Ir para o conteúdo
Pedro Pais

Tudo a subir

Recommended Posts

netriver

Estratégia financeira... É uma designação algo empresarial, mas que cada vez mais se aplica ao dia a dia de qualquer pessoa, a necessidade de gerir a vida como se fosse uma empresa, verificar leis tomar notas de gastos e preparar-se para um dia negro no "mercado".

A minha "empresa" vai sendo mantida um pouco com o balanço de salário, consumos como gasolina são bem controlados. Sim sou daqueles que aproveita os cartões passo a publicidade ( modelo /continente , lidl ) e qualquer coisa mais que ajude a reduzir um custo excessivo da gasolina que considero exagerado. A procura pelo produto ( petróleo ) existe. As alternativas só começaram a ser uma prioridade após os aumentos do preço e até existir uma boa alternativa vamos ser um pouco sacrificados com as variações de acordo com o consumo e problemas que surjam.

Ao mesmo tempo o uso das energias renováveis usando produtos biológicos provocou um aumento de preço nos produtos de maior consumo ( pão , açucar ), o aumento do tipo de pão no mercado ( pão de água , pão tigre , pão normal , etc ) separa os recursos para diferentes tipos de produto implica depois um aumento de preço e qualidade que não considero um luxo mas também pergunto se é mesmo necessário. Concentração dos materiais em apenas um produto resultante não iria baixar o preço ? ( Como tudo nos negócios o que cria o produto é a procura. )

Do salário logo no principio do mês separar parte para uma "caixinha" desse modo não existe o erro de gastar em algo que não é preciso. Em casos que o salário é pouco recomendo investir na educação é o único modo de o aumentar, ou então começar a trabalhar a dobrar.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
rmmlourenco

Oi!

No que diz respeito a poupança e redução de gastos supérfluos, o Blog e o Fórum foram de uma ajuda assombrosa!!!  ;D

Com a calculadora de despesas disponibilizada, após alguma afinação para adaptá-la às minhas necessidades, cheguei à conclusão que andava a gastar imenso dinheiro em coisas aparentemente baratas, mas que no fim do mês tempo um peso descomunal.

Aconselho toda a gente a pegar nessa excelente folha de excel, façam o vosso orçamento para o mês seguinte, mantenham-se determinados a gastar apenas o orçamentado (salvo situações de força maior), e vão ver como no fim do mês se nota uma boa diferença.

\m/ (0o) \m/

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Sim sou daqueles que aproveita os cartões passo a publicidade ( modelo /continente , lidl ) e qualquer coisa mais que ajude a reduzir um custo excessivo da gasolina que considero exagerado.

Bem sei como isso é... Para poupar uns trocos estou praticamente "agarrado" ao Continente e Galp.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Hertista

Não é fácil manter a sanidade, não sr! :|

Mas... para o pão acabei por me render à "pádaria lá em casa", ou seja... feitas bem as contas, adquiri uma máquina de pão. Faço um pãozito uma vez por semana e evito a compar de dois a três pães por dia!

Passo a explicar... as contas foram bem feitas.

Para fazer pão gasto a matéria prima, mais consumo energético, mais o custo da máquina dividido em cada utilização no seu tempo de vida útil!

Comprando na padaria, todos os dias, eram cerca de 6 pães que me ficavam por 0.9€ a 1.10€ diário.

Agora, faço um pão por semana e compro apenas dois a três pães por dia.

A grande vantagem é que tenho muito mais liberdade no tipo de pão que como! O que, comprado nas padarias, me obriga ao consumo da fraca qualidade que tenho vindo a sentir!

Quanto ao combustível. Rendi-me à muito às gasolineiras dos Hipers! Chego a ter diferenças de preço, em relação às outras, de cerca de 0.10€... Brutal!!!

E... dedico-me às dicas do Blog! E a outras leituras financeiras!

;)

Um bem haja!

P_H

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Mas... para o pão acabei por me render à "pádaria lá em casa", ou seja... feitas bem as contas, adquiri uma máquina de pão. Faço um pãozito uma vez por semana e evito a compar de dois a três pães por dia!

Passo a explicar... as contas foram bem feitas.

Para fazer pão gasto a matéria prima, mais consumo energético, mais o custo da máquina dividido em cada utilização no seu tempo de vida útil!

Comprando na padaria, todos os dias, eram cerca de 6 pães que me ficavam por 0.9€ a 1.10€ diário.

Agora, faço um pão por semana e compro apenas dois a três pães por dia.

A grande vantagem é que tenho muito mais liberdade no tipo de pão que como! O que, comprado nas padarias, me obriga ao consumo da fraca qualidade que tenho vindo a sentir!

Fala-me lá um pouco mais desta máquina. Já há algum tempo que ando a pensar comprar uma.

- Qual é o trabalho que dá?

- Que tipos de pão podes fazer?

- Quanto tempo demora?

- O pão, depois de feito, fica bom (leia-se "agradável") para comer durante quantos dias?

Abraços e obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
rmmlourenco

Fala-me lá um pouco mais desta máquina. Já há algum tempo que ando a pensar comprar uma.

- Qual é o trabalho que dá?

- Que tipos de pão podes fazer?

- Quanto tempo demora?

- O pão, depois de feito, fica bom (leia-se "agradável") para comer durante quantos dias?

Abraços e obrigado

Deixem-me partilhar convosco a minha experiência pessoal.

Tal como a amiga Hertista, adquiri uma máquina dessa há já muitos meses. Durante os primeiros meses, foi a euforia da máquina nova que acabou por se desvanecer ao fim de algum tempo.

Com esta falatório todo acerca do aumento exacerbado do preço do pão, aliado à já referida falta de qualidade, dediquei-me novamente ao fabrico do pão caseiro.

Desta vez apostei em apenas amassar e levedar o pão na máquina e cozê-lo, no forno. Os resultados tem sido estrondosamente melhores não só pelo formato final do pão mas também pelo controle de cozedura que podemos ter. Cheguei ainda à conclusão que a quantidade de fermento que sugerem nas receitas, é nem mais nem menos que DEZ VEZES superior ao efectivamente necessário para ter um excelente pão.

Pedro, podes fazer qualquer tipo de pão que queiras. Apenas tens que ter à mão vários tipo de farinha, sendo que a Tipo 65 é a mais usada. Depois podes introduzir algumas variantes, do tipo: Comprar farinha integral, de centeio, milho, soja, etc, etc, etc.

O meu pão come-se bem até ao 3º dia (era preciso é que lá chegasse!  :P)

Recomendo.

Para mais qualquer dica estou ao vosso dispor.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Hertista

Pedro.

As máq. de pão estão à venda no mercado com preços a partir dos 39€... até aos cento e qualquer coisa...

Dá para fazer todo o tipo de pão, existem até blog's e foruns de discussão sobre o assunto. Com milhentas receitas e dicas.

Pode fazer-se pão, bolos, doces, massas para outras receitas (pizzas, tartes, etc).

Faz tudo sozinha... ou seja, em determinadas receitas (mais básicas), podes até configura-la para iniciar o trabalho a determinada hora (da noite, por exemplo) e teres o pão quentinho logo pela manhã! Colocas os ingredientes dentro do recipiente... o resto ela faz! :D

O meu pão costuma conservar-se até 4 dias (ou até mais, mas acaba sempre antes de eu saber :D). Logo que a máquina acaba o trabalho dela, eu tiro o pão, deixo-o arrefecer e depois envolvo-o num pano de cozinha e coloco-o na caixa do pão!

A demora na confecção pode ir de 2h30m até 3h e qqr coisa!

A potência da minha ronda os 630W, mas podes saber mais em:http://www.tefal.pt/All+Products/Breakfast/Toasters/Products/Home+Bread/Home+Bread.htm

Ah! Pode assustar o facto do pão vir "parecido" com um pão de forma... eu ainda não experimentei dessa forma, mas já tive conhecimento de pessoas que deixam a máquina fazer tudo e antes dela iniciar a cozedura, tiram a massa, moldam-na e colocam a cozer no forno (que, em termos energéticos, penso que deixe de compensar)!...

E o mais importante está dito!

Cumprimentos

P_H

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Hertista

É isso Rui Lourenço! ;)

Só vi a sua resposta depois de ter enviado a minha!

Tenho de experimentar cozer o pão no forno... mas como já tinha dito anteriormente, os consumos energéticos disparam, não? Principalmente para quem usa um forno electrico (no meu caso)!

...

Cumprimentos

P_H

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
rmmlourenco

Tb tenho essa Tefal!

E as pizzas que eu faço, usando o programa para Massa de Pizza?!... YUUUMMM!!!

/ me drools  :P

Qto aos gastos, ontem usei um medidor de consumos para verificar o gasto com o forno eléctrico. Se aquilo estiver bem programado, gastei cerca de 10 cents, nos 15/20 minutos de cozedura. (tenho que verificar bem as configurações daquilo pra ver se estará correcto, pq pareceu-me pouco).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Bom... digo-vos que esta conversa está cá a dar-me um apetite. Já sei que em breve vou comprar uma coisa dessas.

1º Adoro o sabor do pão acabadinho de fazer

2º Parece que fica bem melhor do que aquele que compramos na rua. Só o durar 3 dias já é uma grande evolução (o que normalmente compro ao final de 12/14horas já está borracha)

3º Posso poupar uns euritos.

Que maravilha  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Joao

Nem a propósito... comprei ontem 1 na promoção do Lidl.

Aproveitei também e comprei 5 quilos de farinha, 5 tipos diferentes.

Testei a máquina mal cheguei a casa... devo dizer que não me arrenpendi...

Sinceramente não fiz as contas se gasto mais ou menos, queria era ter alguma independência no que toca ao pão...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Sinceramente não fiz as contas se gasto mais ou menos, queria era ter alguma independência no que toca ao pão...

E qualidade... Cada vez mais me convenço que comer em casa tem a dupla vantagem de ser mais barato e bem melhor.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Joao

É cedo para dizer, mas se não inventar muito nas receitas, tenho bom pão garantido. O teste que fiz ontem deixou-me hoje o dia inteiro com água na boca....  ;)

E com as receitas que aquilo traz: imagina colocar pedaços de chouriço.... ou passas... há quem diga para misturar com um pouco de mel... enfim... milhentas hipóteses...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Mas em relação ás gasolineiras nos hipers a qualidade do combustível é igual? já ouvi falar muitas vezes que não, e se relamente não for não sei se compensa pagar menos 5/6 centimos e depois pagar um balurdio num motor novo lol, mas gostava de saber se alguêm sabe se realmente a qualidade é a mesma, porque mesmo nas gasolineiras "tradicionais" ha plo menos dois tipos de combustivel (BP Ultimate) (Geforce) etc, que são mais caras porque a qualidade é superior.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
coolzero

Eu andei uma semana a meter numa de um hiper e jurei para nc mais... Meu rico carrinho...

Se se meter só 1 vez ou 2 nem se nota pq há sempre restos e elas misturam-se... Mas depois de o carro tar só a consumir daquela dos hipers nunca mais...

Pelo menos no meu carro não volto a meter dessas gasolinas...

Há por ai teorias que a refinaria é a mesma e coiso e tal mas não... Por mim não...

O meu carro continua a gostar mais da BP... Às vezes meto Galp pq é que a que fica mais em caminho mas nota-se logo...

Enfim... São 120cv esquisitos :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Eu andei uma semana a meter numa de um hiper e jurei para nc mais... Meu rico carrinho...

Se se meter só 1 vez ou 2 nem se nota pq há sempre restos e elas misturam-se... Mas depois de o carro tar só a consumir daquela dos hipers nunca mais...

Pelo menos no meu carro não volto a meter dessas gasolinas...

Há por ai teorias que a refinaria é a mesma e coiso e tal mas não... Por mim não...

O meu carro continua a gostar mais da BP... Às vezes meto Galp pq é que a que fica mais em caminho mas nota-se logo...

Enfim... São 120cv esquisitos :)

Partilho da mesma ideia. Se atestar com a dos hipers o meu carro passado alguns Kms começa a soluçar e até vai abaixo. Quando meto Galp, que é o posto mais próximo isso nunca me acontece.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

Partilho da mesma ideia. Se atestar com a dos hipers o meu carro passado alguns Kms começa a soluçar e até vai abaixo. Quando meto Galp, que é o posto mais próximo isso nunca me acontece.

Eu confesso que ainda não consegui concluir se é real ou se é efeito psicológico. Ainda assim, continuo reticente em aderir aos combustíveis dos hipers.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Hertista

Eu confesso que ainda não consegui concluir se é real ou se é efeito psicológico. Ainda assim, continuo reticente em aderir aos combustíveis dos hipers.

Pois Pedro, não sei!

Cá em casa temos um Renault Clio que, à pelo menos 60 000 Km é abastecido, quase consecutivamente nas bombas dos Hipers Jumbo e carrefour.

Até hoje, nunca detectámos qualquer problema.´

Não me parece que exista algum tipo de fraude na qualidade dos combustives.

É preciso ter em atenção. não abastecer em bombas de pouca movimentação, por causa da condensação de vapores de água. E não abastecer em bombas que tenham acabado de receber combustivel para os depósitos, por causa da movimentação dos detritos e águas existentes.

Não é uma ajuda tecnica a minha, mas é fruto da nossa experiência.

Um bem haja

P_H

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JorgeSilva

Dicas para poupar:

1 - cortar nas chamadas de telemóvel;

2 - cortar o telefone fixo;

3 - não comprar livros e dvd's, pedi-los na biblioteca;

4 - instalar lâmpadas economizadoras;

5 - andar mais a pé e de transportes publicos;

6 - concentrar os seguros de forma a obter desconto nos prémios;

7 - fazer a vossa própria jardinagem e bricolage lá de casa;

8 - fazer a comida em casa;

9 - aproveitar todo e qualquer brinde/desconto de supermercado;

10 - fazer downgrade do adsl, para quê 16Mb quando nem metade se consome?

11 - Deixem de fumar >:(!!!

12 - Não comprem tanta roupa.

13 - em vez de comprar perfumes, coleccionem amostras;

14 - bebam água, faz melhor à saude e é mais barato que sumos e cervejas;

15 - façam exercício em casa e não no ginásio;

16 - mantenham um registo (pode ser numa folha excel) dos vossos gastos;

17 - antes de comprar pensem se querem o produto ou se precisam do produto.

Para já é tudo quanto me lembre.

Venham mais ideias ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
tempest@de

Para os que têm a máquina de fazer pão, as pás misturadoras não ficam incrustadas no pão? São fáceis de tirar ou nem por isso?

Os meus truques para poupar são poucos, aqui vão eles:

- aproveitar os talões, feirões promoções e outros que tais, porque ao contrário do que dizem no anuncio eu só compro aquilo que quero, e se tiver desconto muito melhor.

- levar o pequeno almoço e/ou lanche de casa, sempre são 2 ou 3 € por dia, no fim do mês ainda é bastante.

- eu não faço pão mas faço biscoitos e bolachas, são muito mais saudáveis que os industriais e muito mais baratos, quando faço aproveito para fazer muitos assim aproveito o calor do forno, sai mais económico do que fazer poucos várias vezes.

- sempre que possível uso um programa de baixa temperatura para lavar a roupa, e claro a máquina sempre cheia, nada de meias cargas.

- lâmpadas economizadoras em todas as divisões da casa, excepto na despensa porque não se justifica.

- se vejo alguma coisa que me sinto tentada a comprar paro paro pensar, e se não é mesmo imprescindível deixo a decisão para outro dia, assim evito as compras por impulso, e acreditem funciona bem.

- quanto ao combustível normalmente abasteço na Espanha, pelo que poupo cerca de 15€ por deposito, e quando abasteço é sempre para encher o deposito, acho que mais vale uma viagem à bomba para encher o depósito do que 4  ou 5 para pôr  10€ de cada vez, ou mesmo 5€ como eu conheço pessoas que fazem.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
alves.teix

Com o risco de parecer snob, fico sempre com a ideia que, muitas das vezes, a quantidade de dinheiro que as pessoas têm, é inversamente proporcional, à quantidade de vícios que possuem.

É mais ou menos isto:

"...posso não ter dinheiro para comer, mas não dispenso a minha bica e o cigarrinho..."

ou ..."posso não ter dinheiro para carregar o meu tlm, mas ele é topo de gama, tira fotos, tem mp3, tem gps, etc.."

ou ainda "...posso ver-me aflito para chegar ao final do mês, mas não passo sem a minha tvcabo..."

A minha técnica para poupar baseia-se numa analogia à pirâmide de Maslow. Ou seja, hierarquizar necessidades - à medida que sobra mais dinheiro subo um degrau na pirâmide. Com pouco dinheiro limito-me às necessidades básicas.

Também existe a teoria que o importante não é diminuir os custos, mas sim, aumentar os proveitos. Mas é melhor ficar para outro post.

Cumps

ps. JorgeSilva adorei o teu ponto 13.  :D

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Susana

Sem querer fazer qualquer publicidade, nós aderimos ao Visa Universo. Com uma anuidade de 12.50€ para o 1º titular e 2.50€ para o 2º titular (ou seja 15.00€ por 2 cartões + 0.60€ de IS), nós pagamos todas as contas possiveis com o Universo pois este da-nos 1% de volta em todas as compras. Estes valores são reembolsados no final de cada mês em cheque que pode ser descontado em várias lojas do grupo Sonae, nomeadamente o Continente. Como a maior parte das nossas compras são no Continente, pq é o mais perto da nossa residencia, aproveitamos bem os cheques de reembolso. Posso-vos dizer que somos um casal e por mês recebemos quase sempre um cheque de 12-14€. Além disso, se usarmos em abastecimentos na Galp, o desconto é de 2.5%, o que tb acaba por compensar, fase ao preço das gasolineiras dos Hipers, e Galp é sempre Galp...

Claro que o pagamento do cartão é a 100%, para não termos taxas de juro...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Dicas para poupar:

1 - cortar nas chamadas de telemóvel;

2 - cortar o telefone fixo;

3 - não comprar livros e dvd's, pedi-los na biblioteca;

4 - instalar lâmpadas economizadoras;

5 - andar mais a pé e de transportes publicos;

6 - concentrar os seguros de forma a obter desconto nos prémios;

7 - fazer a vossa própria jardinagem e bricolage lá de casa;

8 - fazer a comida em casa;

9 - aproveitar todo e qualquer brinde/desconto de supermercado;

10 - fazer downgrade do adsl, para quê 16Mb quando nem metade se consome?

11 - Deixem de fumar >:(!!!

12 - Não comprem tanta roupa.

13 - em vez de comprar perfumes, coleccionem amostras;

14 - bebam água, faz melhor à saude e é mais barato que sumos e cervejas;

15 - façam exercício em casa e não no ginásio;

16 - mantenham um registo (pode ser numa folha excel) dos vossos gastos;

17 - antes de comprar pensem se querem o produto ou se precisam do produto.

Para já é tudo quanto me lembre.

Venham mais ideias ;)

Já cumpro os pontos, 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 14, 15, 17, o que quer dizer que não tenho muito mais por onde cortar, por isso ou estou a ficar rico ou defenitivamente pobre. loooooooooool

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JorgeSilva

Uma coisa que acho fundmental é o que mencionei no ponto 16.

A coisa mais fácil do mundo é o dinheiro literalmente desaparecer da nossa carteira sem que disso nos damos conta.

Ainda outro dia, um cliente entregou-me 72,60€. Não os depositei. Passado pouco tempo já só tinha 10€ na carteira. Para onde foram os 62,60€??

Tentei recriar os meus passos..

ora bem...estive na SportZone, comprei isto, fui à worten comprei aquilo, passei na Springfield comprei uma camisa.....total disto 43,5€. Então e o resto? Raios...já não me lembro!!!

Ora bem, eu tenho uma folha excel onde registo todos (ou quase) os recebimentos e gastos que temos. E, ao final do ano, esse registo serve como orçamento para o ano seguinte.

Assim, sei exactamente para onde vai o meu dinheiro, como poupar num ou noutro item se for caso disso e qual é a minha poupança mensal.

Á falta de melhor, coloquem aqui o v/ mail que eu enviarei a folha que eu utilizo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa