Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Especulação vs Gestão Passiva

Recommended Posts

MarketIsNotEfficient

Olá a todos,

O objetivo deste tópico é servir como um registo público da performance de uma conta de trading. O benchmark será a minha conta de longo prazo, cuja performance está entre o VT e o SPY ao longo de 5 anos.

image.thumb.png.c7924f192f749b1731e323c20ad76630.png

Em termos de perfil, sou apaixonado pelos mercados e tenho lido bastante sobre o assunto.
    Já me dediquei ao Forex, ações e opções com diversos horizontes de tempo: semanal, diário e intradiário, SEM SUCESSO.

No entanto, continuo a acreditar que é possível alcançar bons resultados.

Espero que gostem de acompanhar este tópico! ;)

Edited by MarketIsNotEfficient
    Adicionei imagem com performance.
    • Like 1
    MarketIsNotEfficient

Para referência futura , deixo aqui o screenshot da conta que vou utilizar para fazer transacções de acções.

Este saldo de P/L nada tem a ver com esta estratégia.

ShareX_HLElqqr908.thumb.png.7d5792639200d8a57d460c7799f7d944.png

Na próxima semana, partilharei a perf. da minha conta longo-prazo.

Activos que estou a considerar para a conta longo-prazo:

• GBTC
    • MCHI
    • GLD

O objectivo seria alocar 2.5% a cada um destes ETFs com valor proveniente da venda do BND.

MarketIsNotEfficient

Trade

Compra PUT Option para GME.
    Expira no dia 14 de Junho.

image.thumb.png.86aa82447cb1043734f7fba69b4982e0.png

Lógica:
    Aproveitar a enorme volatilidade que se tem verificado nesta acção, com a expectativa de que o preço baixe fortemente nos próximos dias.

image.thumb.png.9d7ad1e65f3c70a98e93889d2c8c294d.png

Erros:
    Não prestei a devida atenção à data de Earnings.

Plano:
    Se ultrapassar os $55, compro outra PUT.

Disclaimer:
    Obviamente, este conteúdo não constitui aconselhamento financeiro, recomendação de investimento ou incentivo à compra.
    É apenas um registo público das minhas transações pessoais.

MarketIsNotEfficient
    • - Liquidei minha posição em BND e adquiri MCHI e GLD.
    • - Tecnicamente, o GLD apresenta-se bem e o MCHI está ok, sem suporte pronunciado.
    • - O objetivo é chegar aos níveis de resistência e reavaliar.
    • - MCHI, sem plano de stop-loss; para GLD, o stop-loss é um close semanal inferior a $210.

Pela minha experiência, muitas transações não são anunciadoras de bons resultados; no entanto, parece-me que a esperança de ganho nesses dois ativos seja superior ao BND.

Veremos.

image.png.d10a89842bdffa4509d898690ee048ef.png

Edit 1 : 14/07/24 - Venda GLD

Edit 1 : 14/07/24 - Venda GLD
    • 1 month later...
    MarketIsNotEfficient

- Esta semana vendi a posição SPY (~30% do Portfolio)

image.thumb.png.c890d6d7b6432af0ce0e7f6ba7991007.png

image.png.bd5ff01c259fa3b6145fc1b341cf83be.png

- O objectivo é fazer rotação para ETFs como o DGRO onde o dividend yield e growth são mais elevados.
    Lógica: 

- Tive a felicidade de o mercado cair apòs a venda. No entanto, pode reverter e continuar a subir.

- Fiz uma pequena transacção e comprei DGRO, mas continuo com grande parte do capital resultante da venda do SPY em cash.

Raciocínio:
    - Estou a ser remunerado de forma Ok pela IB
    - Estamos na Earnings Season, e resultados menos bons podem afectar um mercado over-extended
    - Se o próximo CPI contrastar com o anterior podemos ter um movimento de grande amplitude nos mercados.
    - Se earnings e CPI forem bons, não creio que o mercado vá propriamente "explodir".
    - É uma aposta que vou fazer pq me parece ser favorável em termos de risk/reward.

MarketIsNotEfficient

Vendi a posição que tinha no MCHI. Transacção com resultado negativo.

image.thumb.png.a566da217929d6a4f52caa724a47542e.png

image.thumb.png.772325d8dcad0b121d133f30b1e1a1f5.png

Lições
    - Trade de muito baixa qualidade pela falta de setup apropriado. O facto de não conseguir definir um nível de STOP LOSS diz tudo.
    - Necessidade de justificar cada posição com argumentos válidos. Se esses argumentos não existem, a posição não é de qualidade.

Conta de Longo Prazo

- O SPY tem estado numa fase descendente, mas o mesmo não se aplica a todos os sectores de mercado (Small Caps, Value)
    - Esta situação, IMO, demonstra força e continuar fora do mercado com 30% do portfolio é arriscado.
    - O meu raciocínio no CPI mantém-se, mas neste momento vejo-o como algo mais isolado, uma vez que não há sentimento de "medo" e que os capitais continuam a chegar aos activos que referi.

Vou procurar aumentar as minhas posições em DGRO e talvez IWM.

• 2 weeks later...
    MarketIsNotEfficient

Se optarmos por realizar transações, temos de ser flexíveis nas nossas opiniões.

Após a alegada rotação para small caps, surgiram os receios de recessão.

Transações:

Comprei e vendi IWM com prejuízo. Infelizmente, com a abertura em gap down, o stop foi executado a um nível inferior ao inicialmente estipulado na ordem.

image.thumb.png.2997f710c30d1b577ab0eca0c8b6a9ce.png

Adicionei QQQM (ordem executada antes da abertura do mercado).

image.thumb.png.ffab4929f8c647900daec06cd7596ec1.png

Adicionei DGRO.

Continuo a aguardar com algum capital proveniente da venda do SPY porque prefiro estar exposto à possibilidade de uma queda acentuada.

• 2 weeks later...
    • 3 months later...
    MarketIsNotEfficient

Como sabemos, o GLD registou um movimento bastante positivo. No entanto, devido à minha falta de método e estratégia, acabei por sair prematuramente sem qualquer lucro num ativo que apresentou uma subida impressionante.

Aproveito para partilhar as estatísticas dos meus trades — a situação não está propriamente famosa:

- image.thumb.png.1c808f73bb994417e0a254cda0af642f.png

Preciso de adotar um método sistemático para conseguir tirar conclusões claras sobre os resultados do passado.

O único ponto positivo tem sido o Bitcoin, que comprei através de um ETF aquando do breakout após as eleições.

Também considero que tinha a obrigação de fazer muito melhor no que diz respeito ao tamanho da posição, pois era um trade muito fácil. Era bastante claro, e oportunidades como esta são muito raras, onde o risco/recompensa está claramente a nosso favor.

MarketIsNotEfficient

Olá @mlw_1550,

Quando o SPY chegou perto do nível a que eu tinha vendido, optei por comprar DGRO e QQQM (os preços comentados nos gráficos representam as compras).

Como podemos ver, em "tempo real", é difícil ter um bom timing :)

image.thumb.png.120d60373e5b97e24f1e8bf04f389488.png

Em termos de rendimento, não tive qualquer benefício. 

Actualmente tenho ~10% cash.

Coloquei uma ordem limite p/ um trade em TSL3 (com uma pequena parte da alocação "cash").

Um trade que está a correr bem, na conta especulativa, foi com um ETF de Bitcoin. Entrada em Verde.
    Tinha ordem de venda na marca branca, mas acabei por cancelar. Acho que há uma probabilidade muito maior de subida (animal spirits, Trump, etc), que de descida. Veremos.

image.thumb.png.a1dafbeaf7a832ecd5659406ea9774fc.png

E tu? Qual é o teu portfolio ? Optas mais por gestão activa ou passiva ?

Obrigado

Apagar duplicados

Muito mais gestão passiva. Tenho algumas ações individuais, mas no global tenho pouco capital no broker. Vai dando para aprender como funcionam os diversos tipos de ação, ETF, Bonds. Ainda estou muito longe de almejar fazer análise mais técnica 😅

E sim, tudo aponta para Bitcoin romper a barreira dos 100k.

MarketIsNotEfficient

Obrigado pelo comentário @mlw_1550.

O importante é estarmos confortáveis com a nossa metodologia. Isso da análise mais técnica poucas vezes funciona :), apesar de eu ainda continuar à procura :)

---
    Novo Trade Especulativo

image.thumb.png.864852327584da29caa8743d91f00c60.png

- Risk/Reward de 1/3
    -
    Breakeven a 598.84

image.png.f11dcb697781a17f25348fdf3b3dc943.png

- Motivação meramente técnica

image.png.2248838a25fe7662d870e5842a0a80ad.png

Disclaimer:
    Obviamente, este conteúdo não constitui aconselhamento financeiro, recomendação de investimento ou incentivo à compra.
    É apenas um registo público das minhas transações pessoais.

• 2 weeks later...
    MarketIsNotEfficient

Buenos Dias Matosinhos,

Este ano tem sido ótimo - até agora, por isso, de certa forma, acho que não pode continuar assim por muito mais tempo (quando digo isto, refiro-me às ações, não necessariamente a Cripto/Commodities, devido à inflação, etc.).

Planeio vender entre 5% e 10% do meu portfólio de longo prazo até ao final do ano.

Em relação ao "short" no SPY, esta é a situação atual:

592468144_Sanstitre.png.e068337c902107bb8feb0df9dee1eb7e.png

Tivemos um período de consolidação. Se a negociação fechar acima dessa resistência, fecharei a posição  com resultado negativo. 

Acredito que a proporção de R/R será de 1 para 15 ou, no máximo, 2 para 7,5, o que é muito bom.

Faz parte!

image.png

On 12/20/2024 at 4:14 PM, MarketIsNotEfficient said:

Trade Fechado

image.thumb.png.7bc99b542093df8a3e3ff70401b56f01.png

image.thumb.png.0bd1ee1429a0a2c2ea1b8ed9bcf1b356.png

Profit per Contract: 11.774.61=7.16

Total Profit: 7.16×10×100 = ~ 7000 USD

Correu bem! Decidiste vender antes da "maturidade", certo? Não sei se é esse o termo correcto.

Para poderes comprar 10 opções do SPY tens de deter 1000 ações?

MarketIsNotEfficient
    8 hours ago, mlw_1550 said:

Correu bem! Decidiste vender antes da "maturidade", certo? Não sei se é esse o termo correcto.

Exacto. Vendi antes da expiration date que era 31 de Janeiro. 

Não, não tens. Eu utilizei o que se chama um Bear Put Spread.

Convém ter o "underlying"  se quiseres por exemplo vender calls, o que é conhecido como covered calls, por exemplo.

MarketIsNotEfficient
    2024 - Fim do Ano

Chegamos ao fim do ano, e é tempo de olhar para trás e analisar o que aconteceu em termos de portefólio.

Longo Prazo

De uma forma geral, no meu portefólio de longo prazo, o objetivo é alcançar uma boa performance, mas não necessariamente superar o índice de referência. Dou mais valor à resiliência do que ao desempenho. Para mim, isto significa que:

- Tenho liquidez, em forma de moeda ou equivalentes, para reforçar posições em caso de uma queda acentuada.

- Conto com cash flow, sob a forma de dividendos, que me permite continuar a investir no portefólio, mesmo em cenários de vários anos sem crescimento financeiro (e.g. períodos prolongados de 20 anos sem novos máximos históricos).

image.thumb.png.ba7eca7bde295615f226b3218d07d644.png

Trading

O trading continua sem correr bem. Continuo indeciso em relação às estratégias, e isso reflete-se nos resultados. Decidi investir a conta dedicada ao trading em criptomoedas. Partilho abaixo o estado atual, por uma questão de transparência, já que a tinha partilhado no início deste tópico.

image.thumb.png.a6974678540e87153d488f2ee8576f0d.png

Futuro

Quanto mais tempo dedico a esta área, mais me consciencializo de que esta é a minha paixão. Além disso, a área financeira permite-nos ser recompensados pela qualidade das nossas decisões e não pelo tempo dedicado a uma determinada tarefa.

Isto proporciona acesso a um rendimento que não é linear em função do tempo.

Desejo-vos um excelente 2025. Acreditem sempre em vocês mesmos, porque mais ninguém o fará.

MarketIsNotEfficient

Bitcoin

Análise p/ trade de curto prazo

Bull Case

• Trump tem um histórico de cumprir promessas e é pró-cripto (animal spirits).
    • Possibilidade de criação de uma reserva de Bitcoin.
    • A reação a Jerome Powell foi bastante positiva quando este referiu que o Bitcoin era semelhante ao ouro.

Tecnicamente

• No cenário bull, idealmente, a curto-médio prazo não deveremos voltar a tocar no suporte.
    • Seria positivo observar uma redução da volatilidade antes de um eventual breakout acima dos 100k.
    • Os índices SPY, QQQ e RSP não estão sobrevalorizados (overextended).

Bear Case

• Qualquer má notícia afetaria o preço, podendo resultar numa perda significativa em termos percentuais.
    • Más notícias macroeconómicas (ex.: recessão).

O que acham ?
    Não hesitem em partilhar a vossa opinião.