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  • FORMAS DE POUPAR

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    elbmurcs

    Seguros de capitalização

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    elbmurcs

    Olá.

    Propusera-me no BES 2 produtos, que vim a saber serem seguros de capitalização, que tem taxas muito atractivas, mais altas do que qualquer depósito a prazo.

    As subscrições são limitadas e mensais, e a última (Julho) apresentava as seguintes taxas:

    Euro Aforro 12 meses: 4,95% liquidos

    Poupança Plus 18 meses: 5,1%

    Esta foi a única nota que consegui do banco, porque não existem prospectos.

    Múltiplos de 58,42€ (cada acção=

    Retorno Estimado:

    - Resultante da diferença entre a cotação estimada para a data de venda (63,03989 €) e a cotação de compra (58,4€), o que equivale a 4,9% por ano.

    Pelo menos garante essa taxa, pode dar mais qualquer coisa mas não deve fugir muito desses valores. Visto que é um produto que envolve a CMVM, esta deve disponibilizar o prospecto, certo?

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    pauloaguia

    Em primeiro lugar, se é o banco que comercializa o produto é ele que é obrigado a apresentar aos clientes o prospecto informativo. Nem que seja uma fotocópia!

    Se não te derem nada por escrito, pede o livro de reclamações.

    Quanto aos produtos, sem detalhes não queria fazer grandes apreciações.

    Perguntas a fazer ao banco:

    * se há alguma garantia do capital investido ou se podes vir a perder dinheiro. Não quer dizer que venhas a perder dinheiro mas deve-se sempre entrar num investimento com conhecimento de todos os cenários possíveis. Da mesma forma, pergunta se há um máximo de rendibilidade.

    * quais os fundamentos para a estimativa de valorização apresentada.

    * pergunta pela possibilidade de movimentação antecipada. Tudo bem que estás de boa fé a pensar entregar o dinheiro à guarda deles durante o tempo de vida do produto. Mas nunca se sabe o dia de amanhã e mais vale saber agora ocm o que podes contar do que ter que andar a informar-te disso numa altura de necessidade em que as tuas preocupações sejam outras.

    * normalmente há comissões envolvidas nesse tipo de produtos. Qual o seu valor? A rendibilidade apresenta já as leva em conta ou foi calculada sobre o valor efectivamente entregue (deduzido das comissões)?

    Assim de repente é o que me lembro. A taxa só por si (ainda por cima quando é estimada) não é um bom factor de decisão, sem se conhecer o que a pode influenciar...

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    elbmurcs

    Não tenho à vontade para pedir o livro de reclamações, tenho boas relações com o banco. Acho que não é preciso ser tão extremista. Por vezes, ser um bocadinho mais low profile tem os seus frutos, e vou tentar pedir de novo o prospecto.

    Mas julgo que é claro a má fé dos bancos em enganar os clientes, e a pressão das chefias sobre os gestores para vender produtos, escondendo informações aos clientes. Não há um banco ideal, é preciso ter o olho bem aberto.

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    elbmurcs

    Ora bem, já aqui tenho o prospecto do produto do BES.

    Chama-se TOP Renda 7 Julho 2008 360º 14 meses 4ª Série

    Compra de acções ao valor de 10,69€ e venda ao valor de 11,32499€

    Como é acções e ultrapassa 1 ano, não tem impostos, daí o interesse do rendimento.

    Rendimento garantido de 6,31% TANB (equivalente, para termos de comparação), ou 5,048% líquidos anuais. Julgo que é difícil de bater em produtos garantidos a um ano. Corrijam-me estiver enganado nos valores.

    E no início do mês tiveram produtos semelhantes a 18 meses com taxas ligeiramente superiores.

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    pauloaguia

    Como é que garantem a venda de acções a um determinado valor? Isso parece suspeito.  :-\

    Tem comissões? Em caso afirmativo, as rendibilidades apresentadas entram em conta ocm elas?

    Há alguma expressão do tipo "rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras"?

    O que acontece se precisares de movimentar o dinheiro antes dos 14 meses?

    Quando a esmola é muita o santo desconfia. Mas isso não quer dizer que não seja um bom produto, só que é preciso estar um pouco mais atento que de costume...

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    elbmurcs

    Não tem comissões. Em caso de movimentação antecipada perde-se o juro. Não tem essa expressão.

    De facto, vendo bem as coisas o que o gestor me deu para a mão não foi bem um prospecto, é uma folha para assinar com o valor de compra e venda das acções.

    Isto tá a cheirar muito mal, mas eu não consigo arranjar o prospecto em lado nenhum e a subscrição acaba amanhã!

    Fui a outro balcão BES mas era uma agência rápida, como isto é um produto 360º não conseguiram sequer aceder à ficha do produto. Vou tentar ir a um balcão grande como o meu.

    Visto que é uma coisa que tem de ser comunicada à CMVM, será melhor falar com eles?

    Não queria armar barraca no banco, nem com o gestor.

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    pauloaguia

    Isto tá a cheirar muito mal, mas eu não consigo arranjar o prospecto em lado nenhum e a subscrição acaba amanhã!

    Fui a outro balcão BES mas era uma agência rápida, como isto é um produto 360º não conseguiram sequer aceder à ficha do produto. Vou tentar ir a um balcão grande como o meu.

    Visto que é uma coisa que tem de ser comunicada à CMVM, será melhor falar com eles?

    Não queria armar barraca no banco, nem com o gestor.

    Se tens dúvidas qual é o problema de ir ao banco esclarecê-las? Não vejo em que é que isso seja armar barraca... :-/

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    elbmurcs

    O gestor não me fornece as informações devidas.

    Chegar ao banco e apresentar uma reclamação dá muito filme, náo é o meu estilo. Já telefonei para a CMVM e aconselharam-me a enviar um mail para o apoio cliente.

    Antes vou tentar ir a outra agência.

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    pauloaguia

    O gestor não me fornece as informações devidas.

    Chegar ao banco e apresentar uma reclamação dá muito filme, náo é o meu estilo. Já telefonei para a CMVM e aconselharam-me a enviar um mail para o apoio cliente.

    Antes vou tentar ir a outra agência.

    Desta vez não falei em reclamações. Só em colocar questões ao gestor para ele responder :)

    O BES não tem daqueles serviços centrais de atendimento ao cliente? Frequentemente sabem prestar melhores informações por esses canais especializados...

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    elbmurcs

    Serviços centrais? Por atendimento telefónico? Não sei do que estás a falar.

    Bom, não interessa porque hoje consegui resolver a minha situação, fui a outra agência BES e descobri que o produto não garante o capital em caso de resgate antecipado, portanto só funciona como um depósito a prazo em caso de não-resgate.

    Numa mobilização antecipada, o valor das acções é uma incógnita e está quase sempre abaixo do preço de compra. E poderá ter elevadas comissões nesse caso.

    É uma aplicação para quem pode não precisar do dinheiro durante 1 ano, que não é o meu caso.

    Para o meu caso, julgo que o Dprazo é o melhor. Em caso de resgate, só perco o juro sobre o que levanto e o resto continua a render.

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    pauloaguia

    Serviços centrais? Por atendimento telefónico? Não sei do que estás a falar.

    Uma pesquisa rápida no site do BES levou-me a esta página com a lista de contactos para fazer sugestões, apresentar reclamções ou simplesmente tirar dúvidas: http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=25781B39-9954-4A70-BC37-B05AA0F0A93A&parentNode=6846#

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    elbmurcs

    A odisseia ainda não acabou.

    No outro balcão disseram-me que em caso de resgate, o capital não era garantido. Só funciona como Dprazo se ficar até ao fim do tempo de contrato.

    Segundo o outro balcão:

    resgate: sujeito à cotação das acções na altura, quase sempre mais baixas

    fim do prazo: juro garantido, como um depósito normal

    _______________________

    No meu balcão, o gestor reitera que o produto garante o capital em caso de mobilização, isto é, funciona tal e qual como um Dprazo.

    Estou sem saber o que fazer, e o mais provável é subscrever o produto.

    Sobre esses canais, há uns dias atrás já telefonei para essa linha e não sei se perguntei isso do resgate. Vou tentar isso e depois desisto. Talvez telefone para a Proteste Poupança de manhã.

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    Guest P

    Boa tarde,

    Gostava de saber se subscreveu esse produto e se recebeu capital e juros garantidos pelo o BES.

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