Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    j0rge

    Regime de IVA

    Recommended Posts

    j0rge

    Uma pergunta mt simples mas que vou  obtenho mts respostas!!

    Estar em regime de IVA é sempre benefico ?

    podemos sempre usar para abater na aquisição de algum equipamento o unico problema sera mesmo a preocupação com a entrega da declaração de iva trimistral que acaba por não ser um problema se a pessoa souber gerir !  é preciso de um toc para esse efeito certo ?

    Estou a falar de um contribuinte que esteja a recibo verdes e trabalhe por conta de outrem e passe recibos verdes no valor anual de 5000 mil euros ....  

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Apogeu

    Os sujeitos passivos enquadrados na isenção do artigo 53.º do CIVA podem a ela renunciar e optar pela aplicação normal do imposto, nos termos do n.º 1 do artigo 55.º do CIVA.

    Esta opção será exercida mediante a entrega no Serviço de Finanças da declaração de alterações, produzindo efeitos a partir da data da sua apresentação (n.º 2 do artigo 55.º do CIVA). Tendo feito esta opção é obrigado a permanecer no regime geral durante um período de, pelo menos, cinco anos, devendo, findo tal prazo, apresentar a declaração de alterações , no caso de desejar voltar ao regime de isenção (n.º 3 do artigo 55.º do CIVA), desde que preencha as condições enunciadas no artigo 53.º, n.º 1, do CIVA.

    Esta declaração só poderá ser apresentada durante o mês de Janeiro de um dos anos seguintes àquele em que se tiver completado o prazo do regime de opção, produzindo efeitos a partir de 1 de Janeiro do ano da sua apresentação (n.º 4 do artigo 55.º do CIVA).

    Tendo renunciado à isenção, poderá deduzir o imposto suportado nos “inputs”, mas terá que liquidar imposto em todos os serviços prestados, às taxas que lhes competirem. Chama-se a atenção para o facto de o direito à dedução apenas se verificar em relação ao imposto suportado em data posterior à renúncia.

    Assim sendo, pode de facto optar pela aplicação normal do IVA, tendo apenas a imposição de permanecer neste regime durante, pelo menos, cinco anos.

    Cumprimentos

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa