Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    blablabla2010

    Incumprimento de contrato por parte do cliente, o que fazer?

    Recommended Posts

    blablabla2010

    Trabalho como freelancer e há 2 meses assinei um contrato de prestação de serviços com um cliente sem data definida de fim, apenas com uma clausula que refere que se uma das partes quiser terminar o trabalho deverá dar 2 meses de aviso à outra.

    Agora o cliente enviou-me um email a referir que pretende terminar o trabalho já esta semana, sem ligar ao aviso dos 2 meses e sem me querer pagá-los.

    Estou tentada a ir ao escritório dum bom advogado com o contrato de trabalho e o email que ele me enviou e levar isto por vias legais.

    Precisava mesmo do vosso conselho pois não tenho a certeza de como devo proceder. Obrigada desde já.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    O que prevê o contrato caso essa cláusula não seja cumprida?

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    blablabla2010

    Não prevê nada que esteja escrito no contrato, mas tem clausulas que indicam o seguinte:

    1. Este contrato é válido por tempo indeterminado, podendo qualquer das partes pôr-lhe termo com a antecedência mínima de 2 meses mediante notificação à contra parte, feita por carta registada com aviso de recepção.

    (o cliente enviou-me um email)

    2. Subsistem as causas previstas no Código Civil para a denúncia unilateral dos contratos.

    10º No omisso regem as disposições do Código Civil relativas ao contrato de mandato.

    Agora o cliente enviou-me outro email a dizer que não pretende terminar o contrato mas sim fazer um intervalo no mesmo! Se calhar a ver se eu me chateio e quero ser eu a terminar, assim não me precisa de dar os 2 meses... mas o nosso contrato de trabalho não refere NADA sobre fazer intervalos de tempo não remunerados, por isso ou ele continua o contrato por mais 2 meses dando-me o devido aviso por carta registada ou termina já e paga-me esses 2 meses, penso que será assim?

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    mas o nosso contrato de trabalho não refere NADA sobre fazer intervalos de tempo não remunerados, por isso ou ele continua o contrato por mais 2 meses dando-me o devido aviso por carta registada ou termina já e paga-me esses 2 meses, penso que será assim?

    Não penses, deixa um advogado pensar essas coisas por ti. O Código Civil é grande e cheio de lacunas... se o contrato não prevê nada explicitamente, o melhor é pedir a opinião de quem está por dentro do assunto.

    Agora, nada impede que as duas partes cheguem a um acordo e façam mesmo emendas aos contratos. Penso que tudo depende da relação que queres manter com esse cliente. Pergunta-lhe em primeiro lugar donde vem a ideia de suspender o contrato e tenta também fazer-lhe ver os teus pontos de vista sobre porque é que não te dá jeito... Ah, e se tiverem possibilidade, ter essa conversa presencialmente ou quando muito por telefone - estas coisas raramente se resolvem a bem por email, ou pelo menos demoram muito mais tempo...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    blablabla2010

    Sim, tens razão devo procurar um advogado e ver o que fazer. Agora o cliente afirma que o contrato que assinámos não é licito e isso dos 2 meses não se coloca. Curiosamente quando ele me enviou o contrato para assinar ele é que tinha colocado os 2 meses, não eu.

    Estou um pouco desconcertada com isto pela falta de responsabilidade da parte dele de me avisar dum dia para o outro que vamos fazer um intervalo não remunerado, penso que as coisas não são assim avisadas dum dia para o outro e ainda por cima por email.

    Disse-lhe que nao pretendo aceitar a sugestão do intervalo não remunerado pois tenho responsabilidades financeiras e o contrato não refere nada disso. Também lhe perguntei o que quer fazer, se continuar normalmente, se me dar o aviso dos 2 meses. Consoante a resposta irei consultar um advogado e ver como proceder. Mas não me parece que o cliente queira chegar a um consenso qd afirma que o contrato que assinámos não é licito. Acho isso demais.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa