Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• CPCV 2023 - Escritura 2024

Guest António Almeida

Recommended Posts

Guest António Almeida

Boa Tarde Dr. Finanças,

realizei o CPCV de uma casa em 2023, no entanto a escritura já ocorreu em 2024.

Gostaria de saber para o IRS deste ano e em relação ao dinheiro que recebi do CPCV em 2023, se tenho que declarar no IRS? Além disso com o dinheiro do CPCV, aproveitei para amortizar o crédito da minha habitação própria e permanente. Tenho que declarar este ano alguma coisa? ou é tudo efetuado no IRS de 2025?

Muito Obrigado.

IMPOSTOS4U
    A 23/05/2024 às 16:25, Visitante António Almeida disse:

Boa Tarde Dr. Finanças,

realizei o CPCV de uma casa em 2023, no entanto a escritura já ocorreu em 2024.

Gostaria de saber para o IRS deste ano e em relação ao dinheiro que recebi do CPCV em 2023, se tenho que declarar no IRS? Além disso com o dinheiro do CPCV, aproveitei para amortizar o crédito da minha habitação própria e permanente. Tenho que declarar este ano alguma coisa? ou é tudo efetuado no IRS de 2025?

Muito Obrigado.

A transmissão dos direitos reais sobre os bens imóveis ocorre por escritura e, segundo refere, essa foi celebrada em 2024. Portanto, o facto tributário relativo à transmissão desse imóvel ocorreu em 2024, a respetiva mais valia deverá ser declarada na Modelo 3, anexo G, quadro 4, elativa ao ano de 2024 e o valor corresponde à amortização do crédito à habitação própria e permanente ser declarado no respetivo quadro 19.

Ajudei no esclarecimento? 😉

IMPOSTOS4U