Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Casado Único Titular

Lazev

Recommended Posts

• Respostas 108
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

24

• Ra

7

• Tax Sniper

4

• 5 months later...

Olá!

Se ainda houver alguém disponível para me responder, gostaria de colocar a seguinte dúvida:

O meu marido aufere o ordenado mínimo e por isso não desconta para irs. Legalmente eu devo descontar como casada 1 titular ou casada 2 titulares?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Sou casado e tenho uma filha, sendo que a minha esposa está desempregada.

Neste momento desconto como casado 1 titular, e declaro apenas um dependente (filha).

A minha dúvida é, a esposa também conta como dependente? Deveria declarar 2 dependentes?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria borralho

peço o favor de me esclarecer em relação a uma situação, se for possível e desde já agradeço. A situação é a seguinte: sou docente do ministerio da educação a exercer , enquanto o meu marido se encontra na situação de reformado por invalidez, com a pensão de 250 euros mensais. Estamos a descontar para o IRS como dois titulares mas alguém me alertou para o fato de poder alterar essa forma de retenção na fonte, que recai sobre  o meu vencimento. qual será o procedimento a adotar para regularizar a situação? A reforma do meu marido é sujeita a descontos ou não? Ele poderá ser considerado titular ou não?Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante 100417008

Casado 1 titular significa que um dos cônjuges aufere 95% do total de rendimentos anuais (sendo que sub. de desemprego não conta como rendimento). Se o marido estiver a trabalhar a mulher pode também estar a trabalhar (ou vice-versa) e para efeitos de IRS contar como 1 titular. Exemplo 1:

Ele ganha 30 mil euros por ano.

Ela ganha 1500 euros por ano.

Total = 31500 euros por ano

Ele ganha 30000/31500=95,3% do total de rendimento. Para efeitos de IRS é 1 titular.

Exemplo 2:

Ele ganha 30 mil euros por ano.

Ela ganha 1600 euros por ano.

Total = 31600 euros por ano

Ele ganha 30000/31600=94,9% do total de rendimento. Para efeitos de IRS são 2 titulares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante casado-1titular.

Boa noite

o meu marido está desempregado há 3 anos. Eu sou a única trabalhadora dependente com 3 descendentes, sendo que, se bem entendi = casado- 1 titular.

Ao preencher a declaração de IRS, apareceu titular A (eu) titular B ( ele) sem possibilidade de ser alterado. na parte dos rendimentos ( 2ºanexo) apareceu apenas rendimentos do sujeito A, sem qualquer referência ao sujeito B. Devo entender que a declaração que foi entregue está conforme à indicação casado- 1 titular, ou a indicação de sujeito B não deveria constar de TODO na declaração, nem na 1ª parte.Agradeço informação para , eventualmente, poder rectificar, pois neste momento desconto, mensalmente, como casado-2 titulares  :-\

Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

o meu marido está desempregado há 3 anos. Eu sou a única trabalhadora dependente com 3 descendentes, sendo que, se bem entendi = casado- 1 titular.

Ao preencher a declaração de IRS, apareceu titular A (eu) titular B ( ele) sem possibilidade de ser alterado. na parte dos rendimentos ( 2ºanexo) apareceu apenas rendimentos do sujeito A, sem qualquer referência ao sujeito B. Devo entender que a declaração que foi entregue está conforme à indicação casado- 1 titular, ou a indicação de sujeito B não deveria constar de TODO na declaração, nem na 1ª parte.Agradeço informação para , eventualmente, poder rectificar, pois neste momento desconto, mensalmente, como casado-2 titulares  :-\

Obrigada!

A declaração deve estar bem. Quanto ao desconto mensal, deverá informar os Recursos Humanos (ou Direcção Financeira) da entidade patronal de forma a que rectifiquem essa situação, não precisa de estar a descontar mensalmente como se houvesse dois titulares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante João Álvaro

Bom dia, sou agente da PSP, segundo a alteração que o PS em tempos fez, sou equiparado a funcionário pùblico, casado, a minha mulher está desempregada à vários anos sem subsidio algum e eu gostava de saber, sendo, casado, 1 titular, se a minha mulher é minha dependente? Grato pela atenção dispensada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Fátima Pedro

Relativamente às novas tabelas do IRS, gostaria de ficar esclarecida. Sendo eu casada , com marido desempregado há quatro anos sem qualquer susbsídio de desemprego e com dois dependentes menores, devo mencionar na minha entidade empregadora pública que sou casada- único titular? Há mais vantagens ou menos vantagens em termos de resultados mensais líquidos?

Até agora tenho recebido o meu salário com a indicação de casada - 2 titulares.

Agradeço que me respondam com brevidade. Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente às novas tabelas do IRS, gostaria de ficar esclarecida. Sendo eu casada , com marido desempregado há quatro anos sem qualquer susbsídio de desemprego e com dois dependentes menores, devo mencionar na minha entidade empregadora pública que sou casada- único titular? Há mais vantagens ou menos vantagens em termos de resultados mensais líquidos?

Até agora tenho recebido o meu salário com a indicação de casada - 2 titulares.

Agradeço que me respondam com brevidade. Obrigada.

Quando existe alterações dessa ordem, assim como a nivel de filhos, deverá sempre comunicar á entidade patronal, neste caso em concreto só tem a ganhar porque a retenção baixa, se é que tem alguma retenção, porque não falou qual o seu valor de rendimento mensal....penso que fomos breves em responder :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ecuménica

Em relação à pergunta "Trabalhamos os dois, vencimentos 50/50, e o meu marido, que é da função pública, tem no recibo de vencimento "casado - 1 titular". Isto é obrigatório ser alterado?" pergunto: Não há ou havia uma lei (que agora não seu qual é), que permitiu durante anos que pudessem optar por colocar casado 1 titular, apesar de os dois trabalharem e serem remunerados? Lei essa que talvez tenha sido revogada mas que permite que quem descontava de acordo com aquela situação pode manter a mesma?

Cts.

Paula

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Peço a V/ ajuda numa dúvida simples: no caso de um casal, em que um conjugue trabalha e o outro fica desempregado, para o cálculo do valor liquido da remuneração de referência, considera-se a tabela de retenção de 1 ou 2 titulares? A diferença ainda é bem jeitosa...

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Peço a V/ ajuda numa dúvida simples: no caso de um casal, em que um conjugue trabalha e o outro fica desempregado, para o cálculo do valor liquido da remuneração de referência, considera-se a tabela de retenção de 1 ou 2 titulares? A diferença ainda é bem jeitosa...

Cumprimentos,

Casado - 1 titular.

Tem é que avisar a entidade patronal dessa alteração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um outro caso: casal com um conjugue desempregado sem subsidio de desemprego e o outro fica desempregado, como será o cálculo da remuneração de referência? Casado 0 titulares? acho que não existe...

O cálculo da remuneração de referência é a soma dos salários dos primeiros 12 meses dos ultimos 14 meses a dividir por 360.

Depois para limitar maximos e minimos é que é usada a remuneração de referência liquida. E aqui sim tem influência a taxa de 11% da SS e a taxa de retenção na fonte.

Como é calculada? Para mim acho que eles consultam o agregado familiar (constante no sistema da SS) e possiveis registos de remunerações e a partir daí eles aplicam a tabela devida. (que num casado nunca será menor que casado 1 titular, porque é considerado titular pelo menos o que pede o subsidio pois a remuneração de referência é de remunerações de trabalho sujeitas a imposto ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Li_Marisa

[pre] Trabalhamos os dois, e o meu marido,  tem no recibo de vencimento "casado - 1 titular". Isto é obrigatório ser alterado? ???

Poderemos optar por colocar casado 1 titular, apesar de os dois trabalharem e serem remunerados? :-\

A minha entidade apenas me responde que 1 titular só se aplica em caso de um dos dois ficarem desempregados. a diferença é alguma e sempre ajudaria neste tempo de austeridade.

Obrigada

Li_ [/pre]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites