Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
valecovo

Calculo das Prestações

Recommended Posts

valecovo

Olá a todos.

Sou novo neste forum e como não vi aqui nada sobre as minhas dúvidas gostaria de colocar aqui uma questão que é a seguinte.

Tenho um crédito à habitação na CGD que contratei por 30 anos (360 meses). Na prestação 91 (07-12-2008), data de inicio do 2º. semestre do ano 8, paguei:

Amortização = 25,47€

Juros = 61,64€

Diversos = 1,10€

Total = 92,21€

Alguns dias antes tinha recebido uma carta a informar-me que:

A prestação seria de 92,21€

A taxa de juro nominal seria de 5,678%

A taxa efectiva seria de 5,828%.

Pelas minhas contas, a prestação foi calculada com base numa taxa de 5,678%.

Na prestação 97 (07-06-2009), data de inicio do 1º. semestre do ano 9, paguei:

Amortização = 40,88€

Juros = 24,10€

Diversos = 1,30€

Total = 66,28€

Alguns dias antes tinha recebido uma carta a informar-me que:

A prestação seria de 66,28€

A taxa de juro nominal seria de 2,108%

A taxa anual efectiva seria de 6,359%.

As minhas contas confirmam que a prestação foi calculada com base numa taxa de 2,108%.

A minha dúvida está no cálculo da prestação. Num semestre foi calculada com base numa taxa de 5,678%. No semestre seguinte foi calculada com base numa taxa de 2,108%.

Houve assim tanta variação da taxa de juro ou terei estado a ser comido? Porquê esta diferença tão grande na prestação?

Como os meus conhecimentos de calculo financeiro são muito fracos e todas estas taxas me fazem muita confusão, gostaria de ober uma opinião antes de ir à CGD.

Obrigado

José Silva

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Na minha perspectiva esta correctissimo, voçê deve estar com a taxa Euribor 6M+0.50 Spread, ora a média da taxa em Outubro de 2008 era de 5.178%, mais os 0.50 de spread tem a taxa de 5,678%, quando foi feita a nova revisão (Abril de 2009) a média já era de 1,608%, mais o spread de 0.50 dá a taxa de 2.108%.

Calculo que a taxa na revisão seguinte (Outubro de 2009) teria sido de 1.017% + 0.50 = 1.517%, o que lhe deve ter ainda baixado mais a sua prestação  :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
valecovo

Muito obrigado.

Agora, consultando as taxas euribor, dá para confirmar. Nunca me apercebi de uma descida tão rápida.

Obrigado

José Silva

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Agora, consultando as taxas euribor, dá para confirmar. Nunca me apercebi de uma descida tão rápida.

Isso é porque nunca as taxas desceram tão rapidamente como nos últimos 14-15 meses: http://pt.euribor-rates.eu/graficos-euribor.asp ("nunca", pelo menos nas últimas décadas... não sei como foi na crise de 1929, por exemplo).

É caso para dizer que a crise não são só coisas más ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

É caso para dizer que a crise não são só coisas más ;)

Verdade "verdadinha"! Depende de que lado  nos encontramos  :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa