Ir para o conteúdo
kiki

Declaração de alteração de IRS!!!

Recommended Posts

kiki

Olá

Sou nova no fórum e andava a fazer umas pesquisas relacionadas com o IRS quando, alegremente, me deparei com este fórum ;D caiu direitinho do céu :-*

A minha dúvida é a seguinte......

Legalmente e para termos de irs e afins, estou a viver em casa dos meus pais, no entanto na "vida real" estou há quase dois anos a viver em união de facto e agora tenho uma descendente.

No meu local de trabalho já fiz a alteração para o IRS em como tenho 1 descendente (até aqui tudo bem), no entanto o meu companheiro trabalha na mesma multinacional que eu, mas em estabelecimentos diferentes e querem á força toda que ele declare que tem 1 descendente.

No entanto vamos fazer o irs separado pois "legalmente" não estamos juntos. Ele é mesmo "obrigado" a assinar a folha de alteração de IRS? Quais são as implicações que existem em caso de ter que assinar? Em caso de não ter que assinar, onde me posso "apoiar" legalmente para provar isso perante a empresa?

Obrigado

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Apogeu

No âmbito da incidência pessoal, de harmonia com o disposto no n.º 7 do artigo 13.º, a situação pessoal e familiar dos sujeitos passivos relevante para efeitos de tributação é aquela que se verificar no último dia do ano a que o imposto respeite (31 de Dezembro).

No caso exposto, o dependente não pode, no mesmo ano, simultaneamente fazer parte do agregado familiar da mãe e do agregado familiar do pai, neste caso, terão que decidir, entre ambos, em que declaração irá entrar o dependente, não podendo de modo algum constar da declaração de cada um dos progenitores.

Assim, se têm enviado o IRS em separado, tendo o pai e a mãe um agregado familiar diferente para efeitos fiscais, o pai não deverá declarar que possui um dependente, pois, de facto, em termos fiscais, o filho é considerado dependente da mãe, não do pai.

Cumprimentos

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
kiki

Olá  ;D

Desde já o meu muito obrigada pela resposta que vai valer ouro........queria mesmo era estar no serviço só para ver a cara da "menina dos recursos humanos"....eu sei estou a ser mázinha e comixosa mas as vezes sabe bem..... :D.eheheheheh

tinha quase a certeza que era assim, não tinha era a base legal, pois já tinha lido um post parecido aqui no blog e tinha informado os recursos humanos, mas é claro que tem de ser chapa 5 para todos....nem se dão ao trabalho de ir ver se pode ser diferente.....conforme os casos.

mesmo, mesmo muito obrigada

Obrigada ;)

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa