Ir para o conteúdo
Visitante hs

Sou trabalhador independente posso contratar a minha esposa?

Recommended Posts

Visitante hs

Olá a todos, a situação é a seguinte:

- sou trabalhador independente;

- a minha esposa trabalha a recibos verdes;

a minha duvida é se posso fazer um contrato de trabalho pagando eu a segurança social ficando ela isenta do pagamento da SS.

Estas novas txs contributivas sobres os recibos verdes é para acabar com os portugueses.

Agradeço desde já qq ajuda possivel.

Hélio

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante VitorC

Não, sendo T.I. não pode contratar a sua esposa como trabalhadora dependente!

Atenção: O cônjuge de um trabalhador independente, se trabalhar com este, nunca pode ser

considerado trabalhador por conta de outrem (TCO) e tem que ser obrigatoriamente colaborador do

mesmo.

Informação retirada do guia prático: http://www1.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22643&m=PDF

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

No mesmo guia prático refere que os cônjuges podem ter direito a uma taxa ligeiramente mais baixa...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante VitorC

No mesmo guia prático refere que os cônjuges podem ter direito a uma taxa ligeiramente mais baixa...

Se for cônjugue de um produtor agrícula com rendimentos exclusivos do exercício de agricultura têm uma taxa contributiva de 28,30%, os restantes estão abrangidos pelo regime geral e têm que contribuir por 29,60%.

Além disso, sendo a esposa também trabalhadora independente, duvido muito que consiga descontar como T.I. pelo cônjuge uma vez que já está enquadrada no regime de T.I. pela actividade que exerce.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante FN

Olá a todos!

Alguém me pode esclarecer se sendo o marido trabalhador independente pode realizar um contracto de trabalho a termo com a esposa? Ou seja esta passará a ser sua empregada.

cumprimentos

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fnorte

Olá a todos!

Alguém me pode esclarecer se sendo o marido trabalhador independente pode realizar um contracto de trabalho a termo com a esposa? Ou seja esta passará a ser sua empregada.

cumprimentos

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Apogeu

A esposa do trabalhador independente, que com ele trabalhe, pode auferir uma remuneração que é considerada rendimento da categoria A, nos termos do artigo 2º do CIRS, mas ficará abrangida pelo regime geral de Segurança Social dos trabalhadores independentes.

Cps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante jose carlos silva

sou trabalhador independente em regime simplificado, posso contratar a minha esposa como trabalhadora da minha firma. grato pela informaçao que me possam dar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa