Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Ryben

    fiador

    Recommended Posts

    Ryben

    A minha irmã quando comprou casa, o banco exigiu-lhe 2 fiadores, fui eu e o irmão do meu cunhado e por consequencia a minha esposa e a esposa do irmão do meu cunhado. Acabaram por separar-se faz 1 ano e a minha irmã é que ficou com a casa, porem nunca fez nova escritura e acabou por deixar de pagar a prestação do emprestimo. O banco agora vem sobre mim e a minha esposa para efectuar-mos o pagamento de 9.550,00€.

    Eu gostava que alguem me exclarecesse sobre alguns pontos:

    1 - posso recusar-me a pagar uma vez que fui fiador no pressuposto de serem um casal e agora estarem separados?

    2 - se tiver de pagar, o valor que referi não tem de ser dividido pelos fiadores todos, ou seja, ser dividido por dois?

    3 - sou deficiente motor, desloco-me numa cadeira de rodas, e a escritura foi efectuado num locar com escadas, tendo eu ficado ao fundo das escadas e assim não ter assistido à leitura da escritura e ninguem me ter explicado o significado da recusa ao direito de excusa que està mencionado na escritura que pedi agora ao banco, e só vdesceram a referida escada para eu assinar, posso assim recusar-me a pagar sem que o banco primeiro execute a minha irmã e o meu ex-cunhado?

    4- estou também a pagar o emprestimo da minha casa, com uma prestação mensal a rondar os 500€ e a minha casa ser a garantia como hipotéca do meu emprestimo e eu estar a pagar, pode o outro banco penhorar-me parte do meu ordenado, correndo eu o risco de assim poder entar em incomprimento no meu empréstimo para liquidar o da minha irmã?

    Agradecia que alguem me exclarecesse sobre estes pontos

    OBRIGADO

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    1 - não. Enquanto as condições do empréstimo se mantiverem (está em nome dos 2, certo?), também se mantém a tua obrigação. Pelo que percebi, o empréstimo continua em nome dos 2? É que nesse caso o teu ex-cunhado continua a ser responsável pelo pagamento, é preciso não o esquecer também... Ou então como é que conseguiram alterar as condições sem fazer nova escritura?

    2 - talvez o banco já tenha dividido esse valor e só te tenha comunicado a tua parte... já lhes perguntaste isso? Ou, pelo menos, tenha feito a mesma comunicação ao outro casal de fiadores.

    3 - podes reclamar contra o notário por não ter acessibilidades decentes, agora não me parece, por si só, factor determinante neste caso. Alguém te impediu de ler o documento que estavas a assinar ou de pedir os devidos esclarecimentos? E, mesmo que tivesses subido, sabes se esse ponto em particular foi devidamente explicado durante a leitura do contrato? Terias feito as coisas de forma diferente ou assinado e pronto?

    A recusa ao direito de excussão está no documento que assinaste ou num outro complementar? A meu ver, a única hipótese que tens é a de conseguir provar que nunca leste em lado nenhum que abdicavas desse direito. Mas se a tua assinatura está lá, o máximo que consegues provar é que assinaste um documento sem o ler (e mesmo isso..), não prova que a outra parte estivesse de má fé.

    4 - pode (até 1/3 e desde que te deixem mais do que o salário mínimo). Embora provavelmente vá executar também os bens da tua irmã e ex-cunhado (neste caso, a casa) o que pode fazer com que te deixem em paz. Pode também tentar executar outros bens dos fiadores de que venha a ter ocnhecimento - tudo o que for preciso até ser atingido o montante em dívida...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Ryben

    1 - Pela escritura que o banco me enviou as condições mantêm-se, porém, quando fui ao banco, o gerente disse-me que era a minha irmã a responsavel, o que me deixou agora confuso...

    2 - não dividiram a dívida, só a mim mandaram a comunicação...

    3 - a recusa ao direito de excusa está na escritura, onde eu assinei...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa