Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS 2024 - Atraso Atestado Multiusos

Guest Marina Santos

Recommended Posts

Guest Marina Santos

Desde 2022 que entrego IRS com atestado de incapacidade do meu filho. Sempre entreguei IRS manual (apenas um ano automático) mas ainda assim desde 1996 (primeiro ano em que entreguei) recebi sempre até meio de maio.

Em 2019 ou 20 recebi inclusive a 8 de abril...

Mas desde 2022 que recebo cada vez mais tarde. Inclusive nesse primeiro ano, mesmo com a incapacidade do meu filho e eu estando de baixa 9 meses de 2021, paguei IRS. E o pagamento foi emitido a 28/04. Ou seja bem depois do habitual.

Depois disso comecei a receber cada vez mais tarde. 2023 recebi a 08/05, 2024 a 15/05 e este ano estamos a 20/05 e ainda nem passou de declaração certa (desde 07/05, tendo entregue a 01/04). 

Desconmsidero totalmente as dicas de quem diz que não se deve entregar nos primeiros dias. Sempre entreguei nos primeiros dias. E este ano ao entreguer a simulação deu um valor e quando passou a certa, simulei novamente e tinha mais € 300.

Mas aparentemente morreu. No ano passado fiz exposições à AT, ao Ministério das Finanças, até ao PR. Admitiram um erro na confirmação dos atestados e dias depois recebi (reclamei no fim de abril e recebi a 15/05). Este ano deixei arrastar a situação para ver até onde vamos. A AT diz que não há prioridade para estas situações. Logo aí cai em situação de inscontitucionalidade porque legalmente SIM, deficientes têm prioridade em TUDO.

Desconto centenas de euros mensalmente, tive o meu marido desempregado em 2024. Não recebo qualquer apoio do estado, apenas as consultas de especialidade para reabilitação. Pago terapias por inteiro. Tenho por isso alguma dificuldade de entenbder que aquilo que me foi retido um ano inteiro e que tanta falta fez para alimentação específica e terapias, continue a estar retido enquanto quem entrega automáticamente recebe em 12/13 dias. Nada contra. Ótimo. Mas se me recusam possibilidade de entrega automática porquê me continuam a reter por mais 6 meses aquilo que me foi retirado mensalmente em 2024? Porquê? Porque tenho um dependente com incapacidade? Então se não há prioridade porque há discriminação?