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  • FORMAS DE POUPAR

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    Bruxinha

    SMAS-Pedido de indeminização.

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    Bruxinha

    Olá, venho aqui pedir o vosso auxilio em relação ás leis para estes casos.

    Passo a explicar, na passada 6ª feira a ausência de uma tampa de esgoto devido ás chuvas, resultou em 2pneus rebentados e danos a nível de suspensão. Parei o veiculo, chamei a PSP ao local para fazer o auto, etc, verificaram a situação, confirmaram a ausência da tampa etc.

    Ponto 1- O carro apenas dispõe de um pneu suplente, eu rebentei 2 ,lol.

    Ponto 2- Foi de reboque para a oficina onde está a pagar parque desde 2ª feira.

    Ponto 3- Encontro.me sem meio de transporte.

    Já enviei para os SMAS de Loures:

    Auto da policia/numero de processo.

    Fotos do "sinistro".

    Orçamento da oficina, valor sem o parque...

    Um modelo que os smas dispõe para pedidos de indeminização.

    Tudo enviado por email e depois liguei, onde confirmaram que haviam recebido tudo etc.

    Perguntei como era, qd dava autorização para a reparação? Disseram que devido ao valor teriam de activar o seguro de responsabilidade civil.

    Perguntei se podia alugar um carro e mandar a factura pra eles? Pode mas n garatimos que seja paga,lol

    bla bla

    Hoje dizem-me que o processo ainda não foi para o seguro, e que tenho de esperar. Podia mandar arranjar do meu bolso e depois esperar a ver se eles eram culpados ou não.

    Alguem me sabe dizer como posso acelerar o processo?

    É que não tenho carro, nem tenho o valor que me pedem pra reparar...A oficina vai cobrar parque.

    Preciso de resolver isto imediatamente!

    Obrigda

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    pauloaguia

    É por essas e por outras que se deve ter sempre algum dinheiro posto de lado para estas emergências.

    Até porque, se o acidente foi provocado pelo mau tempo, o mais provável é que eles não tenham culpa nenhuma e tenhas que arcar tu com a maior parte das despesas...

    Começa por meter uma reclamação. Não me parece muito admissível que mais de uma semana depois o processo ainda esteja parado. O facto de apareceres a reclamar pode ser suficiente para, pelo menos isso, começar a andar.

    Se fores sócia da DECO, aproveita para lhes comunicar o caso também, passam-lhes imensos casos destes pelas mãos.

    Quanto ao resto estas coisas demoram sempre muito tempo. Mesmo que fosse para a seguradora ainda hoje, depois eles têm que mandar alguém ao local... eventualmente ainda uma tentativa de sacudir a água do capote...

    Se não tens hipótese de mandar arranjar o carro agora, nem ninguém que te possa emprestar o dinheiro, nem consegues chegar a um acordo com a oficina, se calhar mais vale mandar rebocá-lo para casa, para não ficares a pagar parque - é capaz de sair mais barato...

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    Bruxinha

    A questão é que "tive" dinheiro de parte para estas situações, mas em Agosto foi inspecção, bla bla, revisao, 4pneus novos, suspensao nova.. seguro. Nem vou dizer o valor total porque ultrapassa os 2.500€. Claro, que neste momento não estava à espera de ter de comprar 2 pneus, nem os braços de direcção, nem alugar um carro... e o carro vai para a marca e eles n cobram barato.

    O que eu pretendia saber era se existe algum regulamento / artigo / decreto ou seja o que for em que seja estipulado um prazo máximo para resolução destas reclamações. Eles da parte dos smas dera-me logo razão, alias, o auto da policia e as fotos não deixam duvidas. Só que não me dao ordem de reparação pois não sabem o que o seguro vai decidir.

    Queria formalizar uma comunicação para os SMAS, tipo... de acordo com o dec. lei n... tem o prazo maximo de "x" dias para tomarem uma decisao...

    Não sei se me fiz entender.

    Agradeço desde já a resposta.

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    pauloaguia
    Queria formalizar uma comunicação para os SMAS, tipo... de acordo com o dec. lei n... tem o prazo maximo de "x" dias para tomarem uma decisao...

    Se há legislação nesse sentido desconheço o número.

    Mas a DECO costuma recomendar isso mesmo - o envio de carta registada, pedindo uma resposta no prazo máximo de x dias (eu diria que 5 dias úteis devem ser mais do que suficientes). Agora nunca dizem é quais são as consequências de não haver resposta... :P

    De qualquer forma, acho que a reclamação por ainda não terem enviado o problema para a seguradora se impõem - esse procedimento pelo menos tem de mudar...

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    Bruxinha

    Pois é, desculpem a linguagem, mas a PORRA do processo ainda anda a circular pelos SMAS e ainda não foi enviado à companhia de seguros.

    Agora apresentei direitamente na companhia de seguros deles a reclamação e salvo erro, tem 72horas para contactar com o segurado deles a perguntar o porquê da reclamação.

    Se alguém souber mais algum procedimento que eu possa tomar para apressar o processo agradeço imenso.

    Dia 8 de Novembro faz um mês desde o sinistro, acho que esta demora é que é sinistra. Realmente habitamos na Republica das Bananas...

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    Bruxinha

    Venho actualizar o processo:

    Já se encontra na companhia de seguros do SMAS, a peritagem foi feita no dia 24 de Novembro e AINDA estão a analizar o processo. IRRA que é demais.

    As companhias so sao boas pra cobrar dinheiro!!!

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    Speedbird

    Olá Bruxinha,

    Não sei como te ajudar , mas é uma coisa que pode acontecer a qualquer um de nós.Vai atualizando este tópico , para elucidar as pessoas que por aqui passam , para se lhes acontecer algo parecido no futuro.

    Uma coisa que eu faria diferente de si era mandar o carro para uma oficina mecanica comum , e não para  a marca.Pelos estragos que foram qualquer oficina faz os reparos e bem mais barato.

    Pneus pode comprá-los bem mais barato em www.pneucity.com

    Abraço e Boa Sorte ,

    Speedbird

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    Bruxinha

    Update,

    Lamento so agora vir actualizar este tópico.

    Mas já me pagaram tudo, a seguradora assumiu o prejuizo todo e em Dezembro já tinha o "problema" resolvido.

    Conselhos:

    - Tirem sempre fotos e chamem a policia para tomar conta da ocorrencia.

    - Sejam chatos, mas mesmos chatos, por dia chegava a ligar 2/3 vezes para os smas e seguradora. Todos os dias mandava emails e escrevi nos livros de reclamações.

    -Nos smas disseram-me que fui a pessoa mais rapida a receber o valor reclamado. Tem pessoas de sinistro de 2009 que ainda se encontram a espera. Desloquei-me aos Smas e fiz valer os meus direitos, acabaram por chamar um "superior", fui a seguradora e bati o pé. E tenho a certeza que se fosse fazer como eles indicam ainda hoje estava a chorar pelo dinheiro.

    ;)

    Obrigada

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    pauloaguia

    Obrigado pelo relato. Certamente encorajará outros a lutar pelos seus direitos e perceberem que não é uma luta em vão :)

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