Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
aucrun

Dúvidas demasiado simples ...

Recommended Posts

aucrun

Bom dia,

Tal como coloquei na minha apresentação tenho algumas dúvidas (penso eu demasiadamente simples) no que respeita ao Software de preenchimento do Modelo 3 do IRS e mesmo quanto ao seu preenchimento.

Antes do mais, quero indicar que sou trabalhado por conta de outrem (pode ser importante)

Para começar, entrei no Portal do Cidadão e na zona de Downloads aparecem-me 2 Setups que à partida parecem ser os que preciso para fazer a minha declaração, mas não sei qual o correcto para instalar. Penso que o correcto seja o que diz Modelo3_V2009.exe, embora exista um outro que diz DeclaraçõesAnuais.exe.

Podiam confirmar-me por favor se é efectivamente o Modelo3_V2009.exe?

Outra questão que tenho prende-se com a introdução de material informático adquirido durante 2009. Onde coloco essas despesas? Em que anexo e em que alínea?

Ainda sobre material informático, há alguma forma de saber quanto é que me irá ser reembolsado pela compra que fiz? (tipo, comprei um PC de 1200€ ... quanto é que irei ser reembolsado por essa aquisição?

Obrigado!

Com os melhores cumprimentos,

Paulo

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Bom dia e bem vindo!  :)

Dê uma olhada neste tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2031.18.html

Na secção de impostos, aqui do fórum, também encontra simuladores que servem para o efeito que pretende.

Deve usar o Modelo3_V2009.exe.

Mais dúvidas e esclarecimentos disponha. Haverá sempre alguêm que elucidará melhor que outrem!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
aucrun

Obrigado JRibeiro.

Quanto ao Software a instalar então vou correr o setup do Modelo3_V2009.exe.

Quanto aos valores reembolsáveis no que toca às despesas de material informático, deduzo que será, no limite 125€, certo?

Corrijam-me se estiver enganado, mas o que compreendo é que:

- O valor colectável é no máximo 250€, correcto?

- E que apenas poderão ser reembolsados 50% desse valor, certo?

Estou a entender correctamente, ou nem por isso?

Obrigado,

Paulo

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Base de aplicação: Aquisição de computadores, software e aparelhos de terminal, novos e para uso pessoal

Método de cálculo: 50% do montante despendido, com o limite de 250€

Exemplo 1: compra um computador, por 500€, para uso pessoal (deve vir mencionado na factura).

50% deste valor é 250€. Este é o montante deduzido.

Exemplo 2: compra um computador, por 1500€, para uso pessoal.

50% deste valor é 750€. O montante deduzido continua a ser apenas 250€, porque é o que foi estabelecido na lei.

Atenção, que "A dedução não é aplicável a sujeitos passivos cuja taxa normal de IRS seja de 42%".

Espero ter-me explicado bem!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
aucrun

Mais uma vez obrigado JRibeiro ...

O problema não são as tuas explicações, mas sim o meu limitado poder de compreensão nesta área ... mas sim ... explicaste-te bem e já percebi ...

Obrigado!

Abç,

Paulo

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa