Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest RICARDO FERNANDES

Recommended Posts

Guest RICARDO FERNANDES

Boa tarde a todos,tenho um filho com 19 anos que em 2023 acabou o 12ªano e logo em julho começou a  trabalhar em part time auferindo rendimentos até ao final do ano cerca de 410 euros mensais.

Sou divorciado e tenho a guarda partilhada com a minha ex mulher.

Como preencho o meu IRS nesta situação.

Alguém pode me ajudar?

Desde já obrigado.

IMPOSTOS4U
    há 6 horas, Visitante RICARDO FERNANDES disse:

Boa tarde a todos,tenho um filho com 19 anos que em 2023 acabou o 12ªano e logo em julho começou a  trabalhar em part time auferindo rendimentos até ao final do ano cerca de 410 euros mensais.

Sou divorciado e tenho a guarda partilhada com a minha ex mulher.

Como preencho o meu IRS nesta situação.

Alguém pode me ajudar?

Desde já obrigado.

Tendo o seu dependente residência alternada, estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais em vigor no último dia do ano a que o imposto respeita (no caso ano 2023), ambos os progenitores devem:

1º comunicar no Portal das Finanças, até 15 de fevereiro de 2024, a existência de residência alternada;

2ª os rendimentos obtidos pelo dependente devem ser divididos em partes iguais a incluir, respetivamente, em cada uma das declarações dos sujeitos passivos (isto é na declaração de rendimentos do pai e da mãe 50% do rendimento do dependente).

Note que, caso se trate de um part time e o seu filho a 31/12/2023 se encontrasse a frequentar estabelecimento de ensino integrado no sistema nacional de educação ou reconhecidos como tendo fins análogos pelos ministérios competentes, o rendimento por ele obtido poderá estar excluídos de tributação, até ao limite anual global de 5 vezes o valor do IAS (ano 2023 este limite é de €2.402,15), devendo, nesse caso, para além de ser indicado o valor do rendimento ser assinalado no respetivo anexo (A ou B ) que respeita a rendimento de estudante.

Espero ter ajudado. 😉

D'IMPOSTOS4U