Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
becas

Mais valias na construção de casa própria

Recommended Posts

becas

Tenho que declarar este ano mais valias e estou completamente baralhada...

Primeiro - é verdade que para preencher o modelo G só posso entregar a declaração na 2ª fase (que começa a 16 de Abril)? Só tenho rendimentos de trabalho dependente.

Segundo - vendi um apartamento em 2009 e construí uma casa. O terreno tinha sido comprado em 2007, a construção começou em 2008 e concluiu-se em 2009. Como posso pôr isto no IRS - qual o valor de reinvestimento que posso considerar? No caso da compra de uma casa, é simples, mas neste caso qual o valor da casa? A avaliação das finanças (se for assim prejudica-me porque é inferior ao valor do empréstimo)? A avaliação do banco? As despesas de construção da casa, devidamente comprovadas?...Grrr....

Obrigada desde já por toda a ajuda.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Se tens mais-valias não tens rendimentos só de trabalho dependente (as mais-valias são rendimentos) por isso sim, é verdade que deves entregar na 2ª fase.

Podes considerar todas as despesas devidamente comprovadas (custo do terreno incluído) até 2 anos antes da venda da casa. Se tiveres comprado o terreno em Janeiro de 2007 e vendido a casa em Junho de 2009 já não podes entrar com o custo do terreno. Mas se o terreno só foi comprado em Dezembro de 2007 já podes... Mas se, ao não entrares com o custo do terreno, a avaliação das finanças (da casa toda) for maior do que a do custo das obras, então o que conta é a avaliação das Finanças.

Dá uma vista de olhos nesta página: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
becas

Obrigada pela resposta.

Ainda bem que tenho mais um tempinho para pensar no preenchimento deste maldito anexo G. Já não me lembro do mês em comprei o terreno, mas acho que foi antes de Maio de 2007 (fiz a escritura da casa que vendi em Maio de 2009). Mais um azar... Já me estou a conformar com a ideia de ter de pagar mais valias...apesar de efectivamente todo o dinheiro do apartamentto ter ido para a casa nova. Há 12 atrás, os empreiteiros pressionavam muito os compradores para escriturar as casas muito abaixo do valor real e eu, novita como era, fui na onda...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Obrigada pela resposta.

Ainda bem que tenho mais um tempinho para pensar no preenchimento deste maldito anexo G. Já não me lembro do mês em comprei o terreno, mas acho que foi antes de Maio de 2007 (fiz a escritura da casa que vendi em Maio de 2009).

Tens essa informação toda disponível no Portal das Finanças...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
becas

Já vi e a venda do terreno foi em Abril :P Não estou mesmo a ver como escapar às mais valias, embora seja uma injustiça não conseguir provar que reinvesti o dinheiro na casa nova...

Outra coisa: se apresento mais despesas do que avaliação das finanças, isto não me pode causar problemas? Seria muito pior reavaliarem-me a casa e retirarem-me a isenção do IMI do que pagar as mais valias!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Outra coisa: se apresento mais despesas do que avaliação das finanças, isto não me pode causar problemas? Seria muito pior reavaliarem-me a casa e retirarem-me a isenção do IMI do que pagar as mais valias!

Se as despesas estiverem devidamente documentadas, que tipo de problema é que havias de ter?

De qualquer forma, confirma junto das Finanças exactamente o que é que pode ser considerado reinvestimento ou não. Tenho ideia que tens de pedir uma avaliação agora, tipo marco de que a casa está terminada; vai na volta, podes considerar tudo a partir dessa data...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
becas

Eu tenho despesas comprovadas da construção da casa, como é evidente, mas devem ser inferiores (ou semelhantes) ao valor do crédito bancário. O que fiz ao dinheiro da casa? Grande parte serviu para pagar o que faltava do terreno (tinhamos feito um crédito pessoal para isso), outra parte foi pagando coisas das quais não tenho factura.

Quanto à avaliação da casa, depois de terminada, já foi feita pelas Finanças. Deu um valor muito baixo, que me surpreendeu até, mas não tenho interesse nenhum em "levantar a lebre". Por isso comentava que eles podem cruzar os dados, ou seja, ver que a casa está avaliada em 10 mas afinal a sua construção custou 20. Percebes agora?...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa