Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Venda de imóvel com crédito habitação


    Absolom

    Recommended Posts

    Bom dia,

    Agradecia que me esclarecessem quais os procedimentos a ter na seguinte situação:

    Possuo um apartamento sobre o qual tenho um crédito para habitação, e tenho em vista a venda do mesmo para adquirir uma moradia. O que implica em termos bancários? Sei que tenho de pagar .05% do capital em divida ao banco por liquidar o empréstimo. É um processo simples? Há algo mais que me escape?

    Obrigado  :)

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Para além dos 0,5% pela amortização antecipada, vais também precisar de um documento do banco (distrate) a atestar que a dívida está paga e que a hipoteca pode ser levantada - ninguém te vai querer comprar uma casa hipotecada. A emissão desse documento tipicamente tem um custo. A alteração do registo predial para remover a hipoteca também.

    Como o banco só passa esse documento depois da dívida efectivamente saldada, se vais amortizá-la com o dinheiro da venda da casa, o que normalmente acontece é o banco enviar alguém no dia da escritura para entregar o documento depois de receber o dinheiro. A deslocação dessa pessoa também costuma ter custos.

    Se conseguires amortizar a dívida antes da venda da casa não tens esse problema.

    De qualquer forma, o custo principal deverá ser mesmo a comissão por amortização antecipada... a menos que já devas muito pouco ;)

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

    A última alteração à lei que contempla a amortização parcial ou total de um crédito habitação diz que os custos totais a cobrar pelo banco não podem ultrapassar 0,5% do capital em dívida. Sejam eles penalizações, distrates, deslocações, etc...

    O custo do distrate nao tem a ver com a amortizaçao antecipada. E´ algo que pagas mesmo que o credito seja pago no prazo que tinha sido inicialmente definido. Por isso nao creio que entre para o limite dos 0,5%.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    O custo do distrate nao tem a ver com a amortizaçao antecipada. E´ algo que pagas mesmo que o credito seja pago no prazo que tinha sido inicialmente definido. Por isso nao creio que entre para o limite dos 0,5%.

    Tens toda a razão. O limite dos 0,5% está apenas relacionado com a amortização do capital. A emissão do distrate, cancelamento da hipoteca e afins não entram para este limite.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...