Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    bairro

Pagar o IMI...

Recommended Posts

bairro

Pelo que sei todas as casas novas tem isenção de IMI durante 6 anos...

1º a minha casa foi avaliada em 289mil €, com este valor tenho direito a isenção? é que disseram que a partir de certos valores não se tinha direito.

2º existe possibilidade de calcular o IMI?

Obrigado

pauloaguia

Nem todas as casa têm direito a isenção.

Quanto ao resto das dúvidas, podes tirá-las aqui: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6040/604015/article.jhtml?articleID=2301 ; e sobre isenções aqui: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6040/604015/article.jhtml?articleID=2324

Para além do simulador do Millennium podes também consultar o site das declarações electrónicas, ver a taxa aplicada no teu concelho e multiplicar pelo valor por que o teu imóvel foi avaliado. É mais simples usar um simulador que já leve tudo isso em conta ;)

bairro

O valor do meu imóvel é o valor da escritura e não da avaliação dada pelo banco certo?

o valor a escriturar irá ser cerca de 190.000€ segundo o simulador só irei ter isenção de 3 anos... isso é deveras muito pouco.

Com a alteração de lei que vem aí estes anos irão mudar?

coolzero

Parece-me que se for para mudar será certamente para menos...

Ter 3 anos já não é mau porque podias não ter nenhum...

pauloaguia

O valor do meu imóvel é o valor da escritura e não da avaliação dada pelo banco certo?

o valor a escriturar irá ser cerca de 190.000€ segundo o simulador só irei ter isenção de 3 anos... isso é deveras muito pouco.

Com a alteração de lei que vem aí estes anos irão mudar?

Nem um nem outro. É o valor pelo qual as Finanças te avaliarem a casa. Podes tentar estimar quanto é que isso vai ser usando o simulador do site das declarações electrónicas. Há por aí um tópico com alguns detalhes sobre isso: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,259.0.html

Pipocas

bairro  :)

Quem tem isenção de IMI não são as casas novas mas sim os titulares das casas.

Eu por exemplo, comprei uma casa nova há 2 meses. Já não vou ter direito à isenção do IMI porque já a tive 2 vezes. (n.º 9 do art. 42.º do EBF).

Se soubesse o que sei hoje, não teria pedido a isenção do IMI quando comprei a 2ª casa, dessa forma, poderia pedi-la nesta que foi bem mais cara. :'(

bairro

LOL...

Bom não ajudaste muito...mas pelo menos fico mais informado.

A ideia é manter a casa para a vida toda...se possível. Só irei mudar se me sair a sorte grande pois gosto imenso da casa e está feita a meu gosto :P

de qualquer maneira já fiz outra simulação no site da finanças e brincando com os valores talvez consigo os 6 anos (no novo modelo 8) mas isso não irá depender de mim certamente por isso aponto para os 3 a 4 anos.

bairro

Mais uma questão...

Vou escriturar a casa breve e estou na duvida se Para efeitos de IMI vale mais fazer a escritura em Janeiro do próximo ano?

Alguém me pode  esclarecer nesta questão?

Obrigado

pauloaguia

O IMI é devido conforme a situação da casa no dia 31 de Dezembro do ano anterior. Se em 31 de Dezembro ela já for tua, tens que pagar; se ainda não for só pagas no ano seguinte.

Imagino que para as isenções (caso vás pedir isenção) os prazos contem da mesma forma.

A meu ver, pode valer a pena tentar adiar a escritura para Janeiro, sim. Isto partindo do princípio que a consegues aguentar durante tanto tempo sem o vendedor se importar (até porque isso terá certamente impacto nas contas dele também)

bairro

pois era o que pensava...

Tenho de tentar chegar a um acordo com ele. para ver se dá!! sempre é mais uma ano de isenção.

Pipocas

bairro :)

Se a pessoa a quem vais comprar a casa for um particular, nesse caso,  é ele que vai pagar o IMI relativo ao ano de 2008.

Se vais comprar a um construtor e a casa for nova, eles têm, salvo erro, 3 anos de isenção deste imposto.

Pipocas

Uma situação muito importante em relação ao IMI que aconteceu comigo.

Fiz o contrato de promessa de compra e venda em Setembro. A Escritura foi realizada no dia 30 de Dezembro. Requeri isenção de IMI. Foi-me concedida, mas esse ano contou todo para a isenção do IMI, ou seja, perdi um ano de isenção, apesar de ser proprietária da casa apenas 2 dias desse ano.

Por esta razão, quem tenha realizado o Contrato Promessa Compra e Venda por estas alturas, aconselho a atrasar a marcação da Escritura para o inicio do próximo ano. ;)

Vampire

Por acaso foi isso mesmo que fiz...

Fiz o contrato de promessa de compra e venda a apontar para Janeiro.

Só espero que os registos e bancos não entupam nessa altura  ;D

Mas creio que bem falado consigo ter a casa antes da escritura.

Guest António José Gomes

Boa tarde,

A minha dúvida tem haver com pagamento do IMI sobre uma casa que é uma herança indivisa, para 2 irmãos. No caso dos irmãos ou herdeiros não pagarem o IMI, as Finanças penhoram a casa (herança), ou as contas, créditos, vencimentos, etc, etc.. particulares dos herdeiros?  A existir uma penhoraesta incide sobre a herança ou sobre os coisas e contas particulares dos herdeiros?

Cumprimentos,

ABCD

Boa tarde,

A minha dúvida tem haver com pagamento do IMI sobre uma casa que é uma herança indivisa, para 2 irmãos. No caso dos irmãos ou herdeiros não pagarem o IMI, as Finanças penhoram a casa (herança), ou as contas, créditos, vencimentos, etc, etc.. particulares dos herdeiros?  A existir uma penhoraesta incide sobre a herança ou sobre os coisas e contas particulares dos herdeiros?

Cumprimentos,

Nesta fase, o pagamento do IMI deverá ser pago pelo cabeça de casal. Mais tarde, com a partilha da herança deverá haver um acerto de contas.

O não pagamento de uma prestação ou de uma anuidade, no prazo estabelecido, implica o imediato vencimento das restantes, sendo devidos juros de mora nos termos do artigo 44º da Lei Geral Tributária.

Guest António José Gomes

Mas se o pagamento não existir e se as Finanças avançarem para penhora, esta incidirá sobre a herança, ous bens particulares dos herideiros? EEsta é a minha dúvida

ABCD

Mas se o pagamento não existir e se as Finanças avançarem para penhora, esta incidirá sobre a herança, ous bens particulares dos herideiros? EEsta é a minha dúvida

Em primeiro, incidirá sobre o património da herança!...

Guest António José Gomes

Nessas situações as Finanças procedem á venda dos imóveis, sob penhora?