Ir para o conteúdo
Lazev

IRS - Casado Único Titular

Recommended Posts

Lazev

Boa tarde,

Tenho uma dúvida que espero que me possam ajudar.

Quais são os requisitos ou que critérios existem para poder fazer a retenção na fonte em sede de IRS como "Casado - Único Titular".

Obrigado,

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
socristina2

E se um dos membros do casal não trabalhar mas estiver pelo fundo de desemprego também fica coberto por este escalão?

Obrigado.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

E se um dos membros do casal não trabalhar mas estiver pelo fundo de desemprego também fica coberto por este escalão?

Como o subsídio de desemprego não está sujeito a IRS, quer dizer que o outro membro do casal é o único titular com rendimentos tributáveis, por isso sim, aplica-se o regime de Casado - Único Titular.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
EdMarques

E se o "não titular" apresentar um Acto único de 9.000€ no final do ano?

Pode ser utilizada a figura fiscal de "Casado - Único Titular"?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

E se o "não titular" apresentar um Acto único de 9.000€ no final do ano?

Pode ser utilizada a figura fiscal de "Casado - Único Titular"?

Provavelmente sim. No fim das contas para o Estado pouco interessa - o que for retido na fonte a menos este ano, será pago para o próximo, quando for feito o acerto de contas ao entregar a declaração de IRS.

De qualquer forma, não custa nada pedir o parecer das finanças...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
gpcc

Bom dia,

também gostaria de saber se sendo eu trabalhador dependente e a minha esposa trabalhadora independente (recibos verdes), em que categoria relativamente à tributação de IRS me enquadro: "Casado - Dois titulares" ou "Casado - Único titular"??

Obrigado!

Cumpts

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

também gostaria de saber se sendo eu trabalhador dependente e a minha esposa trabalhadora independente (recibos verdes), em que categoria relativamente à tributação de IRS me enquadro: "Casado - Dois titulares" ou "Casado - Único titular"??

Casado - Dois titulares, pois ela também é titular de rendimentos sujeitos a imposto...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Miguel Pr.

Olá,

Para efeitos de retenção "Casado único titular" significa:

(...)

"quando apenas um dos cônjuges aufira rendimentos englobáveis, ou, auferindo-os ambos, o rendimento de um deles seja igual ou superior a 95% do rendimento englobado."

Portanto, depende tudo dos valores, mas para € 9.000 de acto isolado precisava de receber um valor apreciável para poder aplicar este regime (o q era bom sinal :P)

cumps.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ariana

É estranho...

Trabalhamos os dois, vencimentos 50/50, e o meu marido, que é da função pública, tem no recibo de vencimento "casado - 1 titular". Isto é obrigatório ser alterado?

Cumps,

Ariana

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Miguel Pr.

A Lei impõe essa correcção:

Art. 99.º do Código do IRS:

(...)

2.º

- As entidades devedoras e os titulares de rendimentos do trabalho dependente e de pensões são obrigados, respectivamente:

a) A solicitar ao sujeito passivo, no início do exercício de funções ou antes de ser efectuado o primeiro pagamento ou colocação à disposição, os dados indispensáveis relativos à sua situação pessoal e familiar;

B) A apresentar declaração à entidade devedora dos rendimentos contendo a informação a que se refere a alínea anterior, bem como qualquer outra informação fiscalmente relevante ocorrida posteriormente.

Cps

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
andreia27

ola boa tarde gostaria que me explicassem uma coisa, eu vivo em uniao de facto ha mais de 6anos, e a questao e a seguinte no irs do meu marido como tem que aparecer, casado 2titulares com casado um titular....

eu trab mas trab em regime de part-time e temos um filho, eu axo k a atbela do meu marido devia ser casado unico titular pk eu anualmente nem atingo os 4000

será que alguem me pode ajudar???

nao entendo estas tabelas... muito obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

ola boa tarde gostaria que me explicassem uma coisa, eu vivo em uniao de facto ha mais de 6anos, e a questao e a seguinte no irs do meu marido como tem que aparecer, casado 2titulares com casado um titular....

Em rigor acho que até devia ser usada a tabela de não casado... porque efectivamente, se moram em união de facto, ele não está casado :P De qualquer forma, a tabela de "não casados" é praticamente igual à de "casados, 2 titulares", pelo que também não adiantaríeis muito por aí...

Tomando como referência a mensagem que o Miguel Pr. colocou há uns dias atrás, também só faria sentido descontar como único titular se os teus rendimentos fossem menos de 5% do rendimento total (ou seja, se ele ganhar pelo menos 76.000€)

Seja como for, acho que não vale a pena preocupares-te demasiado com isso, se não conseguirdes reduzir a taxa de retenção na fonte. Na próxima declaração de IRS é sempre feito o acerto de contas - se descontais a mais ao longo do ano, recebeis dinheiro de volta, na altura do reembolso; se descontais a menos, acabais sempre por ter de repor o que falta...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
apcoelho

Boa noite gostava de saber o seguinte : estou desempregado à 2 anos e meio e a minha esposa continua mensalmente a descontar irs como se fossemos 2 titulares casados.O que tenho de fazer para inverter esta situação? Acham que será possivel reaver o valor indevido que me foi descontado mensalmente? Ou no final do ano na declaração de irs isso é rectificado?

Agradecia ajuda. Peço desculpa se este tema ja foi abordado mas é a 1ª vez que participo neste blog.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Boa noite gostava de saber o seguinte : estou desempregado à 2 anos e meio e a minha esposa continua mensalmente a descontar irs como se fossemos 2 titulares casados.O que tenho de fazer para inverter esta situação? Acham que será possivel reaver o valor indevido que me foi descontado mensalmente? Ou no final do ano na declaração de irs isso é rectificado?

No fim de cada ano vocês revêem esse valor descontado a mais - suponho que na altura em que ficaste desempregado o reembolso tenha subido (proporcionalmente aos rendimentos claro está)

De qualquer forma acho que têm sempre vantagem em que ela passe a descontar segundo a tabela "Casado - 1 Titular" - vai ficar mais dinheiro do vosso lado em cada mês. Claro que no ano seguinte o reembolso também vai ser menor.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
apcoelho

No fim de cada ano vocês revêem esse valor descontado a mais - suponho que na altura em que ficaste desempregado o reembolso tenha subido (proporcionalmente aos rendimentos claro está)

De qualquer forma acho que têm sempre vantagem em que ela passe a descontar segundo a tabela "Casado - 1 Titular" - vai ficar mais dinheiro do vosso lado em cada mês. Claro que no ano seguinte o reembolso também vai ser menor.

Muito obrigado pela informação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Rui Mira

Boa tarde a todos. Sou novo no fórum e já conhecendo o blog das finanças pessoais decidi registar no fórum para esclarecimento de uma dúvida que tenho que diz respeito à tabela de IRS em casado único titular.

A situação é a seguinte:

Quando verificamos a tabela de casado único titular (em que apenas um dos membros do casal se encontra a receber ordenado) denotamos uma discrepância para o caso em que os dois trabalhem e recebam o mesmo juntos que o outro sozinho.

Para um caso concreto: 1381€ brutos:

- Único titular (líquido) = 1381x(1-0,11-0,09)=1104,80€

- Dois titulares a receber 690,5€ brutos cada = 1381€ no total = 690,5x(1-0,11-0,05)+690,5x(1-0,11-0,05)= 1160,04€

Neste caso, comparando os dois, os dois titulares recebem mensalmente mais 56€ que o único titular, o que anualmente representa mais 784€ limpos!

Independentemente de no IRS ir receber parte desse valor, nunca conseguimos receber os 784€ devidos...

Estou a ver bem ou estou errado nas contas e as tabelas de IRS único titular deveriam ser revistas?

Cumprimentos,

Rui Mira

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Miguel Pr.

Chama-se a isso a progressividade do sistema, ou seja, a taxa média de imposto cresce com o rendimento!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Rui Mira

Chama-se a isso a progressividade do sistema, ou seja, a taxa média de imposto cresce com o rendimento!

Boas,

Eu sei que cresce com o rendimento, mas estamos a falar de rendimentos brutos globais iguais e rendimentos liquidos muito superiores no caso do casado dois titulares.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Miguel Pr.

Incorrecto,

Para efeitos fiscais, não são rendimentos brutos globais iguais.

Uma coisa é eu ganhar 1381 euros, sobre a qual vai incidir uma taxa,

outra é ser 1381 de duas pessoas, porquanto aqui divide por dois (splitting conjugal) e do resultado obtido aplica a taxa (que será totalmente diferente da aplicada nos 1381 euros) e por fim multiplica o resultado por 2.

Parece igual, mas não é. ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Rui Mira

Incorrecto,

Para efeitos fiscais, não são rendimentos brutos globais iguais.

Uma coisa é eu ganhar 1381 euros, sobre a qual vai incidir uma taxa,

outra é ser 1381 de duas pessoas, porquanto aqui divide por dois (splitting conjugal) e do resultado obtido aplica a taxa (que será totalmente diferente da aplicada nos 1381 euros) e por fim multiplica o resultado por 2.

Parece igual, mas não é. ;)

Peço desculpa mas casado único titular (portanto duas pessoas - casal) em que um ganha 1381€ e outro zero não é igual a ganhar metade de 1381 cada um? Em termos líquidos é justo que apesar de em termos brutos ambos os casais receberem o mesmo, no caso do casal em que só um trabalha, receber quase menos 800€ líquidos por ano? E a diferença ainda é maior se um dos membros do casal ganhar o ordenado minimo e o outro ganhar cerca de 850€...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Goncalobtt

Olá, peço desculpa por desenterrar este tópico, mas surgiu-me uma dúvida.

Na declaração de alteração do agregado, existe um quadro (8) onde é possível escolher a opção de retenção

como "casado único titular", desde que estando nas "condições legais".

Que condições legais são essas?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pedro8669

A Lei impõe essa correcção:

Art. 99.º do Código do IRS:

(...)

2.º

- As entidades devedoras e os titulares de rendimentos do trabalho dependente e de pensões são obrigados, respectivamente:

a) A solicitar ao sujeito passivo, no início do exercício de funções ou antes de ser efectuado o primeiro pagamento ou colocação à disposição, os dados indispensáveis relativos à sua situação pessoal e familiar;

B) A apresentar declaração à entidade devedora dos rendimentos contendo a informação a que se refere a alínea anterior, bem como qualquer outra informação fiscalmente relevante ocorrida posteriormente.

Cps

Correctissimo mas no final do ano com a declaração de IRS não fazem o acerto?

è que a alteração da um trabalhão....

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Mariag

Boa tarde, gostaria se possível que me esclarecessem o seguinte: o meu marido está neste momento desempregado (não recebe subsídio de desemprego uma vez que foi ele a despedir-se) e eu sou a única a receber vencimento. Será que tenho direito a descontar menos ( Irs / CGA / Adse, etc...no meu salário pois agora há só um titular?

obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa