,se possível afastado ou ao longe... ( engraçado e dava novela ).
      Mais uma vez obrigado,voltarei a conversar.
      hoje é um dia terrivel de trabalho na minha profissão ,vai até sabado sem para.Venha trabalhinho,ganho mas desconto muito ( daqui a meia dúzia de anos ,gasto na saúde ( que vida estúpida a do ser humano. )