Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    MCMFF

Mudança de Empresa

Recommended Posts

MCMFF

Bom dia

A Empresa onde trabalho, está em nome do cabeça de casal, há meses a esposa abriu outra empresa em nome dela.

Vamos todos passar da 1ª para a 2ª, pois a 1ª vai ser encerrada.

Pergunto:

Mantemos os direitos que já tinhamos na primeira, que tem o patrão de fazer para que não percamos os direitos já conquitados?

Não estão em causa despedimentos, apenas duvidas que o actual patrão tem, na passagem de todos os empregados para a 2ª empresa

Agradecia ajuda

Maria

pauloaguia

Ja´ por 2 vezes fui transferido entre empresas do mesmo grupo (em grupos diferentes). Em ambos os casos lembro-me que houve uma declaraçao de transferencia, indicando que a partir da data tal passava a trabalhar para a empresa tal mantendo todos as regalias e condiçoes de trabalho, nomeadamente no que dizia respeito a salarios, antiguidade, etc.

Mas contactem a Autoridade para as Condiçoes de Trabalho. Entre outras coisas, o trabalho deles e´ justamente dar esse tipo de esclarecimentos... e nao custa nada ;)

JVieira

Boa tarde, podem manter todas as condições mas os contratos começam a contar do zero, quero com isto dizer que poderão fazer mais 3 contratos antes de efectivar...e o mais provável é que quando chegar a altura curiosamente essa empresa fecha e abrem outra no nome do avo ou do filho ou sei lá quem...espero que me tenha feito entender!!!

Muitas empresas recorrem a estas tacticas mas isto tem tendencia para acabar porque se se descobre talhada não é pequena...

Cumps,

JV

pauloaguia

Boa tarde, podem manter todas as condições mas os contratos começam a contar do zero, quero com isto dizer que poderão fazer mais 3 contratos antes de efectivar...

Se realmente o trabalhador tiver uma declaração segundo a qual são transferidas para a nova empresa todas as condições que vigoravam na empresa anterior, o trabalhador pode contestar o facto de não ser passado a efectivo quando devia, acho eu...

JVieira

Eu penso que não e também não tenho a certeza... Mas trabalhei com uma pessoa que lhe aconteceu exactamente isso, trabalhou nove anos para uma empresa (alternava de 3 em 3 anos entre duas empresas) e sempre em contratos, quando quiseram despedi-la...agora estão a ver o resto do filme....por isso é preciso ter cuidado com estas maroscas!!!

pauloaguia

Eu penso que não e também não tenho a certeza... Mas trabalhei com uma pessoa que lhe aconteceu exactamente isso, trabalhou nove anos para uma empresa (alternava de 3 em 3 anos entre duas empresas) e sempre em contratos, quando quiseram despedi-la...agora estão a ver o resto do filme....por isso é preciso ter cuidado com estas maroscas!!!

Mas houve um contrato de transferência? Ou simplesmente terminou o contrato num lado e foi admitida noutro?

E como terminou a situação? Ela tentou defender-se de que forma?

JVieira

Não houve contrato de transferencia, mas também não sei muitos mais detalhes...terminou fora da empresa embora já esteja a trabalhar noutro local. Não sei se chegou a levar o caso para tribunal!

MCMFF

Obrigada pelas sugestões.Não me parece haver má intenção, só duvidas em relação à legalização dos funcionários. Pelo que sei, não querem que os trabalhadores percam os direitos.

No entanto vou contactar a ACT.

Obrigada mais uma vez

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa