Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• PPR - dúvida no resgate extraordinário

Recommended Posts

BCosta

Olá a todos,

Eu tenho um PPR na Real Vida Seguros com capitais investidos até 2021, e depois em Dezembro de 2022 fiz um reforço de 1750€.
    Como tenho vindo a pedir mensalmente o resgate extraordinário relativamente aos valores investidos até 2021, resta agora um saldo de 2080,24€ (2560,67€ - 480,43€, pois o site da Real Vida ainda não assumiu o resgate de Abril). Logo, em Maio já não poderei pedir o resgate de 1 IAS inteiro, pois parte dele já sairia dos 1750€ que reforcei em Dezembro, e que estão fora do âmbito da Lei 19/2022.

A minha dúvida prende-se com o valor que ainda posso resgatar sem penalização:
    330,24€, ficando com saldo de 1750,00€?
    Mas estes 1750€ que reforcei em Dezembro podem já ter rendido alguns juros (não faço ideia, e a RVS também não me soube esclarecer), e apesar de serem fruto de capital investido em Dezembro posso levantá-los? Não quero chatices com o fisco...

Gostava de ouvir as vossas opiniões.
    Obrigado.

PPR.png

JRJordao

Não podes resgatar os 1750€ aplicados em dezembro nem a respetiva (eventual) valorização.

Se não tiveres a certeza dos valores envolvidos, joga pelo seguro e resgata apenas 300€.

JRJordao

Nota que se resgatares rendimento (desses capitais investidos até 2021), irás pagar imposto sobre ele em retenção. Nada de anormal, é só para não ficares surpreendido.

Edited by JRJordao
    BCosta

Obrigado.
    Pois, também tinha essa ideia que a interdição seria sobre capital e juros gerados. Só acho estranho na Real Vida não saberem, dizem que a única informação que me podem dar é esse extrato que publiquei. Acho que vou optar por resgatar só 300€ então.

Quanto ao imposto retido, sim, tiram-me uns 43 cêntimos por cada IAS.

tarantinoguy

A 29/04/2023 às 12:43, JRJordao disse:

Não podes resgatar os 1750€ aplicados em dezembro nem a respetiva (eventual) valorização.

Se não tiveres a certeza dos valores envolvidos, joga pelo seguro e resgata apenas 300€.

Ou seja, ele tem que resgatar até ficarem apenas as UP que ele comprou com 1750€, certo?

JRJordao
    há 15 minutos, tarantinoguy disse:

Ou seja, ele tem que resgatar até ficarem apenas as UP que ele comprou com 1750€, certo?

Certo