Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Casado Único Titular

Lazev

Recommended Posts

Sou funcionário publico a descontar como casado 2 titulares, recentemente a minha esposa ficou desempregada. Mantenho essa base de tributação ou passo a casado, um titular, mesmo ela estando a receber subsidio de desemprego?

Podes passar a 1 titular. Quando ela arranjar emprego voltas a mudar a situação...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 108
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

24

• Ra

7

• Tax Sniper

4

Estou com uma duvida sou casada mas gostaria de fazer o irs em separado.

que coloco? solteira ou casada?

Este ano só podem meter declarações em separado se estiveram separados de facto (há uma opção para isso, mas têm que estar preparados para provar que era mesmo essa a vossa situação).

Só a partir do próximo ano é que a regra são as declarações em separado, podendo os casados e os unidos de facto optar por meter uma declaração conjunta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Sou casada, trabalho por conta de outrem, o meu marido está reformado desde maio 2015, como deve ser considerado na tabela  de Irs  2015?
    Uma vez que os reformados também pagam IRS eu diria que continuas a fazer retenção na fonte pela tabela de casada 2 titulares.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MiguelSilva

Boa Noite,

Com a pressão da entidade patronal de declarar-mos se efetivamente devemos estar na Tabela Casados 2 Titulares ou Casados 1 Titular com a nota que se não dermos a informação correta incorremos de multas, eu tenho a seguinte particularidade para a qual peço vossa ajuda:

Eu Trabalho recebendo rendimentos de Trabalho Dependente, no entanto a minha Esposa está desempregada recebendo no entanto rendimentos Prediais por uma casa que recebeu dos pais e que está arrendada com contrato e respetivos recibos.

A questão reside no seguinte:

- Se optar-mos por englobamento dos rendimentos Prediais sou Obrigado a atualizar para Casado 2 Titulares?

- Se optar-mos pelo não englobamento dos rendimentos Prediais posso manter como Casado 1 Titular?

- Torna-se indiferente, posso manter-me como Casado 1 Titular e no momento de entregar o IRS logo opto ou não pelo englobamento dos rendimentos prediais com respetivo acerto nos valor a receber/pagar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu Trabalho recebendo rendimentos de Trabalho Dependente, no entanto a minha Esposa está desempregada recebendo no entanto rendimentos Prediais por uma casa que recebeu dos pais e que está arrendada com contrato e respetivos recibos.

A questão reside no seguinte:

- Se optar-mos por englobamento dos rendimentos Prediais sou Obrigado a atualizar para Casado 2 Titulares?

- Se optar-mos pelo não englobamento dos rendimentos Prediais posso manter como Casado 1 Titular?

- Torna-se indiferente, posso manter-me como Casado 1 Titular e no momento de entregar o IRS logo opto ou não pelo englobamento dos rendimentos prediais com respetivo acerto nos valor a receber/pagar?

Se ela é titular de rendimentos, independentemente de optarem por os englobar ou não, eu iria pela opção de Casado 2 titulares.

Pelos vistos desapareceu a ressalva que existia em anos anteriores de se poder considerar único titular desde que auferisse mais de X% dos rendimentos, e como o fisco anda a implicar bastante com isso, a julgar pelos vários relatos aqui no fórum, acho que é a opção que evita mais problemas... quando meterem a declaração de IRS depois será feito o acerto de contas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...