Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
bolsacurta

Subsidio de Desemprego

Recommended Posts

bolsacurta

Ola Boa noite

Sera que ainda posso pedir subsidio de desemprego?

Tenho cerca de 15 anos de descontos para a Segurança Social , os ultimos descontos são referentes a  2008 em

2009 frequentei um curso de formação profissional onde recebi-a uma bolsa de formação + subs.alimentação nunca

pedi subsidio de desemprego . Hoje vi no Jornal da noite da TVI que o prazo para efectuar o pedido de subsidio de desemprego

foi alterado e como eu estou inscrito no Centro de Emprego a ja algum tempo , gostaria se alguem me sabe dizer mais alguma coisa.

Se posso requer agora o pedido de subsidio de desemprego?

Agradeço desde ja a todos a v/atenção

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

"É «desproporcionado» recusar a atribuição da totalidade do subsídio de desemprego a quem não tenha efectuado o pedido no prazo estipulado por lei. Assim entendeu o Tribunal Constitucional ao avaliar um caso de uma beneficiária da Segurança Social de Bragança que viu o seu requerimento rejeitado."

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/desemprego-subsidios-de-desemprego-tribunal-constitucional-seguranca-social-prestacoes-sociais-agencia-financeira/1153085-1730.html

Não sei qual é o impacto disto mas não há como ir à SS, apresentar esta notícia e perguntar... Claro que enquanto não sair legislação a explicar como é calculada a duração ou o montante do subsídio nesses casos, dificilmente será diferido o pedido... mas quanto mais cedo fizeres o pedido, provavelmente mais direitos terás, caso te venha a ser atribuído...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

Bolsacurta, o prazo para pedir o subsidio de desemprego NÃO foi alterado, mantém-se em 90 dias após a situação de desemprego. O que aconteceu foi que a Seg Social RECUSOU o subsidio de desemprego a uma beneficiária, no Norte, que não respeitou este prazo. E os Tribunais, nomeadamente o Constitucional, o que vieram dizer foi o seguinte: se um beneficiário pedir o respectivo subsidio de desemprego DEPOIS destes 90 dias PERDE as prestações respectivas PARA TRÁS da data desse pedido, mas não as FUTURAS  a que tenha direito. Ou seja, se por hipótese uma pessoa tem direito a 30 meses de subsidio e em vez de o pedir nos tais 90 dias o for pedir passados 20 meses, p.ex., ela irá receber o subsidio mas só daí para a frente até completar os 30 meses, perdendo o atrasado desde os 90 dias, a que teria direito se o tivesse solicitado dentro do prazo legal. Parece-me uma sentença justa, pois se o não foi pedir atempadamente é porque não tinha grande necessidade. Evidentemente que ao pedi-lo, mesmo com atraso, tem que preencher as condições necessárias para o ter, o que também parece sensato.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa