Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Sou trabalhador independente posso contratar a minha esposa?

Visitante hs

Recommended Posts

Olá a todos, a situação é a seguinte:

- sou trabalhador independente;

- a minha esposa trabalha a recibos verdes;

a minha duvida é se posso fazer um contrato de trabalho pagando eu a segurança social ficando ela isenta do pagamento da SS.

Estas novas txs contributivas sobres os recibos verdes é para acabar com os portugueses.

Agradeço desde já qq ajuda possivel.

Hélio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, sendo T.I. não pode contratar a sua esposa como trabalhadora dependente!

Atenção: O cônjuge de um trabalhador independente, se trabalhar com este, nunca pode ser

considerado trabalhador por conta de outrem (TCO) e tem que ser obrigatoriamente colaborador do

mesmo.

Informação retirada do guia prático: http://www1.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22643&m=PDF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No mesmo guia prático refere que os cônjuges podem ter direito a uma taxa ligeiramente mais baixa...

Se for cônjugue de um produtor agrícula com rendimentos exclusivos do exercício de agricultura têm uma taxa contributiva de 28,30%, os restantes estão abrangidos pelo regime geral e têm que contribuir por 29,60%.

Além disso, sendo a esposa também trabalhadora independente, duvido muito que consiga descontar como T.I. pelo cônjuge uma vez que já está enquadrada no regime de T.I. pela actividade que exerce.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

A esposa do trabalhador independente, que com ele trabalhe, pode auferir uma remuneração que é considerada rendimento da categoria A, nos termos do artigo 2º do CIRS, mas ficará abrangida pelo regime geral de Segurança Social dos trabalhadores independentes.

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 years later...
    • 2 years later...