Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    manovio

    Dúvida nas comissões anuais de gestão

    Recommended Posts

    manovio

    Boas,

    Ando aqui a estudar os fundos de investimento devido a não ter um conhecimento profundo sobre os mesmos, mas gostaria de investir num fundo

    de obrigações e o meu banco (BEST) enviou-me um prospecto de um fundo PIMCO TOTAL RETURN BOND E EUR, de acordo com o meu perfil de risco ( baixo ),

    a minha dúvida é em relação à Comissão de Gestão Anual 1.4% que neste caso este fundo tem, esta comissão é paga anualmente como o nome indica,

    ou é paga quando resgatar o fundo.

    Obrigado

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Uma comissão anual, como o nome indica, é paga anualmente...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    presidentedajunta

    é paga periodicamente que neste caso é anual, portanto ano a ano.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    manovio

    Obrigado pelas respostas.

    Mas há mais ainda e não estou esclarecido neste assunto e daí coloco mais uma dúvida que é a seguinte,

    vamos supor que tenho para esse fundo que referi à pouco 5000 euros para o subscrever, e partindo do principio que o fundo n se valoriza nem se desvaloriza terei de pagar anualmente 1,4% desse montante pergunto eu, insisto para tentar entender melhor o assunto pois a rentabilidade do produto passa também pelas comissões.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    sinbad

    O subscritor (você) nunca vai pagar (explicitamente) as comissões mas vai suportá-las. Ou seja: no exemplo que deu em que passado 1 ano o fundo não valorizou nem desvalorizou por qualquer outro motivo o que vai suceder é que o fundo em vez de valer 5.000 eur vai valer efectivamente 4.930 ou seja vai valer menos 1.4%. Ainda que o subscritor não tenha que desembolsar de forma consciente o valor da comissão, na prática é ele que o está a suportar. Assim, o valor final (ao fim de um ano, por exemplo) do fundo (VF) é igual ao valor Inicial (VI) mais a performance ('P' que pode ser positiva ou negativa) menos as comissões suportadas ©, ou seja, VF=VI + P - C. E sim, concordo consigo: um dos mais importantes determinantes da rendibilidade (Total) de um fundo são as comissões suportadas.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    manovio

    Ainda ando aqui com umas dúvidas em relação às comissões de gestão anual que são as seguintes, como é que vou suporta-las ou seja um ano após a subscrição, descontam-me na conta a ordem?

    Suponhamos que tenho o fundo durante 3 anos será o somatório de cada comissão anual (perfaz um total de 3)?

    Como se processará o pagamento destas comissões.

    Obrigado em avanço pelos os possíveis esclarecimentos.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Tipicamente é como dizes: quando chega a data o valor da comissão é descontado da conta à ordem. Se a comissão é anual então caso o dinheiro esteja investido naquele fundo durante 3 anos, a comissão é descontada 3 vezes.

    De qualquer forma não há como pedir o esclarecimento junto da entidade junto da qual vais comprar os fundos... Pode haver diferenças em alguns casos...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    sinbad

    manovio, como tentei (aparentemente sem sucesso) responder na minha mensagem anterior não há débito nenhum na sua conta. O que há é o accrual (reconhecimento diário) desse custo anual no valor da unidade de participação que é divulgado diariamente, ou seja, você compra uma quantidade X de unidades de participação de um determinado Fundo. Todos os dias é conhecido o valor de cada unidade de participação desse fundo e "dentro" dessa cotação está a subtração da diarização desse custo. Por exemplo, se de um dia para (para dar um exemplo extremo) o valor dos activos - obrigações e/ou acções - que estão dentro de fundo não variassem de valor então o valor da unidade de participação do fundo também ela deveria ser igual à cotação do dia anterior, mas tal não acontece porque vai ser numa base diaria subtraido o valor diario da comissão anuam: no exemplo que estou a dar (em que os activos dentro do fundo valiam o mesmo) a cotação do fundo seria inferior à do dia anterior no exacto valor da diariazação da comissão. Que eu saiba nenhum subscritor de fundos tem de pagar (à parte - com debito na sua conta) a comissão anual de gestão dos seus fundos, está implicito no valor da UP.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa