Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Hugo S.

Mais um tópico sobre mais Valias (Sorry)

Recommended Posts

Hugo S.

Olá,

Desculpem, voltar ao tema, mas na maioria dos casos vejo sempre créditos habitação envolvidos e ainda não consegui simular o meu caso.

Ora bem, então resumindo é assim (vou retirar despesas, pois isso seu calcular):

Comprei em 2005 Apartamento por 160.000€

Vendi em 2010 Apartamento por 205.000€

Comprei em 2010 Moradia por 215.000€ e pedi ao banco 50.000€

Alguem me pode ajudar a fazer as contas? Eu usei algumas calculadores na net e algumas dizem que não tenho de pagar mais valias, pois vou reinvestir 165.000€, quando de mais valias apuradas apenas tinha 45.000€.

Mas da leitura que faço de alguns sites, fico com a ideia de que como apenas reinvesti 165.000 de 205.000, devia na mesma pagar uma percentagem sobre o valor apurado de mais valias ....

Alguem me elucida ? :)

ricardoclassicos

Boa tarde

O seu caso é bastante simples, a sua mais valia é conforme disse de apenas 45000,00  pois o valor da mais valia traduz-se no lucro que voce conseguiu fazer com a venda da casa e para calcular o lucro têm de subtrair o valor que pagou inicialmente por ela ( mais despesas,etc), resumido se comprar um carro hoje por 10.000,00 e vender amanha por 12000,00 ganhou 2000,00 euros com a venda e não os 12.000,00, o raciocínio é idêntico.

Hugo S.

Boa tarde

O seu caso é bastante simples, a sua mais valia é conforme disse de apenas 45000,00  pois o valor da mais valia traduz-se no lucro que voce conseguiu fazer com a venda da casa e para calcular o lucro têm de subtrair o valor que pagou inicialmente por ela ( mais despesas,etc), resumido se comprar um carro hoje por 10.000,00 e vender amanha por 12000,00 ganhou 2000,00 euros com a venda e não os 12.000,00, o raciocínio é idêntico.

Provavelmente não me fiz explicar. O Cálculo da mais valia com a venda é fácil, mas não sei como aplicar o reinvestimento feito para a mais valia efectiva e o imposto devido.

Ou seja, 45000 são as mais valias com a venda, mas tendo eu investido numa nova HPP 165.000€, como ficam as contas?

spirit

A meu ver não tem que pagar mais valias, porque reinvestiu a totalidade das suas mais valias (45000€) como parte dos 165000€ que refere.

Pedro Pais

Supondo que de facto estás a calcular bem a mais-valia, se o reinvestimento é inferior ao valor de realização ( 165 000 < 205 000 ), então serás tributado na mesma proporção, ou seja, 165 000 / 205 000 ~= 81%, pelo que terás de considerar 19% das mais-valias (100% - 81%).

Este artigo está muito interessante: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

Já agora (só para responder a um comentário que entretanto surgiu), o que interessa é o reinvestimento do valor de realização, não apenas das mais-valias.

Hugo S.

Supondo que de facto estás a calcular bem a mais-valia, se o reinvestimento é inferior ao valor de realização ( 165 000 < 205 000 ), então serás tributado na mesma proporção, ou seja, 165 000 / 205 000 ~= 81%, pelo que terás de considerar 19% das mais-valias (100% - 81%).

Este artigo está muito interessante: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

Já agora (só para responder a um comentário que entretanto surgiu), o que interessa é o reinvestimento do valor de realização, não apenas das mais-valias.

Obrigado pela ajuda.

De facto era aqui que residia a minha dúvida. Em alguns calculadores existentes na nt, eles presumem o que spirit disse, ou seja, que uma vez que eu estava a reinvestir mais do que a mais valia gerada não teria de pagar nada, mas em vários sites a documentação indicava que era sobre o valor bruto da venda que se obtinha o valor de reinvestimento.

Ou seja no meu caso, e usando os valores que aqui coloquei teria:

Comprei em 2005 Apartamento por 160.000€

Vendi em 2010 Apartamento por 205.000€

Comprei em 2010 Moradia por 215.000€ e pedi ao banco 50.000€

Valor mais valias base = 205.000€ - 160.000€ = 45.000€

Reinvestimento (Pencentual) = (215.000€-50.000€)/205.000€ =  ~81%

Valor da mais Valia "Ponderada" não reinvestida = 45.000€ x 19% = ~8550€

Como só se aplica a 50% = 8550€ * 50% = 4275€

Ou seja, será sobre o valor de 4275€ que incidirá o imposto de mais valias.

penso que seja isso. Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

spirit

Ok, estamos sempre a aprender. É uma das mais valias deste forum.  :)

De qualquer forma é importante acrescentar que é possível "deduzir" as despesas da escritura e/ou eventuais despesas de melhoria/remodelação feitas no imóvel que foi vendido.

pauloaguia

Falta aí o factor de actualização (1,07 para imóveis comprados em 2005 e vendidos em 2010). A mais valia não são 45.000€, mas sim 33.800€. Descontando o custo dos registos, IMT, imobiliária (para a venda) provavelmente nem chega aos 30.000€.

De resto concordo com as contas.