Ir para o conteúdo
Ecomnuai

Como saber da revisão da taxa Euribor?

Recommended Posts

Ecomnuai

Tenho uma taxa fixa com um valor baixo, mas não tão baixo em relação à Euribor, no entanto o prazo termina em Janeiro, logo a mensalidade vai cair. Pergunto, como podemos ter noção de reuniões a nível de Banco Central Europeu para aumentar ou manter a actual taxa de referência? Só desta forma é possível ter uma ideia de deixar ficar a três meses ou voltar a meter fixa.

Obrigado

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Mais ou menos todos os meses o BCE decide se mexe ou não nas taxas de referência. Depois dessa decisão é enviado um comunicado à imprensa e realiza-se uma conferência de imprensa onde são explicadas à comunicação social os motivos que levaram à decisão. Essas conferências de imprensa encontram-se no site do BCE: http://www.ecb.int/press/pressconf/2010/html/index.en.html (apenas em inglês)

O principal indicador que leva o BCE a mexer na taxa de juro de referência é a inflação. Já há vários meses que ela se mantém abaixo dos 2% que o BCE considera o valor de referência, por isso é que tem tido margem para não mexer na taxa. Se ela se mantiver assim, provavelmente continuarão baixas, para facilitar a recuperação da crise. Se a inflação começar a subir, é possível que o BCE suba as taxas para controlar a inflação.

Podes acompanhar a evolução da inflação também no site do BCE: http://www.ecb.int/stats/prices/hicp/html/inflation.en.html

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

Mas o que faz mexer a taxa são os mercados ao prever muitas vezes com alguns meses de antecedência a subida por parte do BCE.

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa