Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Goldenboy64

    Ser fiador: Como me salvaguardar?

    Recommended Posts

    Goldenboy64

    Recentemente o meu irmão separou-se da companheira. Tinham adquirido há 12 anos uma casa a crédito, tendo os pais dela ficado como fiadores na altura. Depois de terem falado, acordaram que o meu irmão ficaria com a casa, mas que o empréstimo ficaria apenas em nome dele.

    Obviamente que o banco exigiu fiadores ao meu irmão para substituir os anteriores. À falta de outras opções, pediu-me a mim. Bom, acho que ninguém gosta destas coisas, porque no fundo certezas a 100% ninguém tem... Mas como o pobre rapaz não tem mais ninguém e não deixa de ser meu irmão, e não tenho nada a apontar-lhe, lá anuí. O contrato deve ser renegociado dentro em breve, pelo que só nessa altura irei assinar os papeis.

    A minha questão é, sabendo que o banco (neste caso BPI) vai procurar salvaguardar ao máximo os seus interesses, pouco se importando comigo, como é que me posso defender (dentro do possível) nesta situação de fiador?

    Já percebi que a maioria dos bancos tem uma cláusula do tipo "Renúncia ao benefício da excussão prévia", que significa que se o meu irmão não pagar a prestação, nem se quer lhe vão tentar ficar com a casa, vão é logo atrás de mim para eu pagar, sem que eu fique com qualquer direito sobre a casa dele, ou que possa exigir que vendam primeiro a casa (é linguagem tão técnica que o zé povinho assina ingenuamente os papeis sem perceber a diferença toda que esta clausula faz!)

    Pretendo enviar carta ao banco a exigir que não haja uma clausula deste género. Será que o banco aceita? Imagino que o banco possa recusar renegociar o empréstimo ao meu irmão e depois lá vai ele fazer pressão psicológica sobre mim que não quer estar a pagar a casa e ela continuar em nome da ex-companheira, blah, blah...

    Mas é completamente diferente, no caso de incumprimento, o meu irmão estar a dever 100.000 euros e venderem a casa e, depois de pagas todas as despesas, eu ter ainda de pagar 20.000 Euros da restante dívida, do que eu ter de pagar 100.000 Euros e não ter direito nenhum sobre a casa...

    Alguém tem dicas de como "pressionar" o banco a aceitar que não venha uma clausula deste género?

    Mais sugestões de como me proteger?

    Claro há sempre a mais óbvia, não ser fiador, mas irmão é irmão e como já disse não tenho qualquer razão para pensar que ele não vá pagar, excepto o facto de ele ser trabalhador independente e de nesta altura de crise o negócio não andar nos melhores dias...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Eu se fosse a ti não lembrava ao banco nada que te possa prejudicar...

    O teu irmão deve é pedir que o banco lhe dê uma cópia tipo do contrato de empréstimo para poder analisar antecipadamente. Aí vocês vêem o que está ou não previsto no contrato. Se existir a tal cláusula de renúncia ao benefício da excussão prévia, aí sim, entram em contacto com o banco e tentam negociar essa cláusula... parece-me ser o mais sensato.

    "Pressionar" os bancos é relativamente fácil - propõem-se-lhes uma subida de algumas décimas no spread ou a contratação de mais alguns produtos em troca de alguma coisa que nos dê jeito a nós... é a isso que se chama negociação. O difícil normalmente é conseguir que a contrapartida que propomos ao banco não seja assim tão má para o nosso bolso...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    CFinanceiro

    Eles vão manter as condições anteriores ao teu irmão?

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Goldenboy64

    Pelo que o meu irmão me diz, sim, pelo menos no que toca ao spread (ele tem 0,4 ou 0,5%, o que é bem inferior às taxas actuais de mercado)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    reis

    Cuidado com este assunto de ser fiador de alguem, seja quem for. eu se pudesse nem era fiador de mim próprio ;D

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa