Ir para o conteúdo
Visitante Cristiana

Amortizar

Recommended Posts

Visitante Cristiana

Olá, parabens pelo o forum e pelo blog que tantas duvidas me tem tirado.

O ano passado contrai o meu primeiro CH no valor de 71.500€ com o spred de 1.2, nessa altura eu e o meu marido estavamos com um contrato a termo que neste momento passo a efectivo, como é uma maior segurança estava a pensar pedir ao banco (montepio) que baixase o spread. Este ano vamos dar o nosso subsidio de natal(1200€) para amortizar a casa e estamos a pensar todos os anos dar uma amortizaçao de 5000€. Acham que o banco me baixa o spred para quanto deveria pedir que baixasse? Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Acham que o banco me baixa o spred para quanto deveria pedir que baixasse?

Se pedires que te baixem para algum valor, que seja para 0% ;D Pode ser que encontrem o consenso a meio caminho ;)

Na prática, acho que os devias abordar sem nenhum valor em mente. Chegas lá e dizes apenas: "a nossa situação profissional é mais estável, já só devemos X% do valor da casa e representamos um risco menor para o banco. Gostaríamos de saber quanto é que isso pode baixar no nosso spread"

Acho pouco provável que o banco mexa em alguma coisa nos dias que correm... mas também depende de quais eram as vossas condições ao certo, quando começaram, não perdem nada em tentar...

Só para relembrar - o banco não pode cobrar nada por fazer essa revisão, mesmo que aprove uma alteração do spread e também não pode contrapor ao abaixamento do spread a contratação de novos produtos que não estejam já previstos no contrato.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Cristiana

Obrigado pela resposta, já me tinham dito que neste momento os bancos não estão a baixar os spreads mas vou tentar em janeiro depois de amortizar.

Obrigado mais uma vez

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Cristiana

Desculpa mas sabeme dizer que valores estão a ser acordados neste momento para os spreads? Como me disse eu não vou propor nenhum numero ao banco mas gostava de saber como estão neste momento os valores.

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Como deves imaginar os spreads variam com alguns factores (montante do empréstimo, relação financiamento/garantia, condições dos contraentes, etc). É difícil sem conhecer os detalhes do empréstimo atirar valores.

Mas do que tem passado aqui pelo fórum, já várias pessoas indicaram que lhes foi apresentado um spread maior que o que tens neste momento. Hoje em dia qualquer coisa abaixo de 1% é um achado!

De qualquer forma, não há como correr os sites da concorrência e fazer umas simulações - se forem melhores que o teu caso servem também para apresentar como argumento quando fores falar com o teu banco.

E se te disserem que não baixam o spread e as condições dos outros forem mais vantajosas, já ficas com metade do trabalho feito para ponderar numa possível transferência ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

De qualquer forma o Montepio nos próximos tempos não te vai baixar o spread, os spreads que tem actualmente de tabela são bem superiores :(

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Speedbird

Aceita a sugestão que te fizeram de falar com o banco , mas se queres mesmo baixar teu spread , passa antes por outros bancos  e faz simulações.

Com elas na mão , aí sim , é que vc deve ir ao seu banco.

Assim é que se negocia com esta gente dos bancos.

Speedbird

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

A sugestão é boa mas neste momento não funciona para os bancos português tirando a CGD. Não tem margem de manobra para baixar os spreads andam é a ver se os sobem a mandar cartas ao pessoal por causa dos produtos contratados.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante ana234

Boa tarde

Será que me podem esclarecer: eu tenho um empréstimo no Millenium BCP, no valor total de 275.000€ (200.000€, credito habitação e 75.000 multivest), em Novembro do ano passado, amortizei 2.500€, durante este ano amortizei 3.500€ (1.000€ de uma vez, mais 2.500€, de outra), quando procedi à amortizações solicitei que me fosse reduzido no prazo, no balcão foi-me comunicado (verbalmente) que tal não era possível, uma vez, que teriam de rever o contrato e poderiam aumentar o spred. Assim, o valor das amortizações é praticamente irrisório, na 1ª amortização a prestação baixou 16.97€, porém este valor não esteve só relacionado com a amortização, uma vez que houve a alteração da taxa de 2.8220% para 2.1380% (ao certo nem sei quanto é que baixou com a amortização), na 2ª amortização de 1.000€, em Fevereiro a prestação baixo 5.19€, na última baixou 7.54€, fiz a amortização do valor mais baixo, ou seja, no de 75.000€. Este credito é em REGIME GERAL-PRESTAÇÃO SUAVE, no prazo de 456 meses, com início em 2008/07/30, o valor em divida neste momento é de 67.416,59€.

Neste momento pretendo efectuar uma nova amortização, no valor de 7.500€, todavia quero amortizar no prazo do empréstimo e ficar com a mesma prestação sensivelmente, como devo proceder para que me reduzam o prazo do empréstimo e se eles referirem que me fazem a alteração do spread, isso é legal?

Agradeço a atenção

Ana

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Neste momento pretendo efectuar uma nova amortização, no valor de 7.500€, todavia quero amortizar no prazo do empréstimo e ficar com a mesma prestação sensivelmente, como devo proceder para que me reduzam o prazo do empréstimo e se eles referirem que me fazem a alteração do spread, isso é legal?

A alteração do prazo é uma alteração ao contrato, isso está certo. Não tem que estar necessariamente ligada a uma amortização, podes pedir isso em qualquer altura.

Como alteração ao contrato que é, o banco é livre de concordar ou não em fazê-la (as alterações ao contrato implicam sempre o comum acordo das partes envolvidas). Agora, como renegociação que é, o banco é livre de fazer uma contra-proposta, sugerindo outras alterações ao seu gosto, para compensar (a tal subida do spread). Naturalmente és livre de aceitar ou não a contra-proposta... Sugestão, faz o pedido à mesma, para ver o que te propõem e depois decide, com base em números concretos.

Quanto ao resto, o regime de prestações constantes é mesmo assim - enquanto a dívida é grande paga-se muito de juros e amortiza-se pouco com cada prestação; à medida que a dívida vai sendo paga, a percentagem de amortização aumenta e a dívida desaparece cada vez mais depressa (e fica menos sensível à flutuação das taxas de juro também). Este factor é tanto mais notório quanto maior for o prazo... e se esse regime de prestações suaves for um em que a prestação vai crescendo com o tempo, então a percentagem amortizada no início é ainda menor.

Pode-te parecer que as amortizações até nem abatem muito ao que pagas, mas repara que, para taxas de 2%, por cada 1000€ que amortizas poupas 20€ de juros por ano.

No blog há um simulador de prestações que podes usar para fazer o tipo de análise a que te referias - por exemplo se simulares apenas uma amortização, sem mudar a taxa, já dá para saber quanto é que a prestação teria reduzido (seja como for, eu não me preocupava muito com isso, são apenas curiosidades matemáticas, pouco mais).

http://www.pedropais.com/creditos/mapa-de-prestacoes-avancado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro cardoso

Olá Pedro.

Antes de mais parabéns pelo blog.

Tenho algumas duvidas em relação ao meu crédito à habitação, pois este foi feito em junho de 2009 na caixa geral de depósitos, num valor de 110000€, com um prazo de 47 anos, em agosto de 2010 amortizei 10000€ e reduziu a prestação, durante o ano de 2011 queria voltar a amortizar no empréstimo um valor de mais ou menos 5000€, mas ao invés de baixar a prestação, queria antes reduzir o prazo, só que aqui é que surge a minha duvida, porque me disseram que ao baixar o prazo, iria mexer nas clausulas do contrato, podendo assim mexer no spead que usufruo neste momento que é 1%.

Como devo agir?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Tenho algumas duvidas em relação ao meu crédito à habitação, pois este foi feito em junho de 2009 na caixa geral de depósitos, num valor de 110000€, com um prazo de 47 anos, em agosto de 2010 amortizei 10000€ e reduziu a prestação, durante o ano de 2011 queria voltar a amortizar no empréstimo um valor de mais ou menos 5000€, mas ao invés de baixar a prestação, queria antes reduzir o prazo, só que aqui é que surge a minha duvida, porque me disseram que ao baixar o prazo, iria mexer nas clausulas do contrato, podendo assim mexer no spead que usufruo neste momento que é 1%.

Como devo agir?

Se de facto está contemplado no seu contrato essa alteração do spread, no caso de pretender diminuir o prazo do crédito, então mais vale amortizar apenas o capital em dívida. Poupa em juros e diminui o valor da prestação!...   :)

Outra hipótese, será procurar na concorrência, mas com esse spread e nas actuais circunstâncias parece-me que é dificil de encontrar melhor.

Se teve de aderir a uma parafrenália de "produtos" na CGD, para usufruir o spread de 1%, na prática pode estar a gerar mais receitas ao banco do que se tiver um crédito à habitação com um spread um pouco mais elevado mas sem tantos "produtos" obrigatórios associados à despesa mensal!...

Nada como ir procurando e expor a sua situação!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa