Ir para o conteúdo
Joe

Seguro Auto e debito directo

Recommended Posts

Joe

Ola pessoal do forum...

Tenho uma duvida, o meu seguro auto vai ser renovado pronto, 12-Fev., já recebi a carta verde (que vou a devolver)

pago por debito directo(DD), pedi ao banco para cancelar o DD, porque não quero renovar o seguro,

consegui melhores condições em outra seguradora. A resposta do banco foi que não podiam anular o DD,

porque ainda o tinha contrato com o seguro vigente.

A pergunta é ; o banco pode recusar a cancelação do DD ???

Muito obrigado,

Joe

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Tenho uma duvida, o meu seguro auto vai ser renovado pronto, 12-Fev., já recebi a carta verde (que vou a devolver)

pago por debito directo(DD), pedi ao banco para cancelar o DD, porque não quero renovar o seguro, consegui melhores condições em outra seguradora. A resposta do banco foi que não podiam anular o DD, porque ainda o tinha contrato com o seguro vigente.

A pergunta é ; o banco pode recusar a cancelação do DD ???

Em princípio não pode recusar cancelar o DD a não ser que seja uma condição adjacente a um contrato de crédito. Se cancelar este DD, podem alterar as condições desse crédito.

Isto é uma suposição, pois na verdade, já estamos em Fevereiro e se vai fazer seguro noutra companhia, concerteza que também vai fazer pagamento por DD. Não vejo razão para que o seu banco recuse cancelar o DD com a companhia de seguro vigente.

Já falou com a companhia de seguro vigente a informar de que pretende cancelar o contrato com eles?

Disseram-lhe para fazer alguma coisa (escrever uma carta a pedir a rescisão do contrato, por exemplo) ou para deixar de pagar?

Eu já fiz algo semelhante, que coincidiu com o final do prazo do DD e o banco não me recusou o cancelamento do DD, antes pelo contrário. Até me informaram que não era preciso avisar a companhia de seguros do cancelamento do DD, visto que eles assumiam que não iria continuar nessa companhia.

O livro de reclamações do seu banco pode ser útil para lhe explicarem no imediato o motivo "real" porque não lhe cancelam o DD para a companhia de seguro.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Joe

Obrigado JRiberio...

O banco é a asseguradora são empresas afiliadas, pertencem ao mesmo grupo/banco.

Acho que é essa a razão, amanha, vou falar com o gestor novamente.

Joe.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Joe

Tulipa...

Bom, melhor não revelar as companhias (???), mais se tens alguma experiência sob essa companhia....

Sé que demorei muito em avisar, hoje falei pessoalmente com o gestor e me informou que não era possivel anular o DD.

insisití e me explicou que o seguro ja tinha enviado carta verde etc, etc....

a final  enviamos uma carta que assinei ao seguro para que seja anulado em 30 dias.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Exactamente, sé que demorei muito em avisar, hoje falei pessoalmentecom o gestor e me informou que não era possivel anular o DD.

insisití e me explicou que o seguro ja tinha enviado carta verde etc, etc....

a final  enviamos uma carta que assinei ao seguro para que sea anulado em 30 dias.

Mesmo assim, acho que eles não têm o direito de recusarem o cancelamento do débito directo!...

Então, significa isso que vai pagar o mês de Fevereiro a duas companhias de seguro diferentes, porque decidiu cancelar o pagamento do seguro por débito directo apenas com 15 dias de antecedência?...

Tenho dúvidas! Talvez haja outras opiniões que validem o argumento do seu gestor.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Beatriz

Sim Joe, comigo aconteceu-me a mesma coisa.

Mas deixei a conta sem saldo para eles não poderem debitar e anular o seguro por falta de pagamento. Engano meu... Debitaram e fiquei com a conta a negativo.

Pedi o encerramento da conta e enviei reclamação por escrito para o banco e, nada!... Então enviei reclamação para o Banco de Portugal e para o IPS, passado uma semana regularizaram a conta e encerraram-a.

Eles têm que distinguir seguros e contas à ordem, são coisas diferentes e Instituíções diferentes mesmo que pertençam ao mesmo grupo e nós como clientes temos deveres mas também temos direitos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

Joe, o Débito Directo cancela-se num qualquer multibanco instantaneamente: basta teres a referência do Credor e do Débito, ires ao multibanco, entrares em Débitos Directos, solicitar "Cancelamento de" , introduzires as duas referências atrás e ficares com o comprovativo: fica cancelado em menos de 24 horas. Ou, em alternativa poderás fazer isso por homebanking ou banca telefónica, vai dar ao mesmo. Uma coisa é certa: não tens que ir a nenhum balcão nem pedir a nenhum funcionário bancário que te faça essa operação. Podes fazê-lo se quiseres, evidentemente, mas é pura perda de tempo ! Agora certo é também outra coisa: enquanto não efectuares o cancelamento a entidade credora tem legitimidade para te debitar a conta e os saldos a zero não valem, ou dizendo de outra forma só valem para te trazer problemas pois o débito é legitimo e depois, se o banco efectuar o pagamento, o problema é só e apenas teu: tens que repor o dinheiro !  Mas podes, depois, cancelar o seguro e pedir o respectivo estorno, isso podes sempre fazer, também, mas 1º pagas...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
vmcb

Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas de certa forma está "enquadrado" com uma informação que necessito saber se pode ou não ser feito.

Situação:

Resolvi telefonar para o nº geral da minha seguradora para saber o que podia fazer a fim de anular o seguro auto do meu carro, que associado ao mesmo é me descontado mensalmente por débito direto.

No call center disseram-me que não podia anular o DD sem que eles fossem avisados antecipadamente 30 dias por escrito e dessem ordem nesse sentido, que posteriormente seria avisado do andamento do processo.

Como era de esperar, já me debitaram o presente mês e o tal aviso sobre a suposta anulação, forma apenas dois emails a confirmar que o processo estava em tratamento.

Hoje, o mediador de seguros da minha zona ligou-me porque tinha acabado de receber o processo e queria apresentar-me outras soluções.

Fiz questão de lhe dizer, que o valor mensal já tinha sido debitado da minha conta, mas ainda não tinha nenhum documento que ditasse o fim da anulação do mesmo!

O que me disse o mediador sobre esta situação foi, que eu tinha duas opções de fazer as coisas:

- Anular o débito direto na net ou caixa MB (coisa que me disseram não ser possível no call center) para que não voltassem a retirar o valor.

- Ir a um balcão do meu banco pedir a revogação do valor que a seguradora retirou da minha conta.

Agora pergunto, tal pedido pode ser feito (revogação do valor retirado pela seguradora)?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa