Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fazer o quê com o dinheiro?

Visitante Teresa Neves

Recommended Posts

Espanta-me que ainda existam pessoas que não entendam que nós, portugueses, vivemos sistematicamente acima das nossas possibilidades e que achem que "desde que eu tenha dinheiro posso comprar os telemóveis que quiser" e que achem que esta atitude não tem nada a ver com a actual situação de Portugal.

Tem porque tudo o que é importado, que não produzimos cá (carros, telemóveis, play-stations, plasmas, etc) tem que ser pago em divisas e entra nas contas da dívida externa portuguesa tal como o petróleo que metemos nos nossos pópós !

Espanta-me que ainda haja quem não saiba que uns cerca de 50% da nossa dívida diz respeito a dinheiro emprestado a particulares, pelos bancos, e nada tem a ver com o Estado.

Evidentemente que o peso do Estado é excessivo - mas nos países nórdicos é maior e eles são mais desenvolvidos que nós !

Um dos problemas que leva à nossa dívida é exactamente a generalidade dos portugas querer trocar de carro cada vez que vem um modelo novo, querer um telemóvel quando sai um modelo mais sofisticado, querer um plasma quando pode manter a velha televisão, querer passar férias nas Caraíbas quando as pode passar no Algarve ou na Madeira, etc, etc.

Esta mania muito nossa de assacar a  culpa de tudo a "eles", ao "Estado", aos "boys" , etc. etc. revela, desculpem-me, duas coisas: um profundo egoísmo pois passa para trás das costas uma coisa chamada "responsabilidade individual" que em geral nem pensamos que existe relativamente ao actual estado das coisas e uma profunda ignorância sobre os mecanismos que regem o nosso actual modo de viver colectivo enquanto inseridos na Europa e no Mundo Globalizado.

E já agora parabéns à Teresa Neves - é de pessoas assim que Portugal necessita, não te vás para a Nova Zelândia que fazes cá falta !  (e, já agora, não troques os teus activos imobilizados por dinheiro, se puderes mantém-nos mesmo imobilizados e rentabiliza-os de outra forma)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espanta-me que ainda existam pessoas que não entendam que nós, portugueses, vivemos sistematicamente acima das nossas possibilidades e que achem que "desde que eu tenha dinheiro posso comprar os telemóveis que quiser" e que achem que esta atitude não tem nada a ver com a actual situação de Portugal.

Tem porque tudo o que é importado, que não produzimos cá (carros, telemóveis, play-stations, plasmas, etc) tem que ser pago em divisas e entra nas contas da dívida externa portuguesa tal como o petróleo que metemos nos nossos pópós !

Espanta-me que ainda haja quem não saiba que uns cerca de 50% da nossa dívida diz respeito a dinheiro emprestado a particulares, pelos bancos, e nada tem a ver com o Estado.

Evidentemente que o peso do Estado é excessivo - mas nos países nórdicos é maior e eles são mais desenvolvidos que nós !

Um dos problemas que leva à nossa dívida é exactamente a generalidade dos portugas querer trocar de carro cada vez que vem um modelo novo, querer um telemóvel quando sai um modelo mais sofisticado, querer um plasma quando pode manter a velha televisão, querer passar férias nas Caraíbas quando as pode passar no Algarve ou na Madeira, etc, etc.

Esta mania muito nossa de assacar a  culpa de tudo a "eles", ao "Estado", aos "boys" , etc. etc. revela, desculpem-me, duas coisas: um profundo egoísmo pois passa para trás das costas uma coisa chamada "responsabilidade individual" que em geral nem pensamos que existe relativamente ao actual estado das coisas e uma profunda ignorância sobre os mecanismos que regem o nosso actual modo de viver colectivo enquanto inseridos na Europa e no Mundo Globalizado.

E já agora parabéns à Teresa Neves - é de pessoas assim que Portugal necessita, não te vás para a Nova Zelândia que fazes cá falta !   (e, já agora, não troques os teus activos imobilizados por dinheiro, se puderes mantém-nos mesmo imobilizados e rentabiliza-os de outra forma)

Então mas nos quando compramos alguma coisa não estamos já a pagar o imposto??? Espanta-me é a mim que não haja alternativas portuguesas em relação aos telemoveis e outros produtos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já existem telemóveis de fabrico português e são bons :

http://forum-maximus.net/viewtopic.php?f=27&t=36089

mas, de qualquer forma, o pagamento de impostos nada tem a ver com a aquisição desenfreada de bens ao estrangeiro de que na realidade não necessitamos pois destinam-se a substituir outros bens normalmente em meio da sua vida útil ou menos. É usual muita gente trocar de telemóvel cada 2 ou 3 anos, p.ex., e isso é um desperdício em termos colectivos pois corresponde a uma saída de divisas desnecessária do nosso País, foi isso que eu quis dizer. 

Nós também pagamos impostos na gasolina que consumimos ( e essa não é produzida cá) e infelizmente ainda se vêm milhares de pessoas que preferem vir de Cascais ou de Almada para Lisboa quando têm bons comboios - isso é um atentado diário à saúde financeira do nosso País que deveria ser fortemente penalizado através do aumento exponencial das taxas de entrada em Lisboa - via portagens na A5 e na 25 de Abril - e quem diz Lisboa diz o Porto também pois hoje existe um sistema de metropolitano ligeiro desde a Póvoa de Varzim até ao Porto central que funciona de forma excelente. Portanto quem quer desperdiçar divisas em petróleo nesse trajecto pendular deveria pagar por isso e eu só conheço uma maneira de fazer pagar que é taxar com portagens.

São estas atitudes individuais que vistas no seu conjunto prejudicam fortemente o nosso País, foi isso que eu disse, e que devem ser combatidas: não é apenas porque "eu tenho dinheiro" que posso "fazer aquilo que me apetece" pois nós não vivemos numa ilha deserta e todos necessitamos uns dos outros. Quem acha que não necessita dos outros para nada deve experimentar ir viver sozinho para um local recôndito e desligar-se da sociedade: quando estiver doente trate-se, quando necessitar de comer vá caçar, quando se quiser lavar procure um curso de água, e assim sucessivamente. Caso contrário necessita dos outros e, nesse caso, deve estar preparado para viver em sociedade com as consequências colectivas mínimas que isso implica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pega no dinheiro e inicia uma agência funerária, um dos melhores negócios que existem. Ninguém fica a dever e ninguém regateia preços. E o melhor de tudo: nunca faltam clientes  ;D Compras caixões baratos feitos na China e vendes a bom preço  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pega no dinheiro e inicia uma agência funerária, um dos melhores negócios que existem. Ninguém fica a dever e ninguém regateia preços.

Um funeral sai muito caro. As funerárias têm imensos clientes que vão pagando aos poucos ou simplesmente não conseguem pagar... não é assim esse mar de rosas que pintas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um funeral sai muito caro. As funerárias têm imensos clientes que vão pagando aos poucos ou simplesmente não conseguem pagar... não é assim esse mar de rosas que pintas.

É caro também porque as margens de lucros são enormes. Nunca vi nenhuma funerário que fechasse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

migmac

é a 1ª vez que ouço alguém dizer que era óptimo vir aí o FMI por significar que os nossos governantes não sabem gerir o país.

Achas isso óptimo ?  Achas que esse atestado de incompetência era óptimo ?

E também acho que tu não percebes nada do que se está a passar: na realidade uma parte do que se passa será culpa nossa ( e não só dos nossos governantes, informa-te sobre a parte da dívida portuguesa que é de particulares e não do Estado... olha lá, quantas vezes trocaste de telemóvel nos últimos anos...? ), mas outra parte, talvez a maior, é culpa de um sistema financeiro internacional que entrou numa derrapagem de ganância descontrolada devido a muitos factores - entre os quais alguns que os nossos governantes não controlam como a derrocada do sub-prime nos EUA.  

Carlos 2008,

Gosto muito de ler os seus posts sensatos e fundamentados , mas tenho que discordar de si neste ponto.

O grande problema de Portugal não foi o sub prime nem a crise dos bancos.

O grande problema de Portugal é que ganha 100 , gasta 200 e ainda roubam mais 50.

Este é que é o grande problema de Portugal !!!!

Onde é que já se viu eu ter que privar-me de comprar um carro porque Portugal não produz nenhum , mas se for resolver ser mau para o país e comprar depois não poder andar nele? E os impostos exorbitantes que pagamos na gasolina e nos carros e em tudo??

Sabe , o que sai caro para um país como este que não exporta quase nada é a compra de submarinos (ainda por cima mal negociados) , é o TGV , é o aeroporto de Beja , é um primeiro ministro corrupto , é o Face Oculta , NAL ,

é o Freeport , é o Bpp , é o BPN ( este então..o rombo já vai em 5.3 mil milhões) , são os empregos e reformas milionárias dos boys , ....e mais coisas que não me ocorrem agora , mas que se quiser posso por em outro tópico.

Só nestas megalomanias citadas acima , já se evitavam todos os problemas pelos quais passamos agora.

E voçê acha que eu tenho que me privar para continuar a sustentar esta corja??? Oh meu amigo...Desculpe , mas eu não nasci nem para ser escravo e nem tenho espírito de ovelha.Só abaixo as orelhas quando reconheço que estou errado , ou quando me interessa.Ninguém o faz por mim.

O downturn atingiu o mundo todo, todos sofreram com isso é verdade , mas só uns muito poucos tem o FMI à porta.E esses são aqueles que já estavam em situação muito periclitante antes da crise e que bastou uma brisa para os empurrar para o fundo.

No caso de Portugal , a crise apenas adiantou o que já era inevitável !!! Nao me venham contar histórias!!!

Quanto à vinda do FMI :Deixemo-nos de orgulhos da treta e vamos ter a humildade de admitir que somos gestores incompetentes !!. Não nos sabemos orientar!! . Somos corruptos !!

A matemática não engana.È uma ciência exata! Não é com política que se gere  a economia , é com economistas. E se nós não temos competência para isso temos que contratar de fora , assim como eu contrato um trolha quando quero fazer obras na minha casa , ou um mecânico para me aranjar o carro.

Aliás , se o FMI nunca se tivesse ido embora(se isso fosse possível) , hoje provavelmente seríamos uma Noruega  ,já que estaríamos a ser administrados por profissonais.

Sabe , errar é humano  mas por a culpa nos outros é mais ainda.

Quanto à forista pessimista , digo-lhe 3 coisas:

-Não acho que a coisa vá ser tããão catastrófica como  diz pela simples razão que o FMI pega nisto antes, já que fazemos arte de um grupo de países que felizmente tem mais juizinho do que nós.

-Por vezes a situação é tão má que os realistas podem ser confundidos com pesimistas. Há que ter atenção a isso.

-Para os milhares de desempregados que por aí andam , e que não conseguem emprego , o cenário que a Teresa teme já é uma realidade.Estima-se que o numero real de desempregados seja de ~15%.Some-se a isso o número de agregados que cada um destes trabalhadores tem à sua responsabilidade e temos muita gente em apuros.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Speedbird,

obrigado pela crítica e pela troca de impressões!  Calma e cabeça fria é o que necessitamos todos neste momento - se Portugal afundar vamos todos nele e portanto é do nosso interesse que flutue !!

Repara que Portugal não é tão mau como o gostamos de "pintar", repara que, no Mundo, existem cerca de 200 países soberanos actualmente e que Portugal:

a) está entre os 30 com melhor qualidade de vida nos indicadores internacionais (ONU) sobre o assunto

B) faz parte das 40 primeiras potências económicas segundo esses mesmos indicadores, o que não é mau para a nossa dimensão embora pudesse ser melhor evidentemente.

c) tem o 12º melhor Sistema de Saúde do Mundo de acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde: digamos que estamos nos primeiros 20 a nível mundial > repara que há 35 anos não tínhamos nada

d) tem um Sistema de Ensino Público que é dos que mais contribuem para a eliminação das desigualdades sociais segundo um estudo internacional publicado há dias e que agora não me ocorre exactamente onde o possa ir buscar para colocar aqui

a minha modesta opinião sobre os teus itens, com os quais concordo totalmente (alguns) e discordo (outros) é esta...:

- concordo que nós produzimos 100 e gastamos 200 - mas isso não se passa apenas no Estado, passa-se também nas Famílias, o que, sendo estas as células básicas da Sociedade, vai contaminar todo o conjunto do "corpo" : como sabes uma substancial parte da nossa dívida externa é devida às importações de bens de consumo ... privados ! 

Só há um caminho: consumir menos, acabar com o circulo vicioso produção > consumo > lixo e bens duráveis ( um carro dura 10 anos, um telemóvel pode durar o mesmo, uma camisola de lã idem, um televisor idem...) e isso tem a ver com os 10 milhões de portugueses e não com os 50 membros do Governo...repara, uma coisa que faço sempre é reparar se a fruta que compro vem de Portugal ou da Nova Zelândia: se vem de Portugal mesmo que seja um pouco mais cara dou preferência e não é por nacionalismos bacocos, é apenas por motivos ecológicos !!!

- investimentos públicos - concordo contigo em alguns mas não na totalidade.

Autoestradas, estádios de futebol, rotundas e respectivas estátuas decorativas e fontes luminosas....acho que chega, já temos demais, não são produtivos nem se podem justificar economicamente. Basta de auto-estradas, 100% de acordo !

No entanto manter uma Marinha de Guerra (num país com uma das maiores ZEE's do Mundo) é fundamental ( o Mar é sem dúvida uma das nossas maiores riquezas - só é pena que não tenham visto isso antes...) , ligar-nos à Europa e ao Mundo através de transportes modernos, eficientes e rápidos é fundamental ( o impacto no tecido económico é enorme ). Se não o fizermos nunca passaremos de periféricos, de subúrbios dos outros...repara que Espanha inaugurou agora o TGV Madrid - Valência...repara que Lisboa já é a 4ª ou 5ª cidade da Península em importância (essa história de que Lisboa está na moda é uma treta...)

Depois falas nos roubos, na promiscuidade, na corrupção, etc: isso existe em todo o lado, infelizmente. O que falha em Portugal é a Justiça ( um dos nossos maiores problemas) e a sua morosidade. Isso resolve-se com Justiça rápida, Vigilância Democrática e consciencialização das pessoas. Repara que nos arredores de Lisboa houve um autarca condenado a 7 anos de prisão por corrupção. Lembras-te do que aconteceu ? Foi reeleito com maioria.... isso diz-te alguma coisa ? Lembras-te daquela autarca da zona centro que esteve no Brasil fugida ? O que aconteceu...?  Recebida em apoteose e saída da praça em ombros e com duas orelhas... !  A culpa não é do Governo, é nossa, desculpa lá amigo... !

Um cronista social é assassinado no 16º andar em Nova Iorque. O que acontece ? Presente a um Juiz 3 dias depois através de videoconferência, confirmação da prisão sem liberdade condicional e....possívelmente uma perpétua em cima...!

Por cá dezenas ou mesmo centenas de crianças (à guarda do Estado) são abusadas sexualmente por uma dúzia de tarados da nossa pobre "socialite" ... O que acontece ?  10 anos de julgamento, entrevistas nas televisões em prime-time aos supostos criminosos, apoio popular (várias vezes ouvi, de pessoas que deviam ter vergonha, que "isso sempre foi assim, já na antiga Roma era..." , condescendência geral, pena, adiamentos de julgamentos, etc, etc : uma novela...

O Madoff lesa milhares de pessoas com um esquema piramidal. O que acontece ? Perpétua em cima !  Por cá tu falas no BPN , no BPP. O que acontece ?  Prisões preventivas que se perdem no tempo (e que acabam por se transformar, elas próprias, numa injustiça) julgamentos intermináveis e que nunca mais começam, adiamentos, consultas, casos e obstáculos ! 

Olha, isto já vai longo demais, enfim, estas trocas de impressões são boas , mas eu sou dos que pensam que nós temos pessoas competentes nos diversos domínios (economia, engenharia, medicina, artes, etc etc) e não vale a pena virem estrangeiros ensinar-nos nada...mas atenção, na realidade eu acho que eles acabarão por chegar dentro de alguns meses se os "mercados" não acalmarem pois não é possível andar a pagar juros de 6 ou 7% muito tempo...

vamos aguardar !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Repara que Portugal não é tão mau como o gostamos de "pintar", repara que, no Mundo, existem cerca de 200 países soberanos actualmente e que Portugal:

a) está entre os 30 com melhor qualidade de vida nos indicadores internacionais (ONU) sobre o assunto

B) faz parte das 40 primeiras potências económicas segundo esses mesmos indicadores, o que não é mau para a nossa dimensão embora pudesse ser melhor evidentemente.

c) tem o 12º melhor Sistema de Saúde do Mundo de acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde: digamos que estamos nos primeiros 20 a nível mundial > repara que há 35 anos não tínhamos nada

d) tem um Sistema de Ensino Público que é dos que mais contribuem para a eliminação das desigualdades sociais segundo um estudo internacional publicado há dias e que agora não me ocorre exactamente onde o possa ir buscar para colocar aqui

Eu não me comparo com o pior , mas com o melhor. E estas posições que cita , são posições que ainda mantemos .Em muitas delas temos vindo a ser ultrapassados por outros países , o que significa que estamos a decair.Não é motivo para orgulho. Mal seria se estivéssemos pior que àfrica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu também não me comparo com o pior: eu apenas tento situar-me no conjunto total existente e ver onde estou.

A diferença é que eu vejo o copo meio cheio e tu vês meio vazio...

vê no

http://www.pordata.pt/azap_runtime/

qual tem sido a evolução de Portugal nos últimos 40 anos: só vendo a evolução dos indicadores poderemos ver se estamos no bom ou mau caminho

eu tenho um conceito da função das Forças Armadas, e da sua necessidade, diferente do teu.

eu gostava de ouvir o Hernâni Lopes.

O Medina Carreira não gosto pois não aponta caminhos, só diz mal e como foi ministro das Finanças também é responsável pelo mal em que estamos, nesse caso. Além disso é pago para isso, para dizer mal: não faria qualquer sentido o programa em que participa existir para dizer bem...já pensaste nisso ?  É como aqueles programas da bola em que estão três e dois dizem sempre mal do terceiro, à vez... nós em Portugal, e não só, gostamos sempre de ouvir dizer mal do "governo", "deles", "dos grandes".

O Hernâni Lopes tinha outra postura, apontava caminhos, talvez por isso não era tão popular.

Eu também gostava de ter mais crescimento económico e que Portugal fosse hoje uma potência global: não temos dimensão nem população para isso.

Já estive na Noruega e apesar de serem muito mais ricos do que nós vi que fazem uma vida mais modesta: andam mais de transportes públicos, de bicicleta, em geral têm casas mais modestas que as nossas, usam mobiliário mais modesto e funcional para as mobilar, não usam o carro como meio de afirmação social, jantam menos vezes fora, etc. Nunca vi vivendas, na Noruega, como vejo pela província em Portugal...em madeira, mais pequenas, com um pequeno relvado e um trampolim para os miúdos, com uma bicicleta ou duas à porta, com uma carrinha Volvo com 12 anos no pátio, etc.

Evidentemente que não há é tanta diferença entre os mais ricos e os mais pobres como cá....talvez seja por isso mesmo. E são só 4 milhões, também ajuda. E têm o Fundo do Petróleo que ajuda muito. Claro que não necessitam de autoestradas de norte a sul pois no norte vive pouca gente. Mas atenção, o TGV não o vejo para ir ao Porto, vejo-o como uma rede europeia integrada em que nós temos que fazer 2 ou 3 ramais...e ainda por cima de Elvas para Madrid são os espanhóis que pagam, em parte... e eu gosto de ser europeu, gosto-me integrado.

Mas também gostava que Portugal crescesse mais, de ter melhores empresários, melhores empresas.... mas tenho que contentar-me com a realidade e ver se a curva de tendência é de melhoria ou não, se o país melhorou ou não, e isso faz-se em períodos relativamente longos. Se não for espero os responsáveis por isso saibam corrigi-la... e se não souberem voto noutros..!

Finalmente uma coisa que vem sempre naqueles livros de auto-ajuda: comparar-mo-nos só com quem é melhor do que nós é uma fonte de infelicidade permanente ! 

Eu acredito nisso, é a razão porque não me quero comparar com o Belmiro de Azevedo nem com o Amorim!  LOL...! 

PS: essa dos chineses a mandar nisto está boa...na mouche, parece que já vêm a caminho....

abç /

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Quando um qualquer Medina Carreira diz mal , é porque há algo de mal para dizer. E se há algo de mal  que  corrijam.Não se dizem prontos para os cargos que ocupam??? Alguém tem alguma dúvida do que é necessário fazer e das cabeças que são necessárias cortar para que este país saia do abismo?

Ainda bem que o temos.Ele tem dinheiro , não aspira nenhum cargo e nenhum tacho.Além do mais não precisa mais trabalhar.Pode-se valer disso para meter a boca no trombone. Sim porque nesta ditadura democrática temos vários exemplos de cabeças que foram cortadas por se levantar contra os ditadores do poder.

Manoela Moura Gudes foi a última que me lembro. E o Mário Crespo ia tendo a dele cortada também.Talvez por isso ele tenha lá o Medina Carreira , para fazer aquilo que ele não pode fazer como gostaria por ainda ter uma família para sustentar.

Quanto à Manoela Moura Guedes , enquanto este povo ignorante discutia se ela era bonita ou feia , se fez plásticas ou não ,e diziam que o seu jornal era sensacionalista ela ia dizendo verdades que incomodavam.Nunca o jornal foi processado por publicar uma falsa notícia. Ela sim fazia um jornalismo de pesquisa , imparcial , investigativo e não esta jornalismo da treta em que põe no ar aquilo que sacam da Reuters e burilam o mais que podem o que é desagradável , mas que tem que ser dito.

As entrevistas da Judite de Sousa são uma vergonha.Pagam -lhe 15000 euros para aquelas entrevistas??Eu acho que muitas vezes os entrevistados até tem acesso antecipado às perguntas...

Mas o nosso povo não percebe isso...Compram produtos chineses como se fossem originais. As pessoas não pensam , não questionam. Isso me pareçe normal em países onde uma vastíssima maioria é ignorante , mas aqui?? Neste país de doutores ??? Tá a ver por que é que nos falta muito?? Um país de doutores que não pensam !Se fossemos melhores doutores , pensávamos mais , questionávamos mais , produzíamos mais.

Isto é a prova ao contrário do que disse em outro post que temos aqui pessoas de valor. Sim , temos...mas poucas....muito poucas...Olhe, entre nós...se calhar era mesmo bom que o FMI pegasse nisto...

O tamanho do país não é desculpa. Há países pouco menores  e  mais evoluídos .Devido ao seu tamanho especializaram-se no setor bancário , relógios , jóias , etc.  E nós ?? Somos especialistas em produzir rolhas porque Deus pôs aqui os sobreiros. Até o vinho que o temos bom , não o sabemos vender .Não sabemos fazer um marketing decente. Vários países sem tradição vinícula nos estão a ultrapassar a passos largos.

Este país , com esta mentalidade nem se tivesse petróleo. Seria mais um daqueles países em que o dinheiro do petróleo ficaria na mão de uns boys e o resto do povo na penúria.

Quando não há administradores honestos e um povo contestatário, não interessa as riquezas que temos. Veja o exemplo de angola.

Não tenho bases técnicas para contestar a construção do TGV , apesar de já ter lido pareçeres técnicos de quem  pareçia entender muito e cujo parecer é de que a implantação do TGV é uma aberração técnica e econômica.Eu li esses relatórios e faziam todo o sentido.

Na verdade , a mim não me espanta, porque eu estou ligado ao mundo da aviação e sei perfeitamente a estupidez que seria construir o aeroporto na OTA.Seria uma aberração técnica. Mas há uma explicação para que o governo insistisse tanto antes de a opinião pública forçar a sua mudança.È que a família Soares ,muitos boys e o Eng. Varella compraram tudo o que havia para comprar de terrenos na região a valores tão baixos como 2,50 euros o metro quadrado,e quando se começou a falar no aeroporto já valiam 100 e esperava-se que com a sua construção chegassem a 250 .O Eng. Varella chegou a dizer que uma publicação QUE EU LI que esperava mais valias de 500 milhões de euros !!!!!!!

Uma pessoa que admite publicamente que teria mais valias de 500 milhões facilmente promete 50 aos pulhas do governo para forçar que as coisas andem ao encontro dos seus interesses. Somem-se aí as tradicionais derrapagens financeiras...

Tanto interesse no TGV vai pelo mesmo caminho.Não tenho a menor dúvida.

Mas sabe ...nem deveria me chatear tanto com isto tudo....Se há gente que tem condições muitíssimo piores do que eu não se preocupa, eu é que me vou preocupar ??

Façam-me mal à carteira , mas não à saúde ....Podem continuar a roubar livremente que as avestruzes estão com as cabeças enterradas.

Só não me mandem areia para os olhos , que a mim não me enganam.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OH Speedbird...!

desculpa lá, não te imaginava tão "azedo" com isto tudo...!  Fui ver a tua idade e aos 37 anos com a profissão que tens não há razões para isso !!

Em 1º lugar deixa-me dizer-te que nós não somos um país de doutores, infelizmente, pelo contrário nesse ponto ainda estamos abaixo das médias dos mais desenvolvidos (as tais Noruegas...)....(é por isso que são mais desenvolvidos e é por isso que alguns menos desenvolvidos nos ultrapassam agora...)

Talvez seja também por isso que, de facto, a maioria de nós "come e cala" - e por causa de bloqueios mentais profundos que levam uma geração a passar, pelo menos - desculpa lá o à vontade mas quando tu nasceste em Portugal ainda se olhava para o lado quando se falava de política à mesa do café, estava eu no final do IST ... tu não podes felizmente lembrar-te disso, mas os teus pais lembram-se de certeza...

mas....olha lá, pensa nisto:

- por cá dizes que o 1º é corrupto

- que determinada família estaria envolvida na OTA (em Alcochete parece que são os amigos do Presidente...)

- que "cortam cabeças" a jornalistas....

etc.             

Ora vê...

- em Itália o 1º é a vergonha que é...e ainda se gaba disso e a malta adora-o e vota nele !

- em Inglaterra o filho da Rainha divorcia-se porque a mulher aparece numa piscina com outro a chupar-lhe no dedo do pé...

- nos EUA um Governador, salvo erro, quer vender o lugar de Senador, que era do Obama, por uns milhões...

- em Nápoles estão há dois anos com as ruas cheias de lixo por causa da mafia...

- na Tunísia a familia da mulher do presidente fugidio parece que dominava os negócios todos...

- na Rússia aos jornalistas criticos não lhes "cortam a cabeça"....dão-lhes um tiro na cabeça ao sair de casa

- na Holanda o marido da Rainha parece que recebia uns abonos por causa de uns submarinos...lembras-te... foi há uns anos..

- no Brasil há o "mensalão", a corrupção, as favelas, os gangs....

- na Venezuela há um louco à solta (mas gosta de nós, há lá 400 mil lusitanos e tem dinheiro... não o hostilizemos)

- em Angola há a familia Santos, os generais e os coronéis....

- na China quem discorda do governo é fuzilado...

- na Sul América há a droga, os respectivos patrões e seus exércitos privativos que dominam os Estados...

- nos EUA cidadãos de 90 anos (!!) tiveram que voltar a trabalhar porque perderam tudo no Madoff...

- na Finlândia aparece um puto com uma automática e mata 20 numa escola...

- na Rússia a dupla presidencial manda meter atrás das grades um magnate do petróleo por ser antipático para eles...

- na Bélgica (isto vi eu...) assaltam ourivesarias em pleno dia de metralhadora na mão no centro da cidade...

- na Holanda metem mulheres na montra para os homens escolherem a que gostam mais...será civilizado..?

- e que mais....deixa-me fazer um esforço ...mas agora não , senão tenho que dar a volta ao Mundo em 30 minutos e ninguém lê isto...

Eu concordo contigo, Portugal tem muitos defeitos, mas calma porque não somos só nós, os outros também têm ! 

Mas há coisa que nem todos têm, olha os angolanos não podem mudar a família Santos sem a própria família querer e nós podemos se a maioria de nós quiser !

Tenta relativizar as coisas ...! 

abç

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o nosso povo não percebe isso...

Não tenho bases técnicas para contestar a construção do TGV , apesar de já ter lido pareçeres técnicos de quem  pareçia entender muito e cujo parecer é de que a implantação do TGV é uma aberração técnica e econômica.Eu li esses relatórios e faziam todo o sentido.

