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  • FORMAS DE POUPAR

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    gm united

    Duvida IRS

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    gm united

    Boa tarde

    Gostava da vossa ajuda...

    Vendi um imovel através de uma imobiliária e com o valor recebido paguei o meu empréstimo ao banco...A minha duvida é a seguinte: Quais os documentos que tenho que apresentar ao IRS?

    Grato pela colaboração.

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    pauloaguia

    Apenas a declaração de IRS.

    Mas precisas de guardar durante 5 anos os documentos que justifiquem os valores que meteres na declaração e que normalmente são:

    * escritura de compra do imóvel

    * escritura de venda

    * comprovativo do pagamento do IMT/SISA da compra do imóvel (é um dos encargos que se pode meter)

    * comprovativo do pagamento dos outros custos com a compra (custos dos registos, por exemplo)

    * recibo da imobiliária (é outro dos encargos que se pode meter)

    * recibos de obras que a casa tenha sofrido nos últimos 5 anos (é mais outro dos encargos)

    * extracto bancário que confirme a amortização do empréstimo

    Se reinvestires as mais valias deves ainda guardar a escritura de compra do novo imóvel.

    Enfim, não é diferente de qualquer outro valor que se meta na declaração de IRS - guardas os comprovativos de tudo e só se algum dia o fisco tos pedir é que os levas lá...

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    Apogeu

    Só uma rectificação.

    "Se reinvestires as mais valias deves ainda guardar a escritura de compra do novo imóvel."

    O reinvestimento não é da mais-valia, mas sim do produto da respectiva venda deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel (vendido), for reinvestido na aquisição de outro imóvel, de terreno para construção de imóvel, ou na construção ampliação ou melhoramento de outro imóvel exclusivamente com o mesmo destino, a efectuar no prazo de 24 meses contados da data da venda (a partir de 2009 - 36 meses), ou na aquisição de outro imóvel ou de terreno para construção, que tenha sido efectuada nos 12 meses (a partir de 2009 - 24 meses anteriores) à alienação, sendo neste caso o produto da venda utilizado no pagamento da referida aquisição. (cfr. n.º 5 do artigo 10.º do CIRS).

    Cumprimentos

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    Miguel Pr.

    Só uma precisão:

    o prazo de arquivo dos documentos em IRS é de 4 anos seguintes àquele a que respeita os documentos.

    Acompanha o prazo de caducidade para liquidação de IRS.

    Só não é assim para os sujeitos que tenham rendimentos da categoria B onde o prazo são os 10 anos civis subsequentes.

    Quanto ao demais, perfeito.

    Apenas faria uma ressalva não basta haver um recibo de pagamento à imobiliária para que a despesa seja aceite. É necessário também que as partes na escritura pública de compra e venda tenham declarado expressamente ter havido intermediação imobiliária, identificando a mediadora em causa.

    Abraço,

    Miguel

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    Apogeu

    Miguel Pr,

    Exactamente.

    Segundo o n.º 2 do artigo 128.º do CIRS, a administração fiscal pode solicitar a apresentação da documentação durante o prazo de 4 anos.

    Quanto aos custos com a imobiliária, a própria escritura tem de fazer referência à intermediação imobiliária.

    Cumprimentos

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