Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais Valias de acções

Geral32

Recommended Posts

Bom tarde

Tenho conta num banco português e efetuei compras e vendas de ações, portuguesas, alemãs, francesas e americanas.

Disseram-me que estas vendas já viriam declaradas no pré preenchimento do irs? É mesmo assim?

Fui a 2 repartições de finanças que disseram coisas diferentes.

Uma disse para colocar tudo no anexo G

Outra disse que poderia colocar as não portuguesas no anexo J

Podem ajudar por favor?

Obrigado

• 1 month later...
    IMPOSTOS4U
    A 20/12/2023 às 13:06, Geral32 disse:

Bom tarde

Tenho conta num banco português e efetuei compras e vendas de ações, portuguesas, alemãs, francesas e americanas.

Disseram-me que estas vendas já viriam declaradas no pré preenchimento do irs? É mesmo assim?

Fui a 2 repartições de finanças que disseram coisas diferentes.

Uma disse para colocar tudo no anexo G

Outra disse que poderia colocar as não portuguesas no anexo J

Podem ajudar por favor?

Obrigado

Com a transmissão onerosa de ações podem ser obtidas mais-valias ou menos valias (categoria G).

Estes ganhos, obtidos com a transmissão onerosa de ações, estão sujeitos a tributação autónoma à taxa especial de 28%, sendo obrigatória a sua declaração na Modelo 3 de IRS através do preenchimento do quadro 9 do Anexo G.  No entanto, existe a possibilidade de optar pelo englobamento do rendimento (no quadro 15 do Anexo G da Declaração Modelo 3 de IRS), devendo, nesse caso englobar a totalidade dos rendimentos desta categoria.

A alienação de ações representativas do capital de sociedades não residentes deve ser indicada no Quadro 9.2.A do Anexo J da Declaração Modelo 3. E caso opte pelo englobamento deve assinalar “SIM” no quadro 9.C do Anexo J.

No apuramento das mais-valias e menos valias com a alienação das ações, o eventual saldo negativo pode ser deduzido aos rendimentos da mesma natureza
    nos cinco anos seguintes, e por titular de rendimento, caso tenha optado pelo englobamento.

Faça as melhores opções.

D' Impostos4U