Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Pedro85

    Obrigatoriedade de segurança social em RecibosVerdes após Reinício de actividade

    Recommended Posts

    Pedro85

    Boas,

    Em 2008 fiz um estágio curricular no qual tive direito a remuneração mediante apresentação de recibos verdes. Na altura era muito boa opção pois raramente alguém recebe nos estágios curriculares. O meu estágio durou 6 meses, de Abril a Setembro, e apresentei factura desses 6 meses. No entanto dei início de actividade no princípio de Março, e só a fechei no fim de Outubro... O que dá quase 8 meses de colecta.

    Neste momento estou a acabar um estágio profissional e existe possibilidade de ficar a recibos verdes numa empresa, eles falaram-me dessa possibilidade pois pensavam que nunca tinha estado e que estava isento na segurança social. A minha dúvida é mesmo essa, visto que existe 1 ano de isenção para quem se colecta pela 1ª vez, ainda possuo isenção nesses 4 meses restantes ou já não posso beneficiar disso?

    O meu chefe diz que sim, mas eu duvido.

    Cumprimentos.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    carlos2008

    Penso que não pois o meu filho esteve numa situação idêntica à tua (tinha uns recibos verdes passados do tempo da faculdade e depois encerrou a actividade) e, passado 1 ano, teve que reiniciar a actividade (pois o 1º emprego que arranjou foi a recibos...) e foi necessário começar a pagar segurança social imediatamente (noto que da 1ª vez que abriu e encerrou actividade foram apenas uns 6 meses). Portanto penso que terás que pagar, mas vê a coisa pelo lado positivo: se pagares isso quer dizer que estarás a contar esse tempo de trabalho / dinheiro para a formação da tua pensão aos 65 anos, ou seja é dinheiro que CONTA nesse aspecto e que NÃO CONTARIA se não pagasses. Portanto toda a moeda tem duas faces, eu pessoalmente, como sou mais velho, já dou importância aquela a que tu agora ainda não dás. No entanto poderás confirmar esta informação através da segurança social directa (Via Segurança Social, 808 266 266 ) ou directamente num posto da segurança social . No caso concreto do meu filho posso-te também informar que ele negociou com a empresa serem eles a pagar essa verba, o que aconteceu desde o 1º dia - e o que me parece lógico em face dos vencimentos que pagam inicialmente aos jovens licenciados hoje em dia. Mas isso terá que ser negociado pois nesse regime o encargo SS é do trabalhador. 

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    D@vid

    Sempre que é um reinício já está sujeito ao pagamento da Seg Social, salvo se também estiver a descontar por conta de outrem, o que não é o caso.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa