Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Problemas em efectuar upgrade para Danos próprios e incapacidade de transferência

Guest Miguel Caldeira

Recommended Posts

Guest Miguel Caldeira

Boa Tarde,

No passado dia 19/03, o meu filho teve um acidente ligeiro com um carro recém adquirido por mim. Este carro tem seguros contra terceiros, pelo que nos demos como culpados e ficou resolvido. Depois de ter sido reparado com peças da marca e de ter pago a reparação por meios próprios, solicitei á OKTeleseguros que me enviasse uma simulação para com cláusulas de danos próprios, e qual foi a minha surpresa ao fim de quase de 2 semanas de insistir ao saber que não me dão sequer o valor uma vez que não assumem o risco. Efectuei uma reclamação no livro de reclamações e deram-me exactamente a mesma resposta, sem haver qualquer justificação. Fui sempre um segurado cumpridor, e inclusivamente tenho outras duas apólices com a mesma companhia, não tenho tido outros acidentes e nem sequer quiseram efectuar qualquer peritagem ao veiculo. Efectuei também uma reclamação junto á ASF que me responderam para efectuar reclamação junto ao provedor do cliente deles. Existirá do meu lado justa causa para a anulação unilateral da apólice, uma vez que pretendo efectuar o upgrade da apólice para danos próprios e eles não o efectuam ? Posso efectuar outra apólice para o mesmo veiculo ?

Aguardo o vosso feedback e Obrigado.

Miguel Caldeira 

As seguradoras não são obrigadas a aceitar o risco de danos próprios. 

Aliás, elas podem até recusar o RC Obrigatório, sendo que, caso nenhuma aceite, é necessário reclamar à ASF e esta obriga a aceitarem, por se tratar de seguro obrigatório. Não me lembro dos detalhes mas isto está explicado na legislação. De qualquer forma não é relevante para este caso. 

Voltando à tua questão, se pagaste o seguro anual, não sei se terás grande chance em anular o contrato e receber o estorno proporcional. 

É frequente que as seguradoras, cada uma com as suas nuances, rejeitem coberturas de DP. Histórico, idade do carro, se é importado, etc.

Estamos ainda a falar de um low-cost, e o facto de não teres um mediador, torna a comunicação mais difícil. Como sabemos, as low cost não têm mediação. É distribuição direta. 

Se podes fazer outra apólice para o mesmo veículo, poder podes. Mas sinceramente, em caso de sinistro RC, não sei quem assumirá a indemnização.. E vai dar alguma confusão de certeza. 

Presumo que tenhas também colocado essa questão a  ASF, pelo que agradeço que depois nos dês feedback.