Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
rtsab

CESSAÇÃO DE ACTIVIDADE

Recommended Posts

rtsab

olá, boa tarde

muito resumidamente: fui para o estrangeiro e pedi uma licença sem vencimento por 6 meses na empresa onde trabalhava (como trabalhador dependente), a qual foi sendo renovada até ao total de 2 anos.

portanto, de Jan 2004 a Jan 2006: licença sem vencimento; ao fim destes 2 anos, rescindi o contrato com essa empresa e até à data não voltei a exercer actividade

(a ultima declaração de IRS que entreguei foi relativa a rendimentos de 2003)

a 28 de Julho de 2010, recebi uma notificação das finanças, dizendo que como não entreguei as declarações de IRS e nao havendo informação do exercicio de actividade ou intençao de a exercer declaram oficiosamente a cesação da actividade com data reportada a 31/12/2009. Para me opor teria 15 dias (que já passaram) para entregar as declarações em falta e, se caso disso, pagar o respectivo imposto, ou entregar a declaração de cessação de actividade.

deverei declarar a cessação da actividade agora, apesar de todos os prazos terem expirado?? e, se o fizer agora, vou ser multada, certo? e em relação aos 2 anos da licença sem vencimento, não poderia ter cessado a actividade pois a intenção era voltar...

e a empresa, não deve informar a SS e as finanças que a pessoa já não trabalha lá? na altura que pedi a licença ainda me fui informar às Finanças mas disseram-me q nao era preciso fazer nada e a partir daí deixei andar, DEMAIS!

alguém me pode aconselhar o que fazer?

devo deixar tudo como está, visto informarem na carta que vão dar a actividade como cessada e visto que não vou abrir actividade nos tempos mais próximos?

agradeço os conselhos!

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

deverei declarar a cessação da actividade agora, apesar de todos os prazos terem expirado?? e, se o fizer agora, vou ser multada, certo?

Acho que não, uma vez que a actividade já foi cessada oficiosamente. Não a podes cessar uma coisa que já foi cessada antes...

e a empresa, não deve informar a SS e as finanças que a pessoa já não trabalha lá? na altura que pedi a licença ainda me fui informar às Finanças mas disseram-me q nao era preciso fazer nada e a partir daí deixei andar, DEMAIS!

Mas provavelmente fê-lo. Só que relativamente à tua actividade dependente.

Quanto à tua actividade independente a empresa não tem de fazer nada, tu é que sabes se continuas a trabalhar ou não...

alguém me pode aconselhar o que fazer?

devo deixar tudo como está, visto informarem na carta que vão dar a actividade como cessada e visto que não vou abrir actividade nos tempos mais próximos?

Se bem percebi não precisas de fazer nada...

Por via das dúvidas, podes sempre confirmar isso junto das Finanças.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa