Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    hakin

    IRS

    Recommended Posts

    hakin

    Bom dia, tenho uma dúvida, passei um recibo de acto isolado em Dezembro cujo termino com a empresa deu-se em Novembro, mas comecei um estágio profissional na mesma empresa em Agosto, este atraso deu-se devido a acerto de contas. Relativamente ao IRS do ano que vem como devo proceder, ainda estou a estudar e vivo em casa da minha mae.

    Grato pela vossa colaboração

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    carlos2008

    relativamente ao IRS só tens um procedimento a ter : declarar aquilo que recebeste - não interessa se é acto isolado ou não.

    relativamente a viveres com a tua mãe isso quer dizer que ainda és dependente dela (se tiveres menos que 25 anos) , ou seja a tua mãe deve declarar-te como tal na declaração de IRS dela e meter lá os teus rendimentos que irão agregar aos restantes rendimentos da família.

    o estágio não tem nada a ver com isto pois tu começaste-o em Agosto do ano seguinte - só terás que declarar o que te pagam (se for pago) quando efectuares a entrega da declaração desse ano .

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    hakin

    O acto isolado foi passado este mês relativo ao mes de Novembro, quanto ao estagio comecei por volta de Agosto.

    A nivel de entrega de declaração do IRS não me vai trazer problemas? (Dado que estou em estagio profissional)

    É verdade o estágio é isento de descontos.

    Grato pela atenção

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    carlos2008

    não percebo bem se começaste o estágio em Agosto do mesmo ano em que passaste o acto isolado ou em agosto do ano seguinte, fico na dúvida pois a tua redacção nesse ponto não é muito clara, mas deduzi que foi no ano seguinte.

    no entanto eu acho que isso não te traz problema nenhum : no irs declaras o que recebes e o que já entregaste ao Estado por via de retenção na fonte: se o estágio está isento de descontos isso quer dizer que não retiveste nada na fonte portanto não tens nada a declarar nesse item. Provavelmente se assim é acabas até por não pagar irs dessa quantia.

    agora se queres dizer que o teu estágio implica como condição não poderes ter qualquer outro tipo de rendimento, mesmo que seja um acto isolado, isso não sei, só tu sabes a condição em que aceitaste o estágio, mas à partida não vejo que possa trazer-te problemas. O estágio é num organismo público ou numa empresa privada ?

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    hakin

    O estagio e numa empresa privada e é financiado pelo iefp.

    Se bem entendi então neste caso só terei a declarar o acto isolado no ano 2010 dado que não fiz retenção no estagio profissional?

    Agradeço novamente a brevidade da resposta.

    Cumprimentos

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    carlos2008

    sim, acho que sim : se tiveste um acto isolado deves declará-lo juntamente com as retenções feitas e constantes do recibo que passaste.

    se o acto isolado foi prestado durante 2010 deve ser declarado na declaração relativa a 2010 que vais entregar agora em 2011.

    relativamente ao estágio eu não sei exactamente as condições de financiamento do iefp, mas se estás isento de retenções é porque das duas uma: ou a quantia recebida é tão baixa que nada te tem que ser retido e também está isento de retenção para a segurança social, e , nesse caso, provavelmente nem irás pagar irs dessa quantia.   

    Mas penso que de qualquer forma deverás ter que declará-la ao Fisco.

    o momento dessa declaração depende: se iniciaste o estágio em Agosto 2010 deves declarar esses rendimentos na mesma declaração do acto isolado pois são rendimentos do mesmo ano fiscal. 

    noto que dado que vives com a tua mãe vocês terão que definir se ainda deves ou não ser incluído como dependente dela: se tens mais que 25 anos deves entregar uma declaração apenas tua, se tens menos que 25 anos ela pode incluir-te como dependente mas convém ver o que é mais vantajoso para vocês no aspecto fiscal fazendo uma simulação do valor final a pagar em conjunto e comparando com a soma dos valores se as declarações forem individuais pois também o poderão fazer dessa forma.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa