Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Casado Único Titular

Lazev

Recommended Posts

Visitante Li_Marisa

Casado 1 titular significa que um dos cônjuges aufere 95% do total de rendimentos anuais (sendo que sub. de desemprego não conta como rendimento). Se o marido estiver a trabalhar a mulher pode também estar a trabalhar (ou vice-versa) e para efeitos de IRS contar como 1 titular. Exemplo 1:

Ele ganha 30 mil euros por ano.

Ela ganha 1500 euros por ano.

Total = 31500 euros por ano

Ele ganha 30000/31500=95,3% do total de rendimento. Para efeitos de IRS é 1 titular.

Exemplo 2:

Ele ganha 30 mil euros por ano.

Ela ganha 1600 euros por ano.

Total = 31600 euros por ano

Ele ganha 30000/31600=94,9% do total de rendimento. Para efeitos de IRS são 2 titulares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 108
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

24

• Ra

7

• Tax Sniper

4

Posso me basear nesta informação?! é a correta??

Só se pode basear naquela informação se um dos membros auferir mais de 95% do total dos rendimentos do agregado.

É o seu caso?

Se não for, têm que descontar ambos por casado - 2 titulares. É obrigatória a aplicação correcta das tabelas, devendo o funcionário informar a entidade patronal de qualquer alteração relevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde

Gostaria de saber se a licença maternal e o abono contam como remuneração.

Eu e o meu companheiro vamos casar. Eu estou de licença maternal ate 10 de março e depois vou para o fundo de desemprego.

Como sou mae solteira recebo o abono da nossa filha, que deixarei de receber quando fizer parte do agregado familiar do meu noivo.

Quando casarmos devera o meu companheiro declarar á entidade que é casado unico titular

ss-di

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    • 5 weeks later...
    Visitante Olga Tirano

Boa tarde.

Sou casada e tenho dois filhos. Faço desconto de IRS como casado dois titulares com 2 dependentes. Mas tenho uma dúvida, a minha mãe mora connosco e não trabalha. Sendo assim, podemos considerar ela como mais 1 dependente? Ou seja, passar a descontar como casado dois titulares com 3 dependentes?

Obrigada,

Olga Tirano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Sou casada e tenho dois filhos. Faço desconto de IRS como casado dois titulares com 2 dependentes. Mas tenho uma dúvida, a minha mãe mora connosco e não trabalha. Sendo assim, podemos considerar ela como mais 1 dependente? Ou seja, passar a descontar como casado dois titulares com 3 dependentes?

Obrigada,

Olga Tirano

Não.

A sua situação é casado - 2 titulares e 2 dependentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Helena General

Bom dia , tenho duas questões. Sou funcionária publica o meu salario base é 683.13 recebo abono para falhas , desconto para Irs  no final do ano passado o meu marido ficou desempregado sem fim á vista , com 720€ de sub de desemprego . Posse descontar para IRS como casada única titular? ( tenho 2 dependentes, um menor outro estudante universitário)  será que ( Não sei também se tem muito a ver convosco) mas poderei pedir isenção de propinas até que a situação se altere ou não terei direito?  obrigada, desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Manuel  Bragança

Boa noite,

Gostaria de colocar a seguinte questão:

Estou na situação de pré-reforma mas a receber da minha empresa o ordenado mensal. Estou a pensar em casar tendo a minha namorada já uma filha.

A questão é: Terei vantagem e aumentarei o meu rendimento mensal se casado começar a ser um - casado 1 titular e 1 dependente - considerando que, a ainda minha namorada não trabalha e não tem qualquer rendimento? E a filha da minha namorada será um dependente embora não seja filha do titular? Como terei que dar a informação para a minha empresa?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia , tenho duas questões. Sou funcionária publica o meu salario base é 683.13 recebo abono para falhas , desconto para Irs  no final do ano passado o meu marido ficou desempregado sem fim á vista , com 720€ de sub de desemprego . Posse descontar para IRS como casada única titular? ( tenho 2 dependentes, um menor outro estudante universitário)  será que ( Não sei também se tem muito a ver convosco) mas poderei pedir isenção de propinas até que a situação se altere ou não terei direito?  obrigada, desde já.

Sim, pode.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Gostaria de colocar a seguinte questão:

Estou na situação de pré-reforma mas a receber da minha empresa o ordenado mensal. Estou a pensar em casar tendo a minha namorada já uma filha.

A questão é: Terei vantagem e aumentarei o meu rendimento mensal se casado começar a ser um - casado 1 titular e 1 dependente - considerando que, a ainda minha namorada não trabalha e não tem qualquer rendimento? E a filha da minha namorada será um dependente embora não seja filha do titular? Como terei que dar a informação para a minha empresa?

obrigado

Sim, concordo que nessas condições (namorada desempregada e um dependente) pode ser vantajoso o casamento, em termos de irs.

Sim, a filha se está à guarda da sua namorada, passará a pertencer ao agregado familiar (como dependente dos sujeitos passivos - você e sua namorada).

Logo que case, informe a empresa que a sua situação passou a ser - casado 1 titular 1 dependente.

E a união de facto, já pensou? não reúne condições?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante M. Bragança

Boa noite,

De facto pensei na união de facto como fala, mas na verdade pelo que julgo saber, a união de facto só se verifica para efeitos de finanças e Seg. Social ao fim de 2 anos de vivência e partilha  em comum comprovada. A minha namorada está a receber RSI e portanto abdicando dele agora, a união de facto só daqui a 2 anos é que entraria em vigor. Com o casamento, creio que os efeitos são imediatos.

muito obrigado

Sim, concordo que nessas condições (namorada desempregada e um dependente) pode ser vantajoso o casamento, em termos de irs.

Sim, a filha se está à guarda da sua namorada, passará a pertencer ao agregado familiar (como dependente dos sujeitos passivos - você e sua namorada).

Logo que case, informe a empresa que a sua situação passou a ser - casado 1 titular 1 dependente.

E a união de facto, já pensou? não reúne condições?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, gostaria de obter resposta para a seguinte questão: o meu marido é pensionista recebe 625€ por mês, não desconta irs, eu como funcionária recebo 925€ mês faço descontos como casada 2 titulares; quando faço a declaração tenho sempre irs a pagar uma vez que somam o valor do meu marido ao meu vencimento aparecendo assim um valor superior àquela pelo qual descontei. O que posso fazer para alterar esta situação, uma vez que descontar como casado 1 titular não é opção?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, gostaria de obter resposta para a seguinte questão: o meu marido é pensionista recebe 625€ por mês, não desconta irs, eu como funcionária recebo 925€ mês faço descontos como casada 2 titulares; quando faço a declaração tenho sempre irs a pagar uma vez que somam o valor do meu marido ao meu vencimento aparecendo assim um valor superior àquela pelo qual descontei. O que posso fazer para alterar esta situação, uma vez que descontar como casado 1 titular não é opção?

Não podes fazer grande coisa.

De qualquer forma, conheço muita gente que gostaria de poder ter o dinheiro do seu lado e ter de pagar do que adiantá-lo ao Estado e recebê-lo de volta só no ano seguinte pois no entretanto podem ter o dinheiro a render do seu lado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante carla alves

boa tarde gostaria de saber se trás algum beneficio fiscal colocar só 1 titular ou se é melhor colocar 2 titulares ? sendo que o meu marido ganha 1,300euros,por mês desconta por 1 titular  e um dependente e eu ganho 533 euros por mes tb só tenho um titular e sou isenta de descontar para o irs!!!! gostaria de saber pois notei que este ano mesmo apresentando algumas despesas ainda terei de pagar 311 euros de irs.  mto obrigado ficarei a aguardar resposta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde gostaria de saber se trás algum beneficio fiscal colocar só 1 titular ou se é melhor colocar 2 titulares ? sendo que o meu marido ganha 1,300euros,por mês desconta por 1 titular  e um dependente e eu ganho 533 euros por mes tb só tenho um titular e sou isenta de descontar para o irs!!!! gostaria de saber pois notei que este ano mesmo apresentando algumas despesas ainda terei de pagar 311 euros de irs.  mto obrigado ficarei a aguardar resposta

Descontando por dois titulares vão descontar mais ao longo do ano. O que quer dizer que quando chegar à altura de meter a declaração a probabilidade de reembolso é maior.

Na prática vai dar ao mesmo - o acerto de contas é feito agora com a declaração: se deconstaram mais há menos a pagar ou mesmo mais a receber de volta, apenas isso.

Agora, é capaz de ser melhor retificarem a situação comunicando à entidade patronal que ambos os titulares têm rendimentos. Não se vá dar o caso de serem acusados de falsas declarações fiscais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante paula marques

Boa tarde,

Sou viúva com 2 filhos (1 menor e outro universitário). Sou funcionária pública e recebo a pensão de sobrevivência.  Ao simular o irs deparei-me com um valor exorbitante a pagar. Nunca tinha acontecido. Acho que a entidade patronal descontou como "casado único titular/2 dependentes" daí ter de pagar. A minha dúvida é se devo descontar como "não casado/2 dependentes" ou "casado único titular/2 dependentes"? e a diferença é significativa?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade em responder.

Cumprimentos

FilP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante manuela ribeiro

Boa noite gostaria que me informasse sou casada mas só o meu marido recebe reforma eu não tenho qualquer rendimento nem reforma em que regime me enquadro para fazer o irs casado dois titulares ou casado um titular

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite gostaria que me informasse sou casada mas só o meu marido recebe reforma eu não tenho qualquer rendimento nem reforma em que regime me enquadro para fazer o irs casado dois titulares ou casado um titular

obrigado

Casado um titular.

Isto é o estado do seu marido perante a tabela de retenções de irs. Ou seja, é com base nesse estado e no valor de salário que é determinada a taxa de retenção de irs no salário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou viúva com 2 filhos (1 menor e outro universitário). Sou funcionária pública e recebo a pensão de sobrevivência.  Ao simular o irs deparei-me com um valor exorbitante a pagar. Nunca tinha acontecido. Acho que a entidade patronal descontou como "casado único titular/2 dependentes" daí ter de pagar. A minha dúvida é se devo descontar como "não casado/2 dependentes" ou "casado único titular/2 dependentes"? e a diferença é significativa?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade em responder.

Cumprimentos

FilP

Deve descontar por não casado 2 dependentes.

A diferença é significativa.

A situação casado unico titular é menos gravosa na taxa. Ou seja, pode estar a dar-se o caso de estar-lhe a ser retido irs a uma taxa bem mais baixa do que deveria ser feito.

No entanto, a diferença pode não vir só daí, mas também do facto de estar a receber dois rendimentos autonomos que se fossem um só daria uma taxa maior. Como na declaração de rendimentos são somados, pode originar um agravamento no irs.

https://dre.pt/pdf2sdip/2014/01/010000001/0000200004.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Casado um titular.

Isto é o estado do seu marido perante a tabela de retenções de irs. Ou seja, é com base nesse estado e no valor de salário que é determinada a taxa de retenção de irs no salário.

Só para acrescentar ao que o Ra disse, que se por "fazer o irs" entende a entrega da declaração, então para o vosso caso interessa a opção "casado" e têm de entregar os dois a declaração em conjunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante ec01152

Bom dia,

Actualmente, vivo em união de facto há mais de dois anos com a minha namorada.

Ela decidiu voltar a estudar estando por isso desempregada.

Neste momento qualifico-me para a situação de "casado - único titular"?

Se sim, para alterar a questão da retenção da fonte como deverei proceder?

Considerando que fizemos os dois anos de domicilio fiscal em comum no final de abril, como proceder no preenchimento do irs no proximo ano.

Desde já agradeço o apoio prestado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites