Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

xXFlipPTXx

Boas,

tenho algumas dúvidas acerca dos certificados de aforro, irei enunciar por tópicos para ser mais fácil para quem puder me esclarecer.

1ª - Quem estiver inscrito nos certificados de tesouro pode também se subscrever aos certificados de aforro ou implica alguma incompatibilidade?

2ª - Qual a diferença em subscrever em certificados de aforros com 100 euros ou com 50.000 euros no momento em que vai subscrever? 

3ª - Se subscrever, por exemplo, uma quantia de 200 euros agora, 500 para a semana e assim sucessivamente, vai alterar algum tipo de percentagem, se tem vantagens ou não, se inserir agora um valor máximo ou se aos poucos...

Sou um pouco "noob" nesta área, espero compreensão da vossa parte.

Obrigado.

Filipe

Edited by xXFlipPTXx
    JRJordao

1. Não há qualquer incompatibilidade

2. 100 euros é o mínimo e 50000 o máximo de subscrição. A subscrição de 50000 será mais complicada em termos de meios de pagamento e respetivos limites.

3. Cada investimento cria uma nova subscrição, com as suas datas de pagamento de juros e prémios de antiguidade. Não me ocorre qualquer vantagem em não aplicar logo tudo o que se pode e que não fará falta nos próximos 3 meses.

Penso não ter percebido algumas das tuas dúvidas. Podes clarificar o que ficou por esclarecer?

xXFlipPTXx
    Posted (edited)

Obrigado JRJordão por responder algumas das minhas dúvidas. 

A questão que ainda ficou por esclarecer é a questão 3, por exemplo, faço uma subscrição de 200 ou 500 euros da série F, mais tarde posso aumentar/adicionar o valor dessa mesma subscrição? Penso que a lógica é que quanto maior for o valor mais "rende" ou estou a dizer algum disparate? Senão não haveria opção entre os 100 a 50.000...

Quando menciona "Cada investimento cria uma nova subscrição.." gerou-se aí a dúvida, dá entender que a primeira subscrição será apenas aquele valor que deposito na hora...

No certificados de tesouro por exemplo, fiz uma subscrição de alto valor de uma vez, há uns anos atrás que está a render que recebo uma vez por ano...

Obrigado.

Atentamente,

Filipe

Edited by xXFlipPTXx
    ZePAG

São subscrições independentes. Exemplo de 3 subscrições e do valor no dia 1-4-2023

- 1-1-2023: 500unidades. Valor 510€

- 1-2-2023: 4000unidades. Valor 400€

- 1-3-2023: 250unidades. Valor 250€

1-4-2023: Total: 1160€

O valor é automaticamente capitalizado já com a retenção dos 28% de imposto.

• Thanks 1
    JRJordao
    A 23/06/2023 às 16:59, xXFlipPTXx disse:

A questão que ainda ficou por esclarecer é a questão 3, por exemplo, faço uma subscrição de 200 ou 500 euros da série F, mais tarde posso aumentar/adicionar o valor dessa mesma subscrição? Penso que a lógica é que quanto maior for o valor mais "rende" ou estou a dizer algum disparate? Senão não haveria opção entre os 100 a 50.000...

Quando menciona "Cada investimento cria uma nova subscrição.." gerou-se aí a dúvida, dá entender que a primeira subscrição será apenas aquele valor que deposito na hora...

Ganhas uma percentagem do que aplicas, por isso naturalmente quando mais investires mais rende.

De facto, a primeira subscrição será apenas do valor que depositas na hora e não poderá ser aumentado (sem ser pelos próprios juros). Mas mais tarde poderás fazer novos depósitos e assim criar novas subscrições. Podes ter tantas quantas quiseres.

Os certificados de tesouro funcionam da mesma forma. Se, no dia seguinte a teres feito a subscrição, aplicasses mais dinheiro, ele iria para uma nova subscrição, não aumentava a inicial.

Uma diferença importante, enquanto os certificados de tesouro pagam juros anuais na tua conta bancária, os certificados de aforro capitalizam juros (adicionam ao valor investido) trimestrais.

Edited by JRJordao
    xXFlipPTXx
    Posted (edited)

Boa tarde,

já estou mais esclarecido, sistema do certificados de aforro poderia ser um pouco mais simples a meu ver. Provavelmente se fizer uma subscrição de 10.000 ou 20.000 unidades de uma vez será o mais acertado, só espero que o banco não vai implicar algo com por ser um valor considerável de uma vez para fazer transferência...

Obrigado a ambos pela paciência.

Atentamente,

Filipe

Edited by xXFlipPTXx
    JRJordao
    há 19 minutos, xXFlipPTXx disse:

Provavelmente se fizer uma subscrição de 10.000 ou 20.000 unidades de uma vez será o mais acertado, só espero que o banco não vai implicar algo com por ser um valor considerável de uma vez para fazer transferência...

Não será questão de "implicar", mas do limite definido pelo teu banco.

Se tiveres acesso ao AforroNet (se ainda não tiveres adere), lá poderás fazer a subscrição e obter os respetivos dados de pagamento. Esse pagamento será uma operação de "pagamento de serviços", como as que se usam para pagar faturas, seguros, etc, a efetuar no teu homebanking ou numa máquina "multibanco". Podes perguntar ao teu banco qual o montante máximo para essa operação (no homebanking e no "multibanco"). Se necessário, divides o valor que queres aplicar em várias subscrições de menor valor (até 3 por dia).

Edited by JRJordao
    • Thanks 1