Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Doação de Imóvel com Crédito Hipotecário

Recommended Posts

mmpolonia

Boa tarde,

A minha mãe dispõe de um imóvel total que pretende doar-me (filho único), com duas frações independentes (habitação e comercial), com dois créditos hipotecários no bcp associados a cada fração. A fração afeta ao comério está atualmente alugada e a de habitação seria para eu viver.

Contudo, após ter solicitado ao bcp para que autorizasse a doação do imóvel e a transmissão do crédito para meu nome, disseram que o próprio entendia a ação como uma renegociação de crédito e por isso que não aceitavam, tendo mesmo sugerido procurar outros bancos para esse efeito.

Simultaneamente, para efeitos de escritura, a certidão permanente predial e a caderneta predial urbana não coincidem, nomeadamente no que respeita a área de implantação do edifício da última, que tem a mesma área que a total do terreno. 

Atualmente não tenho um levantamento topográfico nem plantas atualizadas do imóvel e estão-me a pedir 2,5k para o efeito.

O edíficio (apesar de estar bem localizado e com avaliação suficiente para qualquer pedido de crédito) é antigo e complicado de se fazer o levantamento (daí o preço). Já tenho isenção de licença de habitação

Visto que o imóvel não está em propriedade horizontal, não posso pedir crédito habitação para comprar a fração afeta à habitação, que me iria permitir o financiamento para liquidar ambos os créditos e ficar isento de pagar IMT, e evitar custas de mais-valias. 

Em suma, gostava de perceber quais são as minhas opções.

Para quem leu, muito obrigado pela atenção.