Na verdade , a mim não me espanta, porque eu estou ligado ao mundo da aviação e sei perfeitamente a estupidez que seria construir o aeroporto na OTA.Seria uma aberração técnica. Mas há uma explicação para que o governo insistisse tanto antes de a opinião pública forçar a sua mudança.È que a família Soares ,muitos boys e o Eng. Varella compraram tudo o que havia para comprar de terrenos na região a valores tão baixos como 2,50 euros o metro quadrado,e quando se começou a falar no aeroporto já valiam 100 e esperava-se que com a sua construção chegassem a 250 .O Eng. Varella chegou a dizer que uma publicação QUE EU LI que esperava mais valias de 500 milhões de euros !!!!!!!

Uma pessoa que admite publicamente que teria mais valias de 500 milhões facilmente promete 50 aos pulhas do governo para forçar que as coisas andem ao encontro dos seus interesses. Somem-se aí as tradicionais derrapagens financeiras...

Tanto interesse no TGV vai pelo mesmo caminho.Não tenho a menor dúvida.

Só não me mandem areia para os olhos , que a mim não me enganam.

Speedbird

Encontra aqui as verdadeiras bases técnicas sobre o TGV (

Como gastar milhões de euros e aumentar ainda mais o défice!...): http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2404.msg21000.html#msg21000

O resto fica à vossa consideração!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqueles que não têm possibilidades económicas de pagar, vão à segurança social que lhes paga por eles!...

Aqui há dias houve uma notícia de uma funerária que pretende lançar um produto/seguro (?) em que a pessoa em vida vai pagando o seu próprio funerário em suaves prestações!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Carlos ,

Realmente sou uma pessoa perfeccionista , gosto de solucionar as coisas todas de uma vez e aborreçe-me a falta de resultados.

Nunca fui uma pessoa do deixa andar. Eu faço as coisas acontecerem na minha vida.Uma ou outra vez não me saiu bem , mas eu tenho a consciência tranquila comigo mesmo que eu fiz o melhor.E aceito bem a derrota honesta.

Agora , não me atirem areia para os olhos. Desculpe,mas o  fato dos outros fazerem mal , não é justificativa para que nós também o façamos.O mundo não evolui a olhar para os maus exemplos , mas para os bons.

Vc diz que somos traumatizados pela PIDE.E os espanhóis do Franco? E os alemães e japoneses que tiveram que começar do zero depois da guerra?

Voçê também fala em relativizar.Eu posso relativizar mesmo tudo.Tenho uma vida tranquila , não me falta nada.Até sobra.

Mesmo que Portugal se transforme num Zimbabwe , a mim só me afetará sentimentalmente , porque eu trabalho fora e ganho fora.

Mas sou sensível às pessoas que tem dificuldades. O aumento de 2% no IVA , para citar só um exemplo , é só um aumento de custo de vida de 2% . Ainda me sobra muito.Acho até que nem o noto nas minhas finanças.

Mas há pessoas para quem isto significa ter que entregar a casa.Passar necessidades.Desemprego.Desespero.

Voçê não deve ter idéia , mas as instituições de caridade dizem que o número de pesssoas a quem eles costumam distribuir sopas nas ruas aumentou enormemente.Eu aconselho que vá numa dessas distribuições e veja o perfil das pessoas que vão lá buscar a sopa.Não são só mendigos de uma vida, bebados e drogados como toda a gente pensa.Os bebados e drogados continuam em igual numero.As sopas agora são distribuidas também para quem nunca teve que pedir.

E quanto mais nós relativizamos , mais tempo elas ficam na penúria , e outras se juntarão a elas.

Quando se fala de um país, não ser um crítico duro  é de maneira indireta compactuar com a escumalha que temos.Para que o mal vingue , basta que o bem não faça nada.

Não quero de maneira nenhuma dizer aqui que sou o perfeito, quase um Deus ,o salvador da humanidade ,  mas distingo muito bem o branco do preto.E é este espírito inconformista que me faz pareçer azedo , como vc diz.

Mas eu prefiro assim.È este espírito inconformista que me alimenta a razão para continuar a distinguir o branco do preto e a não aceitar o cinza como bom.

Voçê fala em posts anteriores que as pessoas deviam fazer a parte delas ao não comprar supérfluos importados.Se as pessoas fossem mais críticas com os qe estão lá em cima ,se fossem para as ruas lutar e mostrar descontentamento, talvez hoje não precisássemos cortar nos supérfluos (os que ainda se dão a esse luxo) e nem na comida( a maioria).

Só há uma parte no relativizar que eu concordo com vc. Por vezes encontro-me a pensar. Se quem vive pior do que eu não faz nada, é porque estão felizes na sua miséria.Se calhar eu acho que as pessoas não estão felizes por causa dos problemas que tem , mas estou errado. Elas gostam de viver apertados, serem axincalhados pelo sistema que é para terem tema de conversa no trabalho e com os vizinhos e amigos. Assim como fazem com o futebol.

