Ir para o conteúdo
hbras

Comissão de Dossier Crédito Habitação

Recommended Posts

hbras

Gostaria de obter mais informações relativamente à legalidade de um banco me ter debitado uma comissão de dossier de um processo de aprovação de um empréstimo habitação, sem que tivesse preenchido e assinado o documento de formalização do processo.

Segundo o meu entendimento, e uma vez que é neste documento que os clientes autorizam os bancos a debitarem as suas contas pelas comissões administrativas dos processos, esta situação não cumpre os requisitos legais.

Tentei pesquisar legislação sobre esta situação mas sem sucesso.

Obrigado a todos.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Mas tu sabias ou não que o processo de aprovação tinha sido iniciado? É que o banco costuma pedir uma série de papelada, não é muito fácil despoletar o processo "por engano"... Essa comissão costuma ser sempre devida, independentemente do crédito vir a ser aprovado ou não...

De qualquer forma, se achas que foi injustamente cobrada, não há como usar o livro de reclamações

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

Mas tu sabias ou não que o processo de aprovação tinha sido iniciado?

É a pergunta certa! ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hbras

Boas,

Sabia efectivamente que o processo tinha sido iniciado.

Mas como em qualquer outro processo de crédito, este só deveria ser considerado a partir do momento em que o cliente assina o formulário do mesmo.

De seguida está um trecho do formulário de adesão a este produto:

Declaro(amos):

- corresponderem inteiramente à verdade os dados e elementos constantes desta Proposta de Empréstimo;

- aceitar todos os requisitos e condições deste produto de que tomámos inteiro conhecimento;

- autorizar o Banco:

- a debitar a minha/nossa conta de suporte anteriormente indicada, de todas as despesas inerentes a esta Proposta, nomeadamente:

- Despesas de avaliação, dossier/ administração e vistoria do imóvel;

Como nunca me foi dado a assinar este formulário, nem me foram apresentadas as condições financeiras do mesmo, julguei que não haveria legitimidade para me ser cobrada qualquer comissão.

Sempre pensei que o Banco deveria aguardar pela minha decisão.

O que gostaria que me esclarecessem era se esta minha ideia está errada, e se a partir do momento em que o banco tem em seu poder a nossa documentação, está nos plenos direitos de cobrar esta comissão.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hbras

Este problema foi originado precisamente pelo pessoal do balcão, que justificam que eu ao ter enviado a documentação por mail, não torna necessário o preenchimento do documento para início do processo. Sendo que eu ao enviar os meus dados salariais, contratuais e de IRS, foi com o intuito de que em 1º lugar me fosse apresentado uma proposta financeira para a obtenção do crédito. O que fiz com outros bancos, sem nunca me terem cobrado nem sequer mencionado comissão nenhuma.

Não entendo como é possível alguém ter um crédito aprovado e uma comissão de dossier debitada sem sequer saber as suas condições financeiras.

Se existem regras, conforme dá a entender a necessidade de que um cliente dê a sua expressa autorização para que estes processos se iniciem através de uma assinatura num documento, estas são concerteza iguais para bancos onde se tenha ou não conta aberta.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

É por essas e por outras que a burocracia não pode desaparecer de um momento para o outro :)

Se trataste de tudo por mail é capaz de ficar mais fácil resolver a situação. Relê atentamente os mails que trocaste com o banco. Se em nenhum deles é dada indicação de que o processo vá avançar talvez consigas que aceitem os teus argumentos.

Se o banco se mostra irredutível, apresenta reclamação directamente junto do BdP, no portal do cliente bancário: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/default.aspx

Anexa os mails que trocaste com o banco para reforçar o teu caso.

Nesse site encontras também a legislação que se aplica ao sector bancário, não garanto é que encontres algo a dizer exactamente o que procuras...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

Pois não deve encontrar. Se achas que de facto estão agir de má fé só tens de passar isso para o livro de reclamações muito bem explicado para não deixar dúvidas.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

Obrigado a si por cá vir dar o testemunho e assim fazer perceber que não nos devemos sujeitar ás "leis" dos bancos ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante André

Boa tarde a todos,

Aconteceu-me o mesmo! Tentei transferir o meu crédito habitação para o Santander e o processo não se finalizou devido à avaliação incorrecta que foi feita ao meu imóvel.

Tiraram metros quadrados à minha casa e não contaram com o logradouro. Pedi uma 2ª avaliação e não deu em nada... 

Após cancelar a conta, debitaram-me 280€ da comissão de Dossier...! 

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa