Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS Jovem 2024

Duarte Oliveira

Recommended Posts

Duarte Oliveira

Boa Tarde, tenho umas dúvidas a cerca do IRS Jovem.

Em 2023 terminei a minha licenciatura e ingressei no mercado de trabalho em Outubro de 2023. Em Março de 2024 saí da referida empresa e no próximo mês de Junho vou começar a trabalhar noutra empresa. Também é importante referir que em Setembro vou começar um mestrado. A minha questão é se tenho de usufruir do IRS Jovem no ano de 2024?  A minha ideia era "guardar" este beneficio para um ano em que trabalhe os 12 meses mas não sei se é possível. Sei que os trabalhadores estudantes podem usufruir do IRS Jovem no ano em que completarem os estudos mas não sei se esta regra é aplicada a mim, pois já trabalhei alguns meses após terminar a licenciatura.

Obrigado.

IMPOSTOS4U
    A 18/05/2024 às 14:53, Duarte Oliveira disse:

Boa Tarde, tenho umas dúvidas a cerca do IRS Jovem.

Em 2023 terminei a minha licenciatura e ingressei no mercado de trabalho em Outubro de 2023. Em Março de 2024 saí da referida empresa e no próximo mês de Junho vou começar a trabalhar noutra empresa. Também é importante referir que em Setembro vou começar um mestrado. A minha questão é se tenho de usufruir do IRS Jovem no ano de 2024?  A minha ideia era "guardar" este beneficio para um ano em que trabalhe os 12 meses mas não sei se é possível. Sei que os trabalhadores estudantes podem usufruir do IRS Jovem no ano em que completarem os estudos mas não sei se esta regra é aplicada a mim, pois já trabalhei alguns meses após terminar a licenciatura.

Obrigado.

Não há qualquer problema em já ter trabalhado.

O que tem de decidir é: qual o ciclo de estudos, após cuja conclusão, pretende optar pelo Regime do IRS Jovem.

Tendo terminado a licenciatura em 2023 o primeiro ano após a conclusão desse ciclo de estudos será o ano de 2024, mas se vai avançar para o mestrado e quiser optar pelo regime após a conclusão desse ciclo de estudos também poderá (desde que reúna o requisito da idade - até aos 26 anos) 😉

Espero ter ajudado.

IMPOSTOS4U

• Thanks 1