Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

marcolopes

- Quantas vezes se deslocaram ao balcão dos CTT para terminar o processo de abertura de conta?

- Alguém foi "obrigado" a efectuar um depósito inicial, sem o qual não lhe foi facultado o NÚMERO DE CONTA??

Existem balcões em que a conta não é aberta na hora. Ficam com a papelada e enviam para LX! Alguns avisam no final do processo (vamos ligar quando estiver tudo pronto!...), outros, pelo visto, não dizem nada e deixam o cliente ir embora sem saber o que acabou de acontecer! SURREAL!

Em qualquer um dos casos, uma conta aforro PODE SER ABERTA SEM ser efectuado qualquer depósito!!! Nada nas condições de abertura obriga a um primeiro depósito! https://www.igcp.pt/pt/fotos/gca/procedimentos_1143587920.pdf

A DECO diz claramente: Tenho de abrir a conta aforro com dinheiro? ***Não***. A conta aforro não é uma conta bancária. No entanto, quando quiser subscrever Certificados de Aforro, terá de depositar previamente o montante desejado nesta conta. Tenha em atenção que o dinheiro pode não ficar imediatamente disponível para a subscrição. https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/poupanca-investimento/noticias/certificados-aforro-subscrever-consultar-resgatar

O que acontece é que os CTT ganham uma comissão (claramente) e só dão o número de conta caso o cliente faça o "primeiro" depósito!! Alguns balcões até fazem de conta que não sabem o que é o AFORRONET (e a possibilidade de depósitos / resgates online!!!) https://aforronet.igcp.pt/Iimf.AforroNet.UI/services/Adesao/Adesao.aspx

No meu caso apanhei um balcão que NÃO faz a abertura na hora! Agora aguardo o número de CONTA, porque não volto lá (a não ser sob protesto) para fazer qualquer depósito! Eu fiz o pedido de abertura e simplesmente quero o número da conta.

Qual é o vosso feedback sobre este assunto?

Edited by marcolopes
    • Like 1
    • Replies 53
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

30

• JRJordao

9

• andre611

8

• DianaGLopes

4

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Depende da hora a que pagaste e a hora a que o banco que usaste manda os pagamentos de serviços para a rede SIBS. Geralmente se pagares até às 19h, é no dia útil seguinte sim, se não estou em err

Por estes dias, dois mundos colidem na fila para a subscrição. Os que aplicam um balúrdio retirado do banco e os dos "pagamentozinhos" com cartão. Imagino alguém ansioso para fazer uma subscrição de 5

- Quantas vezes se deslocaram ao balcão dos CTT para terminar o processo de abertura de conta? - Alguém foi "obrigado" a efectuar um depósito inicial, sem o qual não lhe foi facultado o NÚMERO DE

Posted Images

JRJordao

Abri conta há tanto tempo que já nem me lembro do processo. Mas estava em Lisboa e fui a um balcão moderno (à época), por isso deve ter sido simples.

Se fores a um balcão com acesso ao sistema, basta indicar o NIF para verem se tens conta aberta e fazerem a subscrição. Nunca me pediram o número de conta.

Podes usar a pesquisa de lojas com o filtro Finanças e Pagamentos -> Certificados Aforro/Certificados do Tesouro Poupança Valor. Assumo que só retorna os balcões com acesso.

andre611

Diz-lhes que queres pagar uma subscrição em 10x de 249€ com um cartão de crédito, vês logo que eles dizem que afinal não é preciso fazer já a subscrição!

• Like 1
    marcolopes
    A 03/03/2023 às 08:20, JRJordao disse:

Podes usar a pesquisa de lojas com o filtro Finanças e Pagamentos -> Certificados Aforro/Certificados do Tesouro Poupança Valor. Assumo que só retorna os balcões com acesso.

A pesquisa devolve TODAS as lojas... :D 

Bem, no meu caso, deram-me o NÚMERO da conta por telefone!

Afinal não é preciso fazer um depósito... mas eles continuam a dizer que sim!

Como estava a obter ERRO ao aderir ao AforroNet (só depois vi que não a adesão tem de ser feita no dia seguinte... e note-se, já é dia seguinte e continua a dar erro... será dia ÚTIL SEGUINTE??? 😕) passei pelo balcão para fazer um "depósito" de 100 euros.

AH! E não me facultaram o contrato / formulário de adesão assinado! TOP! NUNCA na vida passei por uma coisa destas!!!

Abri UMA CONTA, assinei um documento, NÃO me deram cópia (ia pedir quando o processo estivesse completo) e agora dizem que não há documento para dar porque está em LISBOA!

Em resumo: os CTT querem, ao fim da força, que os clientes façam os depósitos no BALCÃO.

Edited by marcolopes
    marcolopes

AH! A explicação da possibilidade de adesão ao AforroNet apenas no DIA SEGUINTE (e porque deve ser um dia ÚTIL) está aqui! 

🤣🤣🤣🤣🤣 🤣🤣🤣🤣🤣 🤣🤣🤣🤣🤣 🤣🤣🤣🤣🤣 🤣🤣🤣🤣🤣

Citação

O Sr Jorge, programador exímio que fez e gere o AforroNet, só trabalha de segunda a sexta, das 9 às 17. Pode enviar um e-mail para lá com as tuas dúvidas que ele responde passado uns dez dias, nos intervalos das tarefas de exportar as novas contas do Excel que recebe de cada estação dos CTT e importar para o Access onde gere todos os certificados.

Edited by marcolopes
    • Like 1
    marcolopes
    há 1 hora, marcolopes disse:

AH! A explicação da possibilidade de adesão ao AforroNet apenas no DIA SEGUINTE (e porque deve ser um dia ÚTIL) está aqui! 

O Sr Jorge, programador exímio que fez e gere o AforroNet, só trabalha de segunda a sexta, das 9 às 17. Pode enviar um e-mail para lá com as tuas dúvidas que ele responde passado uns dez dias, nos intervalos das tarefas de exportar as novas contas do Excel que recebe de cada estação dos CTT e importar para o Access onde gere todos os certificados.

AFINAL o Sr. JORGE trabalha ao fim de semana!!! Duas horas depois da MEIA NOITE de Sexta e... 💪

O pedido de adesão foi registado com sucesso.

O Código de Acesso/Password será enviado para a morada registada na Conta Aforro, no prazo máximo de 10 dias úteis.
    Deverá ter presente a Identificação de Utilizador que escolheu. A mesma passará a ser uma das suas chaves de acesso ao AforroNet.

Agradecemos a sua Adesão ao AforroNet.

Edited by marcolopes
    JRJordao
    há 7 horas, marcolopes disse:

EM resumo: os CTT querem, ao fim da força, que os clientes façam os depósitos no BALCÃO.

Disso não tenho dúvidas, já que recebem uma percentagem (ouve-se falar em 0,2%) dessas subscrições.

há 5 horas, marcolopes disse:

AFINAL o Sr. JORGE trabalha ao fim de semana!!! Duas horas depois da MEIA NOITE de Sexta e... 💪

O pedido de adesão foi registado com sucesso.

O Código de Acesso/Password será enviado para a morada registada na Conta Aforro, no prazo máximo de 10 dias úteis.
    Deverá ter presente a Identificação de Utilizador que escolheu. A mesma passará a ser uma das suas chaves de acesso ao AforroNet.

Agradecemos a sua Adesão ao AforroNet.

Estás a ver, não era preciso dizer tanto mal.

Cá te esperamos daqui a 11 dias úteis :D

• Like 1
    marcolopes
    há 9 horas, JRJordao disse:

Disso não tenho dúvidas, já que recebem uma percentagem (ouve-se falar em 0,2%) dessas subscrições.

Estás a ver, não era preciso dizer tanto mal.

Cá te esperamos daqui a 11 dias úteis :D

Entretanto, e como todo este processo é estranhamente burocrático, com falta de transparência, falta de informação / esclarecimentos cabais, e até recusa de entrega de cópia de contratos, fiz uma reclamação formal sobre o assunto:

SETOR DE ATIVIDADE / ENTIDADE REGULADORA - Rede e Serviços Postais / ANACOM
    IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR - CTT - Correios de Portugal, S.A.
    Av. D. João II, 13, 1999-001, Lisboa
    NIF: 500077568
    707262626 - http://ctt.pt
    ASSUNTO/MOTIVO PRINCIPAL Outro serviço
    ASSUNTO/MOTIVO SECUNDÁRIO Outro assunto
    RECLAMAÇÃO
    - Procedi à abertura de uma conta aforro no dia 28/02/2023.
    - O balcão não tinha capacidade de abertura da conta NA HORA (algo que me foi dito apenas NO FINAL do processo)
    - Não pedi cópia do contrato assinado (nem a mesma me foi fornecida) e assumi que me seria entregue já com as informações do NÚMERO de CONTA, quando me deslocasse novamente ao balcão, quando a conta estivesse aberta.
    - 3 dias depois, o número de conta foi-me transmitido telefónicamente (a meu pedido), e como não consegui aderir ao AFORRONET (o sistema devolvia erro que não era específico, e tal devia-se ao facto de APENAS PODER EFECTUAR A ADESÃO NO DIA SEGUINTE AO DA ABERTURA DA CONTA) acabei por me deslocar ao balcão para obter cópia do contrato e efectuar um primeiro depósito, que os CTT continuaram a afirmar que era NECESSÁRIO!
    - Efectuei o depósito "inicial", e foi-me entregue um TALÃO de depósito com o valor e o número da conta (a cópia do contrato assinado foi-me NEGADA, com a justificação que não estava em poder do balcão!)
    Em resumo:
    - Os CTT sabem, com certeza, que um primeiro depósito NÃO É OBRIGATÓRIO para conclusão da abertura de uma CONTA AFORRO
    - Os CTT podem e DEVEM facultar o NÚMERO DE CONTA AFORRO logo que ela esteja aberta, sem necessidade de qualquer depósito inicial!
    - A CÓPIA do contrato de adesão assinado deve ser ENTREGUE ao cliente!
    - O cliente deve ser informado que pode efectuar os depósitos pela via que bem entender, QUANDO entender, seja num balcão dos CTT, seja através de adesão ao AFORRONET
    DATA/HORA
    2023-03-04 17:29:26

marcolopes

Quero investir em certificados de aforro no conforto do meu lar, através do Homebanking, com autenticação FORTE (confirmação por SMS) etc, mas NÃO POSSO!

Não posso pq o meu banco coloca limites absurdos nos pagamentos de SERVIÇOS necessários para executar a subscrição via AFORRONET!

Mas... atenção... se for para a RUA, com um cartão associado à conta (que eu até posso nem ter ou querer usar) e o enfiar numa caixa Multibanco num beco qualquer, posso fazer PAGAMENTOS de SERVIÇOS no valor de 99.999 EUROS!!!

E esta, ein?? 😕

JRJordao

Pois, é o controlo do teu banco (homebanking) VS o da SIBS (caixa multibanco).

Podes fazer até 3 pagamentos de serviços por dia (limite do IGCP). Ficas com múltiplas subscrições, mas não há grande inconveniente prático.

• Like 1
    DianaGLopes
    há 1 hora, marcolopes disse:

Quero investir em certificados de aforro no conforto do meu lar, através do Homebanking, com autenticação FORTE (confirmação por SMS) etc, mas NÃO POSSO!

Não posso pq o meu banco coloca limites absurdos nos pagamentos de SERVIÇOS necessários para executar a subscrição via AFORRONET!

Mas... atenção... se for para a RUA, com um cartão associado à conta (que eu até posso nem ter ou querer usar) e o enfiar numa caixa Multibanco num beco qualquer, posso fazer PAGAMENTOS de SERVIÇOS no valor de 99.999 EUROS!!!

E esta, ein?? 😕

Ola Marco

Ja faço subscrições de certificados ha muitos anos, sempre tive essa limitacao tambem. Basta fazeres múltiplas subscrições, nem que seja em varios dias! Ha sempre solução!

• Like 1
    marcolopes
    há 2 minutos, DianaGLopes disse:

Ola Marco

Ja faço subscrições de certificados ha muitos anos, sempre tive essa limitacao tambem. Basta fazeres múltiplas subscrições, nem que seja em varios dias! Ha sempre solução!

Já reclamei relativamente a esta matéria...

Na minha visão, não faz qualquer sentido um sistema de Homebanking com autenticação FORTE, estar limitado a uns 2.500 euros por operação, quando com um cartão e um PIN de 4 dígitos, em qualquer canto, e totalmente expostos, podemos efectuar pagamentos de 100.000 EUROS! 😕

DianaGLopes
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Já reclamei relativamente a esta matéria...

Na minha visão, não faz qualquer sentido um sistema de Homebanking com autenticação FORTE, estar limitado a uns 2.500 euros por operação, quando com um cartão e um PIN de 4 dígitos, em qualquer canto, e totalmente expostos, podemos efectuar pagamentos de 100.000 EUROS! 😕

Penso que não te adianta reclamar, é uma limitação do proprio banco e não do aforro….

marcolopes
    há 51 minutos, JRJordao disse:

Podes fazer até 3 pagamentos de serviços por dia (limite do IGCP). Ficas com múltiplas subscrições, mas não há grande inconveniente prático.

O problema é que não sabia... e fez 3 pedidos de subscrição de valores mais elevados... agora não posso fazer mais nada até caducarem! :D😐

Não me passaria pela cabeça que o homebanking tivesse uma limitação tão severa...

Agora mesmo, DianaGLopes disse:

Penso que não te adianta reclamar, é uma limitação do proprio banco e não do aforro….

Eu reclamei com o banco! :D

DianaGLopes
    há 1 minuto, marcolopes disse:

O problema é que não sabia... e fez 3 pedidos de subscrição de valores mais elevados... agora não posso fazer mais nada até caducarem! :D😐

Não me passaria pela cabeça que o homebanking tivesse uma limitação tão severa...

Eu reclamei com o banco! :D

Se não reclamarmos não vamos a lado nenhum! Eheh

• Like 1
    marcolopes
    há 1 minuto, DianaGLopes disse:

Se não reclamarmos não vamos a lado nenhum! Eheh

Cada vez mais chego à conclusão que "nada" é nosso!

São limites X no homebanking WEB, limites Y via APPs mobile... e limites Z via caixas multibanco...

Nas últimas semanas tive de "pedir" quase por favor para poder efectuar transferências da minha conta...

DianaGLopes
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Cada vez mais chego à conclusão que "nada" é nosso!

São limites X no homebanking WEB, limites Y via APPs mobile... e limites Z via caixas multibanco...

Nas últimas semanas tive de "pedir" quase por favor para poder efectuar transferências da minha conta...

Nós usamos os serviços dos bancos, se não gostarmos mudamos!!

marcolopes
    há 8 minutos, DianaGLopes disse:

Nós usamos os serviços dos bancos, se não gostarmos mudamos!!

Calma lá que eu sou um cliente "informado"... o problema é que estes "limites" não estão publicados em lado algum!

Chegaram a informar-me telefonicamente que nem eles sabem bem...! Depende do dia! Depende da transacção... depende do CANAL... estão sempre a ser ajustados...

É TOP!!!

O ActivoBank, por exemplo, é totalmente claro (partindo do princípio que CUMPRE, claro)

Ainda assim, reserva-se ao direito de alterar "pontualmente" os limites (seja lá o que isso signifique...)

https://www.activobank.pt/pt/ajuda/Pages/qual-o-limite-por-transferencia.aspx

image.png.ed273eb068db60a6a3e493baba45662c.png

Santander também: https://www.santander.pt/ajuda/app-netbanco/aceder-utilizar/valor-maximo-transferencia

image.thumb.png.663e8c79e3949783fe44350f94e4a47f.png

Edited by marcolopes
    marcolopes
    há 1 hora, JRJordao disse:

Segundo este artigo: https://www.e-konomista.pt/limite-de-transferencia-bancaria-no-multibanco/

Até mesmo nas operações através MB os bancos colocam os seus próprios limites...

QUAL É O LIMITE DE TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA NO MULTIBANCO?

Oficialmente, o limite de transferência bancária no Multibanco é definido pela SIBS, que determina que as máquinas ATM não permitem enviar mais de 100 mil euros de uma conta para a outra numa só operação.

Existe, no entanto, liberdade entre as instituições bancárias para estipularem limites diferentes para os seus clientes (desde que sejam menores que o da SIBS) – direito que alguns bancos usam.

Para si, enquanto cliente, o limite final é o do seu banco, se não coincidir com o da SIBS.

Numa pesquisa rápida por alguns dos principais bancos a operar em Portugal – e para ficar com uma referência – temos o Novo Banco, o BPI e o Santander, que respeitam o limite de 100 mil euros estipulado pela SIBS.

O Millennium BCP, por sua vez, baixa o valor para metade e só autoriza transferências no Multibanco até 50 mil euros. O banco com regras mais apertadas é a Caixa Geral de Depósitos, que não permite transferências no Multibanco acima de 2.500 euros.

Edited by marcolopes
    JRJordao
    há 12 horas, marcolopes disse:

Calma lá que eu sou um cliente "informado"... o problema é que estes "limites" não estão publicados em lado algum!

És "informado" mas neste caso não o suficiente :D

Isso de não estar publicado é que é muito mau.

Que banco é esse que só permite pagamentos até 2500€ no homebanking? Aposto que é um grande...

• Like 1
    JRJordao
    há 12 horas, marcolopes disse:

Segundo este artigo: https://www.e-konomista.pt/limite-de-transferencia-bancaria-no-multibanco/

Até mesmo nas operações através MB os bancos colocam os seus próprios limites...

Sei dessa possibilidade, mas pelo que tenho lido parecem ser raros os casos em que é imposto um limite baixo (< 50k) em ATM.

A CGD, enfim, não sei porque alguém jovem ainda trabalha com esse banco. Só se lá tiverem CH e SMB. Embora até perceba que pelo volume e iliteracia (média) dos clientes seja o que mais limita a saída de capital.

O ideal era que esses limites fossem baixos por norma mas o cliente pudesse pedir aumento. Por exemplo, o BiG limita as transferências diárias a 10k mas pode-se pedir aumento até 40k.

• Like 1
    marcolopes
    há 5 horas, JRJordao disse:

Pelo menos depreendo que recebeste os dados de acesso ao AforroNet dentro do prazo. Nem tudo corre mal. :D

4/5 dias úteis...

há 5 horas, JRJordao disse:

És "informado" mas neste caso não o suficiente :D

Isso de não estar publicado é que é muito mau.

Que banco é esse que só permite pagamentos até 2500€ no homebanking? Aposto que é um grande...

Sim, um grande. E não informa os clientes sobre os limites. Quer dizer... somos clientes de um banco que mantém em "segredo de justiça" informações importantes sobre as imposições de movimentação do NOSSO dinheiro!