Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• patricio

incumprimento da pensao de alimentos

Recommended Posts

patricio

preciso de uma ajuda ha 2 anos ficou decidido em tribunal que eu devia pagar 100e atraves de transferencia bancaria para a conta da mae do meu filho acontece que ja la vao 2 anos e ela nunca ma mandou o nib da conta para fazer o deposito nem nunca vi o meu  filho agora recebo uma carta do tribunal por incumprimento.com0 pode uma pessoa fazer depositos quando a propria mae nao manda o nib para receber o que tem direito tendo ela a minha morada pelo que sei ela prefere nao ter o dinheiro a eu ver o meu filho,se eu quisesse agir de ma fe digo ao tribunal que lhe paguei ate agora pessoalmente ou seja e a palavra dela contra a minha e pelo que sei ela e obrigada a mandar uma carta registada com o nib pois se houver incumprimento ja pode fazer prova em tribunal.que devo fazer agir de ma fe?coisa que ta ela a fazer pois ela e que nao cumpriu com as visitas e em mandar o nib.

PaiSolteiro

No meu caso eu é que fiquei com o Gaiato, e ela é que me tem que dar €, e já vai para o 2º mês de incumprimento, mas quando fui a tribunal ficou assente em ACTA o meu NIB para que ela efectua-se a trasferencia.

ildemaro

E durante dois anos nunca quis ver o filho? Não fez nada para o ver? Não se preocupou em fazer-lhe chegar o dinheiro (que era do interresse do menor recebê-lo)?

Se forem para tribunal será a palavra de um contra o outro. De certeza que não ficou em acta nada estabelecido?

patricio

nao posso dar dinheiro sem ter uma referencia para o depositar ela casou e nunca mais sobe dele

hsfarao

Porque este tema pode-se tornar sensivel, peço que não entrem em considerações e dêem a opinião de acordo com o V/ conhecimento.

m.elis

preciso de uma ajuda ha 2 anos ficou decidido em tribunal que eu devia pagar 100e atraves de transferencia bancaria para a conta da mae do meu filho acontece que ja la vao 2 anos e ela nunca ma mandou o nib da conta para fazer o deposito nem nunca vi o meu  filho agora recebo uma carta do tribunal por incumprimento.com0 pode uma pessoa fazer depositos quando a propria mae nao manda o nib para receber o que tem direito tendo ela a minha morada pelo que sei ela prefere nao ter o dinheiro a eu ver o meu filho,se eu quisesse agir de ma fe digo ao tribunal que lhe paguei ate agora pessoalmente ou seja e a palavra dela contra a minha e pelo que sei ela e obrigada a mandar uma carta registada com o nib pois se houver incumprimento ja pode fazer prova em tribunal.que devo fazer agir de ma fe?coisa que ta ela a fazer pois ela e que nao cumpriu com as visitas e em mandar o nib.

À pergunta "que devo fazer, agir de má fé?", respondo, NÃO. Não se deve agir de má fé.

"digo em tribunal que lhe paguei pessoalmente" - NÃO. Afinal não vê o seu filho, nem sabe dele.

"ficou decidido em tribunal que eu devia pagar 100 €" - como não tinha o NIB, com certeza que guardou esse dinheiro, suponho que mensal, numa conta bancária, talvez à ordem da mãe do seu filho, e agora entregará tudo, pois no tribunal ela irá dar o NIB.

E, pronto, o assunto fica arrumado, em termos monetários.

Quanto às outras questões que o post levanta, seguirei o conselho do moderador hsfarao - não digo mais nada :-X :-X

patricio

a questao e pk e que ela nunca me mandou o nib nunca quis que eu visse o meu filho e agora diz que estou em incumprimento?

Speedbird

Não vale a pena perguntar porque é que ela não o fez.

Voçê tem que lidar com fatos. Qual é o fato?? Ela não lhe deu o NIB.

Agora em tribunal , paga tudo o que lhe deve , faz com que conste o nIb ,e se tem interesse, faz com que conste também a regularidade das visitas ao seu filho. 

Ponto.

Speedbird

patricio

mas na altura em tribunal ficou isso tudo decidido em acta que tinha que pagar por tranferencia bancaria ate dia 8 ela tinha que mandar o nib  e as visitas tambem.

sultão

Tendo conhecimento das explicações dadas posteriormente pelo autor do tópico, retiro a observação que fiz anteriormente.

pauloaguia

O facto de os outros não cumprirem com as suas obrigações não nos dá a nós o direito de deixarmos de cumprir com as nossas. Como diz a m.elis e o Speedbird isso não interessa para o caso.

Se não tens o NIB nem tens como lho pedir, apresentas isso e pronto. Agora, não tens a morada dela ou o número de telefone? Não tiveste hipótese de lho pedir durante estes 2 anos?!? É que a dívida não parou de crescer... pagar isso agora tudo de uma vez...  :o

Quanto à questão de ela não te deixar ver o teu filho aí és tu que podes meter um processo contra ela para a obrigar a respeitar os teus direitos. Contacta um advogado e vê qual é a melhor forma de prosseguir por aí. Mas, como disse, isso é outro processo independente - não deixas de ter obrigações que continuas a ter que cumprir entretanto.

patricio

ela nunca me atendeu o telemovel nem quando lhe liguei confidencial ela mora com  a avo e o marido pois casou ha 3 anos e tem outra filha a desculpa dela para eu nao ver a criança e que tive 1 ano fora e tinha que mentalizar a criança ou seja ate hoje nunca mais vi o meu filho e nunca mais soube nada dela moro em loures e no fim de 2007tb fiz queixa por incumprimneto de visitas e ate hoje nada,so mes resta aguardar para uma 2 reuniao de pais.

Guest ALVARO SOARES

A mãe do meu filho deixou de pagar a pensão de alimentos. Como, segundo ela não tem emprego, não pode o tribunal ordenar à entidade patronal a cativação dessa verba. Poderei ser reembolsado das pensões de alimentos através da penhora de bens.

Guest joana (visitante)

Bom dia

ficou defenido em 2010 que o pai da minha filha pagaria 75 euros de pensão. E que o a mesma seria actualizada pela actualizaçao do salário minimo.

Até hoje nunca foi actualizada apesar dos meus pedidos por escrito para o progenitor.

A minha questão é a seguinte: posso pedir retroactivos deste incumprimento?

Como posso proceder?

pauloaguia

ficou defenido em 2010 que o pai da minha filha pagaria 75 euros de pensão. E que o a mesma seria actualizada pela actualizaçao do salário minimo.

Até hoje nunca foi actualizada apesar dos meus pedidos por escrito para o progenitor.

A minha questão é a seguinte: posso pedir retroactivos deste incumprimento?

Como posso proceder?

O melhor é contactares um advogado. Se não puderes pagar a um, vai à Segurança Social ver se tens direito a apoio judiciário: http://www.seg-social.pt/protecao-juridica 

Guest Visitante

Na acta fica o registo do NIB para onde deve efectuar a TB, deveria ter-se preocupado em levantar a certidão da acta das regulações paternais.

Sandrina

Boa tarde recebo o salário mínimo e tenho que pagar 275 euros de renda e tenho um menor ao meu encargo. Mas de outro casamento tenho três meninas na qual devia pagar 225 euros, o pai destas pediu o incumprimento, qual o limite de penhora no meu caso?

BlueSara

@ Sandrina

A pensão de alimentos deve ser fixada de forma proporcional às possibilidades de quem tem de a pagar e às necessidades de quem a recebe.
    Não havendo acordo o valor da pensão, terá de ser o tribunal a fixar o valor. Sugiro que dê uma espreitadela pelo guia disponível na Segurança Social (http://www.seg-social.pt/protecao-juridica).

• Upvote 1

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa