Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Amortização parcial de crédito à habitação


    Guest accdi

    Recommended Posts

    Guest accdi

     

     Bom dia.

    Procedi no início de março (dia 😎 a uma amortização parcial do meu crédito à habitação. Dei conta dessa intenção, telefonicamente, ao meu gestor de conta em janeiro, ainda que na ocasião não tenha indicado a data concreta em que a iria realizar. De qualquer modo, ficou assim a instituição conhecedora da mesma, dois meses antes de a efetuar. Note-se que no meu contrato nada é determinado sobre a forma ou local como o pré-aviso deve ser feito: apenas é referido que o prazo mínimo é de 15 dias de antecedência.

    O meu contrato determina que deveria ser levada a cabo no dia em que vence a prestação mensal. Porém, como a mesma (25 de cada mês) calharia num final de semana, logo, com a sucursal encerrada e também por uma questão de conciliar a minha agenda pessoal com a do segundo mutuário, o procedimento de amortização foi feito 17 dias antes dessa data, para que ambos estivéssemos presentes para assinar, ainda que estando cientes que nunca teria efeito prévio à data em que a concretizámos. 

    1ª questão: dado que julgo inquestionável que os 15 dias de pré-aviso foram mais que contemplados, gostaria de saber, por favor, se nesta prestação de março, o capital sobre o qual incide juros é o valor de antes da amortização ou o valor já deduzindo a mesma.

    2º questão: o meu contrato determina que se o capital em dívida, for igual ou inferior a metade do capital inicialmente mutuado, os Mutuários indemnizarão o Banco em quantia equivalente a dois por cento do capital amortizado antecipadamente. Gostaria de saber a nova lei nos isenta também desta comissão (dado que o valor em dívida ficou abaixo de metade) se fizermos nova amortização até final deste ano.

    3º questão: no dia 9, após a transferência do valor da amortização parcial efetuada, solicitei via e-mail o cálculo atualizado do valor do capital em dívida, para enviar à Seguradora com vista à inerente atualização dos montantes do seguro respetivo. Até hoje nada enviaram, como aliás é usual com o meu gestor de conta que nunca disponibiliza qualquer apoio ou informação, pois, sistematicamente, a única iniciativa que promove é tentar-me vender créditos, ou pedir para atualizar dados, ou insistir para que faça a subscrição da app do Banco. Face a esta constante inoperacionalidade e porque ao longo do tempo, mercê de situações várias de incompetência, há muito que ponderamos transferir o crédito para outra instituição bancária (sendo que, como é óbvio não o faremos com condições piores), gostaríamos de saber se ao fazê-lo incorremos em nos ser atribuído um perfil de risco, tanto mais que pretendemos solicitar a bonificação dos juros pois enquadramo-nos nestas condições.

    Apenas para ilustrar esta recorrente desatenção, para não usar adjetivo mais adequado, refira-se que em ainda em outubro passado pedi indicações ao meu gestor sobre eventuais medidas a tomar para obviar o cenário de aumento das taxas de juro que se desenhava. até hoje, meio ano passado, aguardo...

    Agradeço pois as informações que puderem disponibilizar e congratulo-os por esta iniciativa de apoio financeiro.

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...