Se calhar  ser feito de idiota pelo sistema faz com que o tuga se sinta bem.

Eu é que afinal, se calhar, sou mesmo azedo.E o Medina Carreira velho do Restelo.E o Hernani Lopes um fala barato , a Manoela Moura Guedes uma chiba,enfim uns chatos que vão para a televisão ver se acabam com  a diversão do pessoal.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Angola agora também está melhor do que estava durante a guerra.Mas ainda é muito mau.E tenho que certeza que ao dia de hoje está melhor do que o ano passado.

Quanto a Portugal.Não há dúvidas que estamos melhor do que há 40 anos , mas neste exato momento estamos pior do que há 2 anos. Andamos para trás.

E ainda vamos ficar parados ou mesmo andar para trás enquanto os nossos parceiros europeus avançam.

Qualquer dia não nos querem nem para ser o quintal da Europa. Dizem que somos muito caros.

Sabe , esse é o problema do tuga !! Conforma-se com o passado.Ah e tal...fomos grandes navegadores...há 40 anos era pior..

O tuga é acomodado ,apático.. não busca a excelência. Neste país eu vejo muito pouca gente a olhar para a frente , a estabeleçer metas  e muita gente a conformar-se com o que um dia fomos para justificar o que já não somos e por este andar nem seremos.

Desculpe , mas eu não sou assim nem na minha vida pessoal.Eu tenho muitas metas.E quando alcanço uma ponho logo outra mais à frente. Eu faço as coisas acontecerem na minha vida.Não tive ajudas , a não ser o canudo que o meu pai me deu.Fiz-me à vida e hoje estou melhor do que a grande maioria dos meus colegas porque não sou acomodado. Como eu costumo dizer , só uma doença me pode fazer parar.

Eu respeito a sua opinião , mas não me revejo de todo nesta mentalidade conformista.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não, não sou conformista, eu até concordo contigo nesse aspecto da tua vida: metas, melhoria, objectivos.

aliás nisso somos iguais: tudo o que temos hoje foi obtido exclusivamente à custa do nosso (da minha mulher e meu) trabalho pois nunca ninguém nos deu nada e os nossos pais não nos deixaram nada de significativo. Trabalho, vida normal sem esbanjamentos, educação dos filhos à frente de tudo, conforto sem ostentações despropositadas, etc.

concordo que o problema dos portugueses é isso que dizes, em parte: falta de objectivos, dependência (mental) do Estado, falta de empreendedorismo, falta de espírito de melhoria. E isso reflecte-se quer na vida privada quer nas empresas, que não melhoram.

Olha este exemplo: num dos locais para o qual costumo ir de férias, na província profunda, há um restaurante onde costumo ir. É familiar, marido nas mesas mulher na cozinha. Há uns anos apareceu uma das filhas nas mesas, tinha acabado o 9º ano.  Várias vezes lhe perguntei e incentivei "porque não vais tirar um curso profissional de hotelaria e cozinha" em vez de te limitares a estar aqui a servir à mesa, e depois melhoras isto, evoluis com isto que é dos teus pais...?  Ficas com o 12º ano e com conhecimentos que te serão úteis aqui...

A resposta é que não vale a pena, que assim está bem, não quer sair da terra, basta aquilo...

Este é um dos problemas de Portugal - falta de ambição, de educação e de visão - e nisso temos muito que evoluir. Mas isto não é conformismo da minha parte, é apenas consciência de que não pode ser feito de um dia para o outro, está a ser feito, o nível educativo tem melhorado, mas ainda faltam dar passos significativos que vão demorar algum tempo . Há que continuar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ufa, estava a ver que não chegaria nunca a concordar consigo em nada...Apesar de não concordar com algumas coisas continuo a gostar do seu discurso e a considerá-lo uma mais-valia aqui para o forum

Quanto ao exemplo da garota , eu até mais ou menos consigo entender.È da terrinha , nunca saiu dali , tem medo do mundo fora..etc.Ela se calhar tb já é meio paradinha por natureza, isso também não ajuda.È coisa que até posso compreender.

O desesperante é toda essa apatia em pessoas que vivem em cidades grandes , que tem acesso à informação e ao que ocorre no mundo. Gente que diz que o que importa é a qualidade de vida. Não fazem nada para melhorar , recorrem a crédito para gastar o que não tem em futilidades e depois andam aí escravos dos bancos.

Eu costumo dizer que as decisões mais fáceis quase nunca são as melhores.E para as pessoas a decisão mais fácil é não fazer nada. È existir.

Voltando à vaca fria , veja lá  isto e diga que eu não tenho razão quando digo que isto está a virar uma república das bananas?? Não se cumprem contratos , quem tem que fiscalizar não fiscaliza....Por acaso até não me caiu mal , porque eu invisto o dinheiro melhor que eles ( se fosse hoje não subscreveria outra vez), mas e as pessoas que estavam a contar com isto e algumas já a receber??

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,4161.0.html

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites