Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedir provas levantamento dinheiro após óbito

Guest Sun

Recommended Posts

Guest Sun

Boa tarde,

antes demais quero agradecer pela qualidade das respostas que tenho lido ! Parabéns pela disponibilidade como pela amabilidade em ajudar o próximo.

então aqui o que pretendo perguntar :

Meu avô faleceu há mais de 10 anos. Vivia com uma senhora (união de facto) há alguns anos. Na semana a seguir a morte, houve levantamentos até 10.000€ em 2 contas que ele tinha no banco BCP Millenium.

uma delas tinha o nome dos 2. Outro só tinha como titular o meu avô. soubemos disso ao receber os extratos bancários alguns meses depois, quando foi feita a habilitação de herdeiros pelo meu pai, cabeça-de-casal.

Meus perguntas então são :

1/ essa mulher (só ela tinha acesso, por isso desconfiamos que seja ela a levantar aquele dinheiro todo) tinha algum direito em levantar esse dinheiro após a morte (sendo que não foi para pagar despesas da casa dele, nem o funeral e que nega ser ela) ?

2/ o banco poderia disponibilizar alguma prova (recibo assinado) do levantamento desse dinheiro, já que pelo valor não podia ser levantado num ATM ?

3/ meu pai que era o filho mais velho do meu avô e então cabeça-de-casal, entretanto faleceu. Quem passa a ser o cabeça-de-casal já que nenhum dos meus tios quer assumir a administração da herança ?

Se eu, como filho do cabeça-de-casal falecido, estiver disposto a receber uma procuração do meu tio mais velho ainda vivo (irmão do meu pai) para tratar disso até as partilhas, passo eu a ser cabeça-de-casal perante a lei ou só estou como representante do meu tio (que segue sendo o cabeça de casal oficial)?

Agradeço desde já pela ajuda.