Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    marco silva

Irs de pessoa reformada

Recommended Posts

marco silva

Olá, bom dia a todos  ;)

Passei só para colocar uma questão, a minha mãe meteu os papeis para a reforma por velhice em Maio de 2009 e começou a receber o valor da mesma em Novembro de 2009 mas durante o ano de 2009 não trabalhou nem recebeu subsidio algum, ela queria saber se agora tem que

entregar/apresentar algum documento sobre a reforma para efeitos de Irs por se encontrar reformada, será que me podiam dar uma ajudinha?

Cumps.

pauloaguia

Tenho ideia que há um campo na declaração de IRS a perguntar justamente isso (não fui confirmar, posso estar enganado).

De resto, a entidade que lhe paga a pensão há de lhe enviar um documento com a relação dos seus rendimentos para a declaração de IRS. Julgo que se for abaixo de um determinado montante não seria preciso declarar mas mal também não faz...

Beatriz

Bom dia,

Uma senhora que recebe pensão de viuvez à 15 anos e começou a receber a reforma em finais de 2008, a soma dos dois valores ronda os 500€ mensais, tem de entregar declaração de IRS?

Penso que a senhora em causa nunca fez IRS desde que ficou viuva.

pauloaguia

Uma senhora que recebe pensão de viuvez à 15 anos e começou a receber a reforma em finais de 2008, a soma dos dois valores ronda os 500€ mensais, tem de entregar declaração de IRS?

Penso que a senhora em causa nunca fez IRS desde que ficou viuva.

Diz o Código do IRS:

Artigo 58.º

Dispensa de apresentação de declaração

Ficam dispensados de apresentar a declaração a que se refere o artigo anterior os sujeitos passivos que, no ano a que o imposto respeita, apenas tenham auferido, isolada ou cumulativamente:

...

B) Rendimentos de pensões pagas por regimes obrigatórios de protecção social, de montante inferior ao da dedução específica estabelecida no n.º 1 do artigo 53.º

Artigo 53.º

Pensões

1 - Aos rendimentos brutos da categoria H de valor anual igual ou inferior a € 6 000 deduz-se, até à sua concorrência, a totalidade do seu quantitativo por cada titular que os tenha auferido.

500€ * 14(?) = 7000€ no ano.

Se passar dos 6000€ tem de entregar a declaração...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa