Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IMI Casa + Terreno

Guest Paulo Ó.

Recommended Posts

Guest Paulo Ó.

Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa ajuda para esclarecer uma questão. A minha mãe é viúva há 12 anos e a única propriedade que tem é a casa própria. Reparei neste último pagamento de IMI que surgem 2 linhas para pagamento: a casa e o terreno onde a casa está implantada, o que muito me intrigou. De acordo com a minha própria mãe " sempre foi assim", mas acho estranho que só tendo 1 bem, pague 2. Foi-me dito depois por terceiros que isto é um erro da AT e que só deveria pagar IMI relativamente a um artigo. Dado que não estou em PT e é difícil para a minha mãe deslocar-se à AT ou lidar com estas coisas, há forma de tentar regularizar esta situação online? Se sim, como? E como devo expor a situação?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

No impresso relativo ao pagamento do IMI, vem discriminados os prédios em causa, nº do artigo e o tipo (U ou R).

Se entrar no portal das financas com as credenciais da sua mãe e consultar a caderneta predial terá mais informação sobre os prédios em causa.

A explicação mais plausível para essa situação é o terreno original ser um único prédio do tipo RÚSTICO e na altura da construção fez-se um destaque de uma parcela com a área de implantação da casa, e que deu origem a um 2º artigo do tipo URBANO.

Para confirmar se foi essa a situação ocorrida, terá de consultar a CONSERVATÓRIA do REGISTO PREDIAL. Pode pedir acesso aos registos de forma online.